Travel Vip: A viagem começa agora
Viajar deve ser uma experiência agradável. Com esta equipa o seu destino é uma boa recordação. Guias locais, condutores responsáveis e um sorriso. Conheça a Travel Vip pela voz de Adão Barros, CEO da A. J. & Barros, Lda.
Com mais de 25 anos de experiência no ramo de serviços de transporte, como surgiu este projeto?
Ainda antes do início do projeto Travel Vip, já o atual sócio gerente, Adão Barros, vinha a exercer, desde 1978, a profissão de motorista, tendo a atribuição pela UNESCO de Património Mundial em 1996 ao Centro Histórico do Porto servido de incentivo à constituição desta empresa. Arrancou com a oferta de serviço de táxi, tendo procurado, a partir daí, corresponder à evolução do mercado de transportes, diversificando a sua gama de serviços, para fazer face a um mercado mais alargado e, sobretudo, mais diversificado.
Quais são os serviços que os clientes podem encontrar na empresa?
São quatro as linhas mestras do core business da Travel Vip. O transporte de táxi, que garante a manutenção de um serviço tradicional que responde às necessidades imediatas de clientes. O transporte escolar, maioritariamente prestado a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, que permite à Travel Vip ser um parceiro das escolas e dos municípios neste tipo de serviço. O transporte empresarial, serviço executivo que dá à Travel Vip o privilégio de trabalhar com empresas – referência do tecido empresarial, maioritariamente do distrito do Porto, cuja confiança se traduz na sua fidelização como clientes habituais e muito honra a Travel Vip. Por último, e com peso crescente no volume de negócios, quer por motivos de ordem conjuntural quer como resultado de decisões estratégicas internas, existe a linha turismo premium. O serviço oferecido é personalizado, desenhado ‘à medida do cliente’ e garante um acompanhamento próximo e contínuo de quem viaja connosco, o que geralmente resulta num prolongamento da sua relação comercial com a empresa.
Atualmente, com as alterações que têm surgido, como caracterizam o mercado onde atuam? O mercado dos transportes, como é do conhecimento geral, tem sofrido mutações importantes quer em termos legislativos, quer em termos de concorrência, obrigando a um maior cuidado na definição das estratégias de resposta e a um ainda maior aperfeiçoamento e rigor dos processos de gestão, para que não se ponha em causa nem o investimento realizado, nem os compromissos assumidos.
A personalização dos serviços é cada vez mais importante. Posto isto, como se distinguem no mercado?
A diferenciação é certamente uma mais-valia da Travel Vip. O serviço prestado a empresas, empresários, agências de viagens, hotéis, escolas, aviação … envolve um grau de exigência que não se coaduna com falhas, ou com falta de foco nos pormenores. A diferenciação do serviço assenta na atenção ao detalhe, no foco no cliente e na eficiência prestada. Qualquer desvio face a esta política de qualidade terá consequências na decisão posterior do cliente. De referir também a preocupação da Travel Vip em prestar serviços de transporte/turismo inclusivo, com diversas viaturas preparadas para mobilidade reduzida e profissionais que procuram que o conforto, a segurança e acessibilidade estejam efetivamente garantidos para todos.
Como caracterizam a equipa de colaboradores da Travel Vip?
Pelo que já foi mencionado, facilmente se depreenderá que se trata de um trabalho em cadeia em que todos os elos são importantes para que se obtenha feedback positivo do cliente. Inicia-se no back office, com uma estrutura que garante resposta rápida e permanente aos clientes, prosseguida e executada pelos motoristas/guias que, com o seu profissionalismo e competência, asseguram a resposta às necessidades dos clientes e a satisfação das eventuais alterações solicitadas, regressando ao back office com a aferição da qualidade do serviço prestado e a manutenção do cliente em carteira. Todos quantos trabalham na Travel Vip têm um profundo sentido de gratidão ao(s) cliente(s). É a confiança de quem viaja connosco que nos motiva diariamente.
Por onde passa o futuro da empresa: quais são os principais projetos e ambições?
A estratégia da Travel Vip, no curto prazo, passará pela continuidade do investimento numa frota de luxo e com crescentes preocupações de salvaguarda do meio ambiente – de que é exemplo a aquisição do Tesla Model S – e na captação de recursos humanos com valências diferenciadas para responder a mercados continuamente mais exigentes. No médio/longo prazo a intenção será de procurar internacionalizar a empresa, dando a conhecer além-fronteiras a elevada qualidade do serviço que conseguimos prestar.