50 anos de história e inovação
O Grupo TECNICOLA está a comemorar 50 anos de história, assumindo-se como um verdadeira história de sucesso empresarial. Este marco importante destaca um percurso com um exercício assinalável, pela coerência na prossecução dos objetivos, pela consistência da gestão e pela validade da estratégia definida para a empresa, como conta Manuel Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo TECNICOLA, em entrevista à Revista Business Portugal.
O Grupo TECNICOLA é uma história de sucesso empresarial alicerçada numa constante aposta na inovação tecnológica e na formação dos seus colaboradores. Em mais de cinco décadas, assistimos à sua fundação, desenvolvimento e conquista de mercado. Para conhecer esta empresa, a Revista Business Portugal foi ao encontro de Manuel Rocha, um empresário carismático e dinâmico que tem pautado a sua atividade profissional por uma grande visão estratégica, sentido de responsabilidade e paixão. Fruto de um vasto know-how e décadas de experiência, Manuel Rocha conseguiu criar um grupo empresarial, com grande destaque nacional e que começa a dar os primeiros passos, a nível internacional. Mas como é que tudo começou? A sua experiência profissional e técnica de 25 anos na Bayer foi determinante para alavancar, em 1970, a TECNICOLA, uma pequena empresa que iniciou a sua atividade com o objetivo de fabricar compostos de látex para a indústria têxtil, nomeadamente alcatifas e tapeçarias – carpet backing, isto numa altura em que a venda de alcatifas estava no seu auge.
Em meados de 1976, Manuel Rocha comprou o terreno onde hoje é a sede do grupo e expandiu as suas áreas de atividade para o desenvolvimento e produção de outros tipos de produtos adesivos de base aquosa para todo o tipo de indústrias.
A TECNICOLA assumiu como missão satisfazer as necessidades do mercado nacional e internacional, com uma atitude inovadora, eficaz, qualificada e dedicada, comprometendo-se a modernizar, produzir e fornecer produtos ao mercado, garantindo assim o cumprimento de todos os requisitos aplicáveis à sua distribuição e utilização, assegurando a sua sustentabilidade garantindo a satisfação dos seus colaboradores e clientes.
Fruto das necessidades crescentes do mercado, aliado ao seu know-how, em 1981, a TECNICOLA criou uma nova empresa designada por
IMPOCOLOR para a comercialização de corantes, pigmentos e auxiliares para a indústria têxtil. Hoje em dia, o seu portfólio é constituído por cerca de 800 Corantes e 700 Auxiliares Têxteis, dispondo de gamas de corantes adequados ao tingimento dos vários substratos têxteis, tecnicamente em concordância com um vasto sortimento de produtos auxiliares. “Ao longo dos anos, fomos construindo uma estrutura técnico-comercial ao dispor dos nossos clientes, traduzida na existência de um moderno Laboratório de Aplicação operado por competente pessoal especializado nas Áreas Química e Têxtil”, salienta Manuel Rocha, acrescentando que os laboratórios são a essência da inovação e qualidade da empresa. “No nosso laboratório, desenvolvemos não só a reprodução de coloridos (tinturaria e estamparia), mas também a otimização de processos de aplicação em função das características e requisitos técnicos dos nossos clientes. Juntamente com a equipa do departamento de vendas, estamos permanentemente atentos às necessidades dos nossos clientes, para os quais procuramos soluções ajustadas e consentâneas”, destaca o empresário, apontando como mais-valia a disponibilidade técnica experiente e conhecedora, centrada no acompanhamento pós-venda próximo da realidade dos clientes.
Internacionalização: conquista de novos mercados
Crescentemente, as estratégias de internacionalização têm ganho destaque em contexto empresarial. Com a abertura e alargamento dos mercados, com o aumento da concorrência e do ritmo de inovação, as empresas não se podem limitar a “estar” no mercado. Cada vez mais as empresas têm de estar aptas a reagir aos desafios que se lhes colocam. A internacionalização é uma das respostas empresariais ao desafio da globalização. Também a IMPOCOLOR avançou com o processo de internacionalização, ou seja seguindo uma estratégia de expansão e alargamento de mercado, abriu uma delegação em Marrocos. A IMPOCOLOR MAROC, sediada em Tânger, “procura dar respostas às necessidades dos clientes do Norte de África, sobretudo Marrocos, Argélia, que é um grande mercado têxtil, Tunísia e Senegal, até porque a indústria têxtil está a ir para estes mercados e nós temos que seguir a indústria têxtil”, refere Manuel Rocha, sublinhando que, para além da equipa técnica local, existe uma forte interligação com a estrutura técnica portuguesa, que presta apoio e acompanha o desenvolvimento da atividade.
