Uma empresa guiada pela luz do seu fundador

Estivemos à conversa com Marcos Torres, o atual gerente da Girassol que nos revelou que, para além de tentar preservar ao máximo os valores incutidos pelo seu avô e fundador da empresa, António Gouveia Torres, tem procurado apostar na inovação.

 

Quem chega à loja Girassol nas imediações de Lisboa depara-se, de imediato, com o moral de homenagem a António Gouveia Torres, o fundador da empresa. Homem de garra e pulso firme, é assim que o neto e atual gerente da empresa descreve o seu avô que, após lhe ser diagnosticado cancro no cólon e lhe terem estipulado um prazo médio de vida de seis meses, encontrou a cura numa alimentação feita à base de produtos naturais, conseguindo viver até aos 82 anos e superando, assim, todas as expectativas.

A vida de António Gouveia Torres foi marcada pela passagem em vários países, nomeadamente por Angola, e um dos seus passatempos favoritos era ver o nascer do sol. Ora o Girassol, tal como sabemos, é uma flor que se movimenta em função do sol e, se repararmos, foi exatamente isso que fez o fundador da empresa: partiu em busca da luz e da energia que precisava, procurando soluções alternativas aos métodos tradicionais que conhecemos, com o intuito de se curar.

O final da década de 70 marcou, então, o início de uma grande caminhada na procura de produtos naturais e foi em 1984, depois de já estar curado, que António Gouveia Torres fundou a primeira loja da Girassol, em Aveiro, resultado do desejo de querer comercializar os produtos que o salvaram, para que outras pessoas pudessem iniciar o mesmo caminho.

Já o neto, formado em Gestão na Faculdade de Economia do Porto, começou a sua carreira profissional em Lisboa, na área da consultoria. No entanto, quando o avô o desafiou para assumir as rédeas do negócio de família, Marcos Torres não hesitou em alterar o seu percurso profissional, tal era a relação próxima que ambos tinham e a confiança que depositavam um no outro porque “mais do que avô e neto, éramos amigos”, salienta o entrevistado. O atual gerente da Girassol, começou por “informatizar o negócio e encontrar um software de gestão, já com o objetivo de, no futuro, criar uma loja on-line”. Este projeto veio a concretizar-se em outubro de 2013, momento em que “o negócio disparou”, tal como refere Marcos Torres. Impulsionada pelo sucesso que a presença on-line estava a alcançar junto dos clientes, a Girassol estabelece a sua segunda loja em Lisboa, em 2018 e, alguns anos mais tarde, com a procura a aumentar, monta um armazém em Aveiro, de forma a ter espaço suficiente para armazenar todos os produtos.

 

Mais de 8 mil produtos 

A Girassol dispõe de uma enorme panóplia de produtos naturais, divididos por sete áreas, entre as quais, a alimentação, a higiene e a cosmética, os suplementos alimentares, a homeopatia, o emagrecimento, as plantas medicinais e a nutrição desportiva.

Paralelamente, os clientes podem usufruir de serviços de aconselhamento e terapias, nomeadamente ao nível da osteopatia, homeopatia, naturopatia, mesoterapia e nutrição. O resultado de uma vasta experiência na área da saúde natural reforçou a crença de que o acompanhamento profissional é, em muitas situações, o melhor caminho. Por esse motivo, e fruto da vontade de querer providenciar um acompanhamento completo e cuidado, a Girassol disponibiliza a todos os seus clientes a possibilidade de agendar uma consulta com um dos técnicos de saúde com quem trabalha, tanto na loja de Aveiro como na loja de Lisboa.

 

Aumento da procura: saúde ou beleza?

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento na procura por produtos naturais, pois, tal como salienta Marcos Torres, “os químicos costumam atuar de imediato, mas, em contrapartida, têm muitos efeitos secundários e, por isso, as pessoas procuram alternativas como aquelas que nós comercializamos”. Para além disso, a pandemia global que se vive veio aumentar esta tendência que se traduziu, entre outras coisas, na procura por soluções para reforçar o sistema imunitário.

Tal como refere o entrevistado, a procura pelos produtos da Girassol prende-se tanto por razões ligadas à saúde como por questões estéticas e, apesar de existirem certos produtos que apresentam alguma sazonalidade, como é o caso dos produtos de emagrecimento, procurados maioritariamente no início do ano, Marcos Torres esclarece “dada a nossa a variedade de produtos, não existe sazonalidade, as pessoas procuram-nos durante todo o ano”.

 

O cliente como prioridade

“O passa palavra é o melhor meio de publicidade que podemos ter”, começa por dizer Marcos Torres, e, por isso, a Girassol conta com uma equipa de profissionais completamente capazes e à altura para dar a melhor resposta possível aos clientes que os abordam, tendo como missão a sua total satisfação.

A Girassol tem lojas físicas em Aveiro e em Lisboa e uma loja online, que faz entregas em Portugal Continental em apenas um dia. Devido à sua parceria com os CTT Expresso, todas as encomendas confirmadas até às 17:00 de um dia útil, são entregues no dia útil seguinte até às 13:00. Estão, também, sempre disponíveis para tirar qualquer dúvida através do número de telefone ou mesmo através das redes sociais, Facebook e Instagram, onde partilham, entre outras coisas, receitas saudáveis e dicas de nutrição.

 

Projetos para o futuro

Sendo que a faixa etária da maioria dos clientes da Girassol ronda os 50 anos, trata-se de uma geração que “confia mais naquilo que vê com os seus próprios olhos” e, por esse motivo, a Girassol tem planos para abrir uma nova loja, desta vez no Porto.

Mas as novidades não ficam por aqui! A Girassol vai continuar a trilhar o seu caminho digital também, e está prestes a lançar uma nova loja on-line, projeto que foi ficando para segundo plano devido às consequências da pandemia.

You may also like...