“2023 será um ano de reforço do posicionamento líder da LG”
O foco na sustentabilidade, a distinção do LG Gram enquanto Produto do Ano e as novidades para 2023, são algumas das temáticas abordadas nesta entrevista com Patrícia Castelo, IT Marketing Manager da LG Portugal.
O fim de ano é, normalmente, acompanhado por um período de reflexão sobre aquilo que foi feito. Nesse sentido, começo por lhe perguntar como tem sido este ano de 2022 para a LG Portugal? Podemos afirmar que foi um ano de crescimento para a marca?
Na sequência do crescimento sustentado registado há mais de cinco anos, em 2022 trabalhámos por manter este nível em todas as áreas de negócio, tendo sempre em mente o objetivo de crescer acima dos dois dígitos.
Esta estratégia foi sustentada pelo segmento premium, pelos produtos líderes da área de Home Entertainment (TVs) e de Home Appliances (máquinas de lavar e frigoríficos Side-by-Side) e, também, pelo investimento nas novas linhas e modelos de IT, com especial destaque para o LG gram e Ergo Monitor. As soluções B2B, como Led Signage Outdoor e Indoor, ecrãs LCD de Alto-Brilho e Interactive Display com capacidade touch, também desempenharam um importante papel na estratégia da LG Portugal.
2022 foi, igualmente, um ano de investimento em comunicação. Pela primeira vez em Portugal, o LG gram contou com uma campanha 360º no seu lançamento e no regresso às aulas nos principais canais de TV (com spots e cartões), em Rádio, Print, Digital, Out of Home, marcando presença em bombas de gasolina, centros comerciais e universidades de norte a sul do país.
Foram campanhas como esta que contribuíram para o crescimento de 320% do investimento em publicidade na área de PC em Portugal em 2022, face ao ano anterior (dados fornecidos pela PHD para o período Jan-Out 21 e Jan-Out 22), fazendo com que a LG tenha sido a marca que mais investiu neste segmento específico em relação à concorrência.
Esta continua a ser a marca de eleição dos portugueses no que diz respeito aos produtos eletrónicos e eletrodomésticos? Como procuram diferenciar-se num sector tão competitivo?
A LG é líder de mercado em diversos segmentos de produto, sendo reconhecida pela qualidade e experiência oferecida aos utilizadores. Tal só é possível graças à aposta constante em tecnologias exclusivas e inovação por parte da LG, tanto a nível global como a nível local.
Um bom exemplo desta diferenciação é a linha LG gram, a nossa primeira linha de computadores portáteis que, sete anos após o lançamento da primeira gama, se afirmam como uma referência ímpar neste segmento, sinónimos de portabilidade sem precedentes e de um desempenho de primeira classe. Considerados verdadeiras estações de trabalho, os nossos portáteis vieram responder e antecipar as necessidades dos profissionais de hoje em dia, que estão sempre on-the-move e que privilegiam a rapidez, a confiança e a conveniência acima de tudo.
Um dos maiores desafios com que as empresas se deparam na atualidade, é a questão da sustentabilidade. São os produtos e as tecnologias aplicadas que comprovam que a LG é uma empresa “amiga do ambiente”?
A sustentabilidade é uma prioridade para a LG, tanto a nível internacional como local, há mais de 25 anos. Desde então, temos vindo a implementar sistemas de gestão ambiental ao longo do ciclo de vida dos produtos, desde o desenvolvimento até ao fim da sua utilização, de forma a reduzir a pegada ambiental da empresa e, assim, criar um sistema de gestão e um portefólio que assegurem um ambiente melhor.
Uma das maiores inovações surge no momento da produção dos equipamentos eletrónicos, com uma forte política de eco design a nível mundial que pressupõe um processo de montagem que é executado de forma a que o desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos componentes, o que se estende também às embalagens. No caso dos LG gram de 2022, todos os produtos desta gama chegam até aos consumidores em embalagens ecológicas, que podem ser reutilizadas após desembalar os portáteis – convertendo-se de forma inteligente num calendário de mesa e porta-lápis.
O LG Gram foi distinguido enquanto Produto do Ano 2022. Enumere as suas principais características e mais-valias para o utilizador. O que é que este reconhecimento significa para a LG?
A LG colocou toda a sua capacidade de inovação ao serviço do desenvolvimento dos LG gram, que são reconhecidos pelos consumidores de todo o mundo como verdadeiras estações multitasking perfeitas para responder aos desafios profissionais e de entretenimento dos dias de hoje.
Resistentes e efetivamente portáteis, a leveza é uma das mais inovadoras características dos LG gram: com ecrãs de 14 a 17 polegadas, estes computadores têm pesos entre os 999 gramas e os 1,35 kg combinados com uma espessura de apenas 1,68 cm e um design premium. A bateria e a resistência de calibre militar contribuem para a sua capacidade de mobilidade, proporcionando períodos de longa utilização (mais de 25 horas) para trabalhar em qualquer lugar.
Cada equipamento da linha deste ano oferece um desempenho poderoso apoiado por um processador Intel® Core™ de 12ª Geração, com certificação Intel® Evo™ Platform e LG Glance by Mirametrix®, uma solução de software baseada em IA.
Por essa razão, é com um enorme orgulho que vimos a nossa exclusiva gama de computadores portáteis receber o selo Produto do Ano, especialmente por ser uma distinção atribuída pelos portugueses pela inovação e qualidade que reconhecem aos LG gram.
Aiden Seo, o novo Managing Director da LG Portugal, afirmou que “a LG Portugal é uma das subsidiárias de maior sucesso a nível europeu, sendo altamente relevante na estratégia global da LG”. Este tipo de distinções, que demonstram a preferência dos portugueses pelos vossos produtos, representa, acima de tudo, um estímulo para continuarem a inovar e a apostar em dar produtos de qualidade e excelência tanto aos consumidores como ao mercado?
Inovação para uma vida melhor é a missão pela qual a LG rege o seu trabalho diário em todo o mundo, um lema que incorpora em todos os produtos de forma a fazer uma diferença efetiva na vida dos consumidores, criando soluções verdadeiramente client-centric para responder e antecipar os desafios do dia a dia e assim contribuir para um maior bem-estar.
Esta premissa é elevada ao seu expoente máximo com a linha LG gram. Incrivelmente leves, ultra resistentes e com uma elevada portabilidade, estes exclusivos computadores portáteis são o aliado perfeito para um estilo de vida moderno e este é um ponto único que os consumidores nacionais reconheceram com distinções como o Produto do Ano.
Para terminar, acreditamos que 2023 será, tal como nos habituaram, um ano de muitas novidades. Pode “levantar um pouco o véu” sobre os planos que têm em mente para o futuro?
Na sequência do que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos, 2023 será um ano de reforço do posicionamento líder da LG nas várias unidades de negócio, com especial foco no fortalecimento do segmento e conceitos premium. O desenvolvimento de produtos passíveis de serem integrados e otimizarem o estilo de vida dos consumidores – as chamadas soluções de lifestyle – continuará a ser o corpo e a alma de tudo o que fazemos, sendo que contaremos com inúmeras novidades na área de PC com uma gama mais alargada com novas propostas para respondermos às necessidades de mais targets e perfis de consumidores.
A IoT e a inteligência artificial são uma das grandes tendências tecnológicas a pautar a investigação atualmente e serão, num futuro bastante próximo, as pedras basilares de casas totalmente integradas. Por essa razão, temos vindo a apostar na nossa plataforma ThinQ, sendo uma área na qual vamos continuar a investir nos próximos anos.