“Somos uma grande família”

Situado na localidade de Sarnadas de Ródão, o Lar Aldeamento do Idoso é uma estrutura residencial com capacidade para cerca de 50 utentes e com todas as condições necessárias ao seu funcionamento. Foi aquando da nossa visita às suas instalações que estivemos à conversa com Joaquim Carmona que, em entrevista à Revista Business Portugal, partilhou a sua experiência enquanto administrador da instituição.

 

No espaço que inicialmente estava “destinado à construção de uma área de serviço” existe hoje o Lar Aldeamento do Idoso, uma instituição que conta atualmente com cerca de “35 postos de trabalho e 50 utentes”, como começa por nos contar Joaquim Carmona. Depois de 45 anos ligado à área dos combustíveis, Joaquim Carmona decide enveredar por uma área de negócio completamente diferente. A aposta recaiu sobre a terceira idade e veio, segundo o próprio, colmatar uma lacuna que a região registava à altura. “Percebi que esta região registava uma lacuna no que diz respeito a este tipo de serviços dedicados à terceira idade e, por isso, decidi apostar na abertura deste espaço. Para além disso, acreditava que haveria possibilidades de progredirmos enquanto negócio”. Decorridos 14 anos, o balanço não podia ser mais positivo. O entrevistado diz-se satisfeito com o percurso traçado e assume, que apesar de todas as dificuldades, “esta tem sido uma caminhada muito gratificante”. “Saber que estamos a contribuir para que estas pessoas tenham uma vida mais tranquila e com mais qualidade. Já não me imagino longe daqui e a verdade é que em 14 anos apenas não estive presencialmente no lar durante 15 dias. Ainda que esta seja uma área difícil e que requer muito de nós, muita dedicação e empenho, é um serviço que acaba por compensar pelas pessoas que aqui trabalham e pelos utentes”. Joaquim Carmona faz ainda questão de realçar a aprendizagem diária e constante que traz ao trabalho uma grande gratidão, motivadora para o trabalho que se avizinha.

Acompanhamento ao utente
As várias valências que a instituição tem disponíveis para os seus utentes tornam-na um espaço acolhedor e multifacetado, capaz de acolher um grande número de atividades e iniciativas que visam promover o bem-estar dos utentes. O Lar Aldeamento do Idoso disponibiliza assim os serviços de animadora sóciocultural, fisioterapia, ginásio, enfermagem (diário) e médico (uma vez por semana) para que todos os seus utentes recebam os cuidados necessários. “Estamos a falar de pessoas idosas e que necessitam muito deste tipo de apoio e de acompanhamento que só os profissionais de saúde podem prestar”.Atentos à necessidade de ativar a consciência social dos seus utentes que, em muitos casos por força do estado de saúde, não estão recetivos à dinamização de iniciativas, o Lar Aldeamento do Idoso aposta ao longo do ano no desenvolvimento de diversas atividades. “De forma a tornarmos os nossos utentes mais ativos, adquirimos uma carrinha para os levar a passear, para além de termos missa todas as semanas na nossa capela”. Para além das inúmeras iniciativas, o Lar Aldeamento do Idoso tem uma vasta área verde, num espaço amplo, para que os utentes possam desfrutar calmamente de um passeio.

Uma referência no país
Tornar o lar numa casa acolhedora e onde os utentes se sintam bem é o principal objetivo da administração e equipa técnica, que dia após dia trabalha para que esta seja cada vez mais um espaço de referência em todo o país. Para o futuro, Joaquim Carmona espera continuar a despertar sorrisos a todos os utentes da instituição e continuar a fazer do Lar Aldeamento do Idoso um espaço de excelência para a terceira idade. “Acredito que em Portugal devem existir pouco locais como este. Sem dúvida que um dos nossos fatores diferenciadores é a qualidade do serviço e o cuidado que temos com todos os nossos utentes. Somos uma grande família”.

You may also like...