WDMI: “RENOVAR ESTÁ NA NOSSA NATUREZA”

Nelson e Ema Dias, gerentes

É com este propósito que surge a wDMI, uma empresa de distribuição de material informático, sedeada em Rio Tinto, onde através da venda de equipamentos recondicionados, a wDMI se propõe a mudar mentalidades e a promover comportamentos ‘mais verdes’. Sob a alçada e comando de Nelson Dias, a única empresa portuguesa galardoada com o 18º lugar global no Ranking Technology Fast 500 EMEA 2015 da Deloitte (o melhor lugar alguma vez alcançado por uma empresa portuguesa) é um exemplo de boa gestão, sucesso e, acima de tudo, qualidade e rigor nos serviços disponibilizados aos seus clientes.

Nelson e Ema Dias, os mentores deste projeto, trabalharam desde cedo, na área das TIC e dos equipamentos informáticos. Em 2011 sentiram ser a hora certa para um negócio em nome próprio, nascendo, nessa altura, a wDMI. Mas rapidamente perceberam que o caminho do sucesso passava pela diferenciação nos produtos e por trazer à sua casa uma preocupação ambiental que se pudesse replicar nos seus produtos. Foi aí que descobriram os equipamentos recondicionados.

“Não iniciamos de imediato a nossa atividade com os recondicionados, mas sentimos que havia esta lacuna no mercado e propusemo-nos a preencher a mesma. Iniciámos a nossa pesquisa nesta realidade através de várias viagens ao estrangeiro e o regresso a casa era sempre feito com bastantes ideias na bagagem.”, começa por nos contar o managing director. Recuperar, converter  e reutilizar passaram a ser as palavras de ordem desta casa. Aqui, tudo é recondicionado, desde os telemóveis aos servidores, como os restantes equipamentos, nomeeadamente monitores e impressoras, sem esquecer os computadores, claro está.

Questionados sobre a aceitação destes produtos no mercado, Ema Dias fala, em tom de brincadeira num ‘processo de evangelização porta-a-porta’. “Nos primeiros anos que começamos a trabalhar com este tipo de equipamentos sentimo.nos, verdadeiramente, a desbravar terreno. Tivemos de provar aos nossos clientes que estes produtos são fiáveis, fidedignos, de confiança e que este serviço traz imensas mais-valias. Falamos de equipamentos mais baratos e muito mais ecológicos”.

EcoRefurb – Ecológico. Económico. Eficiente

Sempre com um papel extremamente diferenciador no mercado, a wDMI criou uma marca própria, a EcoRefurb.

O nosso interlocutor esclarece que quando o utilizador opta pela marca EcoRefurb, a sua decisão inclui, além de um equipamento de qualidade, a proteção do meio ambiente. “Ao reutilizar, um novo computador não precisa de ser produzido, economizando grandes quantidades de recursos e reduzindo poluição”, refere. “Os dispositivos recondicionados EcoRefurb são técnica e visualmente verificados, processados e totalmente pré-instalados. Além disso, testamos com um software que garante a qualidade dos componentes”.

A EcoRefurb espelha o empenho da wDMI no cumprimento integral das linhas orientadoras do Programa de Recondicionamento da Microsoft, sendo a única marca portuguesa autorizada pela Microsoft para o seu programa, bem como a única em observância com os requisitos legais da colocação no mercado de equipamentos elétricos e eletrónicos (Ecovalores).

Mas, afinal, o que são equipamentos recondicionados? Os nossos interlocutores fazem questão de esclarecer que recondicionado e recuperado não são sinónimos. A wDMI só trabalha com equipamentos com um máximo de cinco anos e provenientes de empresas leasing e usados em ambientes empresariais. “Aqui trabalhamos exclusivamente com equipamentos praticamente novos. Além de substituirmos peça a peça tudo o que carece de reparação, todo o sistema operativo é atualizado e alguns hard drives são substituídos. A partir daí, a máquina é adaptada e recondicionada mediante as necessidades do cliente. Tanto para particulares como empresas, conseguimos expandir as capacidades tanto gráficas como de armazenamento as máquinas, de modo a que este funcione e trabalhe na perfeição e se adeque às necessidades do seu utilizador”. De realçar que todos os softwares instalados seguem as normas da Microsoft.

Mas se pensa que a estética é descurada. desengane-se. Todos os equipamentos são alvos de uma profunda limpeza interior e exterior e alguns chegam a nem apresentar quaisquer sinais de uso.

Portáteis, workstations, servidores, monitores, impressoras ou telemóveis são apenas alguns dos equipamentos que a wDMI disponibiliza aos seus clientes e parceiros.

“Todos os equipamentos têm garantia e disponibilizamos assitência técnica aos mesmos. No fundo, falamos de equipamentos novos num ‘corpo’ usado”.

 

Equipa: a verdadeira mais-valia

Quem visita a wDMI sente o ambiente familair e de cooperação entre todos os colaboradores. E porque colaboradores felizes é sinónimo de mais eficiência e profissionalismo, Nelson e Ema Dias apostam no bem-estar dos seus colaboradores das mais diversas formas. Na sala de convívio é possível encontrar um mini-ginásio, mas também uma mesa de ping-pong, além de um alvo de setas, uma PlayStation e um simples sofá para descansar, onde podem contar com a companhia de dois simpáticos gatos que fizeram desta empresa de Rio Tinto a sua casa.

A wDMI recebe, com frequência estagiários provenientes de diversas escolas profissionais e sempre que é necessário reforçar a equipa, a primeira escolha são os jovens que ali receberam a sua formação. “Gostamos de apostar em quem nos escolheu para completar a sua formação, assim como em jovens da região, pois gostamos de contribuir para a nossa comunidade.

Esta contribuição é feita também através de parcerias com as entidades locais. Exemplo disso foi o concurso realizado a par com a Junta de Freguesia de Rio Tinto que desafiou os alunos do concelho a apresentarem projetos de melhoria na freguesia. Os mais inovadores foram agraciados com um equipamento wDMI. De referir que alguns dos projetos foram já postos em prática, como as rampas de skate e um dos parques de diversão da freguesia!

 

Uma empresa verde com responsabilidade social

Além de comercializarem ‘equipamentos verdes’, a wDMI é, na sua essência, uma empresa amiga do ambiente. Aqui, todos os equipamentos que por alguma razão não podem ser recondicionados são doados a instituições de caridade para que estes possam vender os mesmos a empresas de reciclagem e fiquem com o valor proveniente dessa venda. “É importante que se perceba que por casa equipamento recondicionado, um novo computador não precisa de ser produzido, economizando grandes quantidades de recursos e reduzindo a poluição, um problema atual que condiciona fortemente o nosso futuro.

A nova gama premium

Tentando sempre apostar no caminho da inovação e de melhoria nos serviços e produtos colocoados à disposição do cliente, a mais recente aposta da wDMI é a gama premium, onde são disponibilizados equipamentos de qualidade superior.

“Os equipamentos da gama premium têm garantia de um ano, visualmente não tem qualquer marca de não serem novos e têm ainda outras vantagens, como baterias e carregadores novos. Além disso, têm sempre stock disponível, usufruem de um serviço pós-venda mais completo e, o principal, continuam a contribuir para  uma economia circular”.

You may also like...