Uma empresa sólida e competitiva no mercado

Márcia Silva é o rosto da Bricovelas, uma mulher empreendedora, empenhada e lutadora. Em entrevista à Revista Business Portugal, deu a conhecer a história da empresa, que se destaca pela qualidade dos produtos, atendimento personalizado e experiência da equipa.

 

 

 

Como é que a Bricovelas conseguiu posicionar-se como uma referência no setor da pintura, bricolage e construção, mantendo-se em constante evolução desde a sua fundação em 2010?

Desde que foi fundada, a Bricovelas sempre teve como linha de referência a satisfação das necessidades dos seus clientes e a dinâmica da procura do mercado.

A ideia de criar o meu próprio negócio, aliada à experiência profissional e à oportunidade de representar marcas tais como a Robbialac, Sika e Hempel, foram fatores decisivos para alcançar as metas pretendidas. Em 2012, a empresa candidatou-se ao programa regional “Empreende Jovem”, para a construção de um edifício e aquisição de equipamentos, tendo sido contemplada com um apoio de 70% do valor global, a fundo perdido, o que contribuiu para evoluir na funcionalidade da loja sede e melhorar a gestão do negócio.

Perante os resultados obtidos em dois anos, na Ilha de São Jorge, foi-me proposto, pela Robbialac, expandir o negócio na ilha do Faial, o que aceitei como um novo desafio.  O empenho e o trabalho realizados serviram de motivação para criar a terceira loja, quatro anos depois na vila das Velas, desta vez voltada também para o setor mobiliário, tendo em atenção o cliente do meio urbano.

 

Ganhar o Top Melhores PME Portugal é um feito notável. Que estratégias é que a empresa implementou para se destacar entre as concorrentes e alcançar esse reconhecimento?

De facto, não é fácil em ilhas com população reduzida e dificuldades no transporte de mercadorias, fazer singrar um negócio quando toca à gestão de stocks e tesouraria.

A estratégia para evitar rutura de stocks passa sobretudo por um bom planeamento e previsão, e pelo profissionalismo e lealdade do grupo de colaboradores que a empresa teve a sorte de selecionar.

O equilíbrio entre a oferta e a procura assenta, sem dúvida, no empenho e disciplina de toda a equipa que dá a cara pela empresa e faz a ponte com o cliente. Uma das apostas para chegar ao público-alvo, tem sido a publicidade e marketing, através das redes sociais, campanhas e folhetos informativos.

 

A Bricovelas destaca-se pela qualidade dos seus produtos, atendimento personalizado, experiência da equipa e preços imbatíveis. Como é que a empresa consegue equilibrar todos esses elementos para proporcionar uma experiência excecional aos clientes?

A boa gestão de tesouraria da empresa tem sido um fator determinante para garantir a confiança de fornecedores de excelência no mercado que garantem uma boa relação entre qualidade e preço. Esta boa relação permite à Bricovelas ser uma empresa sólida e competitiva no mercado. Por outro lado, pela experiência de campo, sempre coloquei como uma das prioridades a formação contínua de todos os funcionários, o que se reflete no melhor atendimento e aconselhamento aos clientes, com o objetivo de encontrar as soluções mais personalizadas e eficazes.

 

Olhando para o futuro, quais são os objetivos e a estratégia que a Bricovelas delineou para continuar a crescer e a manter-se como uma referência no mercado, especialmente considerando a constante evolução do setor de construção e bricolage?

A visão futura para a empresa passa por aumentar o volume de negócios, ampliar espaços e abrir a quarta loja noutra ilha do arquipélago. A pensar nesta estratégia a Bricovelas está já a apostar num reforço da equipa com a contratação de mais um elemento.

Dando continuidade às ações de responsabilidade social, a empresa que tem apoiado diversas instituições locais, pretende reforçar esta vertente solidária. No plano ambiental, a empresa equaciona candidatar-se a um programa de eficiência energética de modo a cumprir com as metas de sustentabilidade e proteção do planeta.

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