Um território, cinco sentidos
O território da ADICES, situado na zona Norte da Região Centro, na confluência dos distritos de Aveiro e Viseu, desperta os sentidos dos visitantes pela sua diversidade.
Abrange os concelhos de Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, com uma área de 1.186,54 km2 e uma boa rede de acessibilidades.
Situado entre o litoral e as terras altas do interior, oferece uma paisagem marcada pelas linhas de água e por vastas áreas de floresta, enquadradas por zonas de montanha, vale e encostas, bem como planalto e planície. Delimitado pelo rio Mondego, pela várzea do Rio Vouga e pelas serras do Buçaco e do Caramulo, proporciona cenários deslumbrantes e um contacto estreito com ambientes naturais e rurais.
No concelho de Águeda, em zona de lagoas naturais, a Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, constitui um verdadeiro oásis de biodiversidade, propício à observação da natureza, mas também à pesca e a desportos náuticos.
Mais para o interior, junto a Mortágua, aguarda-nos a Barragem da Aguieira, área igualmente privilegiada para a prática de desportos náuticos. As linhas de água dos concelhos em torno da barragem oferecem-nos recantos sedutores, onde não faltam praias fluviais, algumas em estado selvagem.
Os percursos pedestres são incontornáveis em todos os concelhos, pelo contacto mais próximo com a natureza, com as tradições rurais e até com o património arqueológico.
Mas, tanto para os amantes dos passeios pedestres como para os praticantes do cicloturismo, a Ecopista do Dão é uma experiência a não perder. É a ecopista mais extensa de Portugal, seguindo o percurso de 49 km. da desativada Linha do Dão, antiga ligação ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu.
A saúde e bem estar em contexto termal tem nas Caldas de Sangemil um marco importante, com a sua água sulfúrea sódica, adequada ao tratamento de várias patologias.
Nos núcleos urbanos ou em ambiente rural, podemos apreciar o rico Património Cultural da região, quer sejam a arte rupestre e os monumentos megalíticos, a arquitetura civil como o Solar de Vilar e o Solar do Morgadio ou a arquitetura religiosa como a Capela de Nossa Senhora dos Carvalhais. Merece também uma visita a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, antiga residência do Cônsul Aristides de Sousa Mendes, cuja atuação permitiu salvar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial.
Os museus da região apresentam um leque muito variado de temáticas. Sem esgotar todas as propostas disponíveis, podemos viajar pela história do comboio na Linha do Vouga no Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga, conhecer o património histórico e etnográfico local no Museu Municipal de Soares de Albergaria ou no Museu Terras de Besteiros. E, no local da antiga Estância Sanatorial do Caramulo, encontra-se o Museu do Caramulo, um dos primeiros museus de automóveis da Europa.
As tradições populares estão bem presentes no artesanato da região, sendo emblemática a louça preta de Molelos, a cuja cozedura tradicional é possível assistir.
Por outro lado, a arte urbana contemporânea tornou-se um ícone de Águeda, com o projeto “Umbrella Sky” que enche de cor as ruas, cobertas de chapéus de chuva suspensos, aos quais se associa um roteiro de obras de “street art”, ampliado a cada mês de julho, no decurso do Festival AgitÁgueda.
Naturalmente, os sentidos dos visitantes da região não deixarão de ficar ainda mais despertos com a gastronomia local. Os sabores fortes imperam nos concelhos deste território. Mas não podemos esquecer o leitão assado em Águeda, a lampantana em Mortágua, o cabrito assado em Tondela, o ensopado de lampreia de Santa Comba Dão, entre outros manjares. E, para adoçar a boca, os pasteis de Águeda, a regueifa doce de Carregal do Sal, o bolo de páscoa de Mortágua, broinhas de Santa Comba Dão e as papas de mel de Tondela.
Entre tantas emoções, as diversas tipologias de alojamento turístico disponíveis na região, em contexto urbano e rural, permitem prolongar a experiência com conforto e qualidade.
Este é um território que apela aos seus cinco sentidos. Vai querer voltar!