Visão e Empreendedorismo: uma paixão e um legado
O ano de 2020 tem um significado muito especial para o Grupo TECNICOLA que celebra 50 anos de história, ousadia e ambição, mosqueados com inovação e qualidade. Indubitavelmente, um marco para a empresa e para os seus colaboradores. A TECNICOLA foi pioneira no mercado e desde então, manteve a sua liderança, assumindo um papel determinante no desenvolvimento e na elevação dos standards da atividade. Neste momento tão especial, Manuel Rocha evidenciou a dedicação dos cerca de 80 colaboradores que, ao longo deste período contribuíram para o fortalecimento da organização, até porque entende que em qualquer projeto, o capital humano é fulcral para o triunfo. Todo o modelo de negócio da TECNICOLA está construído tendo como base central a proximidade aos seus colaboradores e clientes. A missão, a visão e os valores foram desenhados com vista a conceber uma organização ágil e competente na interpretação das necessidades dos clientes para que a jusante com uma atitude de compromisso, “consigamos definir a melhor estratégia na abordagem ao mercado e delinear processos de trabalho que suportam toda a atividade dos nossos colaboradores”, refere.
Manuel Rocha sublinha que a empresa trabalha, continuamente, para promover na sua equipa de trabalho um pacto com a responsabilidade e o profissionalismo. Durante estes 50 anos, a empresa atravessou diferentes momentos, mas em todas as conjunturas, foi sempre decisivo o espírito de equipa que sempre se viveu no seio da empresa.
“Para o futuro, queremos renovar, com convicção, esta postura de compromisso. Escolhemos o caminho da inovação ativa e constante, de conseguir incessantemente acrescentar valor aos nossos produtos, procurando superar as expectativas dos nossos clientes. A confiança que nos têm depositado, estimula-nos a queremos ser cada vez melhores”, destaca o empresário.
50 Anos – um marco na vida da empresa e do empresário por detrás da organização, um homem com grande veia empresarial que transmitiu este legado de visão e empreendedorismo também aos seus filhos, assumindo-se um exemplo de liderança, trabalho e resiliência.
A sua ambição passa por uma presença internacional mais forte e a sua maior preocupação é a sucessão, ou seja a passagem do testemunho a uma pessoa que possa dar continuidade a este projeto empresarial, cuja filosofia, assente em pressupostos fundamentais como a qualidade a excelência colocaram-na por direito próprio, no almejado pelotão dos melhores.
Os desafios da pandemia
A pandemia do novo coronavírus tem tido um impacto sobre as empresas bastante significativo, num teste inédito à sua capacidade de resiliência e de continuidade. E não se trata apenas de um teste à sua solidez financeira; trata-se, em primeira linha, de um teste à sua resistência operacional. Poucas são as empresas que podem dizer que estavam preparadas para um momento como este. Reorganização e adaptação foram as palavras de ordem.
Manuel Rocha sublinhou que o Grupo TECNICOLA seguiu essa lógica de reorganização, aliás esteve em situação de lay off durante um pequeno período, voltando depois ao trabalho, adotando todas as medidas e recomendações da Direção Geral de Saúde, adaptando-se a novos procedimentos e processos. De salientar que a empresa começou a produzir tês produtos de limpeza e higiene, nomeadamente: Alvitec, eficaz na eliminação de vírus, bactérias e fungos; Cleantec para limpeza e desinfeção global de superfícies, materiais, equipamentos, têxteis e mobiliário; e Hidrotec, uma solução hidroalcóolica para higienização das mãos e pele.
TECNICOLA, SA
R. Boavista 116, 4415-549 Grijó
geral@tecnicola.pt
+351 227 471 610