Uma equipa com muita paixão pelo mercado imobiliário
A Revista Business Portugal teve o prazer de conversar com Pedro Barata da Rocha, General Manager da Guthrie Rocha Properties, uma agência imobiliária localizada em Aljezur. O entrevistado destacou a localização, a natureza e o carácter da vila como os principais motivos que têm levado ao aumento da procura por esta região algarvia.
Recuemos ao ano de 2018 para compreender melhor o início deste projeto. O que o levou, juntamente com a sua esposa Jemma Guthrie, à criação da Guthrie Rocha Properties?
Sentimos que havia espaço para uma nova agência, numa indústria bastante antiquada e com preconceitos, trazendo uma atitude mais fresca, jovem e menos formal, mas de total transparência, e de aproximação com os compradores na zona, que passaram a ser dos quatro cantos do mundo. A minha esposa tinha estudado Marketing e Gestão na Nova Zelândia e eu tinha bons “people skills”, aliando isto ao gosto por ajudar pessoas e paixão pela Costa Vicentina, partimos para esta aventura empresarial.
O que faz de Aljezur um local tão atrativo não só para passar férias, mas também para viver? Do seu ponto de vista, essas especificidades são uma alavanca para o negócio imobiliário na região?
A localização, a natureza e o carácter da vila e das praias são os pontos principais de atração. Acaba por ter muito do carácter do Alentejo pela proximidade, muito de Algarve, e tudo muito perto de Lagos, Portimão e Faro. Depois, claro, o clima ameno, as ondas para surfar e o ambiente boémio e relaxado. O mercado imobiliário durante os últimos anos passou a valorizar, mais exatamente, todas as vantagens de Aljezur: espaço, segurança, natureza e proximidade. Havendo Internet rápida e um aeroporto a 1h30, muitos trabalhadores remotos têm tudo o que precisam para serem felizes.
O conhecimento que têm desta região algarvia aliado à relação de proximidade que estabelecem com o cliente, são o segredo para o sucesso que têm alcançado ao longo dos anos?
Sem dúvida! Os clientes percebem no nosso discurso a paixão que temos pela região e isso transparece no entusiasmo de os ajudar. Há uma energia positiva, o que ajuda muito nos processos de compra e venda que são muitas vezes stressantes e com muitas pontas soltas para resolver. Mas com bom espírito lá estamos para os acompanhar, muitos ficam nossos amigos e passam regularmente no escritório para tomar café.
Tendo em conta a conjuntura económica atual, quais as perspetivas que tem para o futuro do mercado imobiliário, em geral, e da Guthrie Rocha Properties, em particular?
Positivo e de sustentabilidade. Ironicamente, todos os acontecimentos que ocorreram até agora só fortaleceram Aljezur. Por ser zona rural, de fácil acesso, seguro e com uma comunidade multinacional super interessante e diversa. Quem não quer estar neste cantinho, o mais a oeste possível da Europa, e sentir-se seguro e em paz? São estes valores imateriais que vão contar cada vez mais num mundo sempre em mudança. Por isso, mesmo com um abrandamento do ritmo de aquisições, estamos muito confiantes num futuro positivo de mercado imobiliário.