Termas de Luso: O equilíbrio entre o corpo, a mente e a alma

As Termas de Luso, rodeadas pelo encanto e pureza da Serra do Bussaco permitem a recuperação do equilíbrio entre Corpo, Mente e Alma. Em entrevista à Revista Business Portugal, Bernardo Moreno, membro da equipa de gestão das Termas explica de que forma é possível aliar o termalismo a serviços inovadores como o spa termal.

Localizadas na vila de Luso, as Termas de Luso garantem, a quem as visita, um conceito diferenciador a nível nacional, quer pelos seus serviços de Termalismo, Spa Termal e Medical Center, mas essencialmente pela pureza e qualidade da Água Termal de Luso, uma água com características únicas em Portugal. Como explica Bernardo Moreno, em fevereiro de 2017 foi iniciada a gestão das Termas de Luso pela equipa do Grande Hotel do Luso “no sentido de criar uma sinergia positiva para ambas, não esquecendo que as duas empresas estão umbilicalmente ligadas através de um túnel de acesso entre os edifícios”. A proximidade dos serviços e a união da gestão permitiram a criação de produtos mais atrativos para os visitantes das termas e do hotel, que acabam por conseguir aliar dois serviços num: o alojamento e a parte de tratamentos termais ou de Spa Termal. Esta medida pretende atrair mais visitantes e utentes às termas e rentabilizar ambos os serviços, no fundo inovar e garantir atualidade aos serviços para corresponder às necessidades dos aquistas. O Grande Hotel de Luso que foi alvo de duas remodelações recentes, conta com 132 quartos, alguns deles comunicantes entre si, uma ótima solução para famílias com crianças que lá fiquem alojadas, bem como um conjunto de serviços onde destacamos a piscina exterior olímpica, a piscina interior renovada e um ginásio totalmente equipado com ultima geração de equipamentos.
As crianças são uma grande preocupação e como tal existe no hotel o espaço Luso Kids com e vários jogos e atividades para as crianças poderem permanecer. Uma das novidades que Bernardo Moreno destaca nas Termas de Luso é a criação de um espaço para as crianças poderem estar, à semelhança do que existe no hotel e que, no entanto, nas termas, ainda é uma debilidade, como refere “quando estão hospedados no hotel as crianças ficam no Luso Kids e os pais podem ficar descansados, quando não estão alojados na nossa unidade é mais difícil suprir essa necessidade, no entanto estamos a trabalhar nesse sentido”. Outra das novidades vai ser a possibilidade de integrar as crianças nos tratamentos “e para isso estamos a rever a nossa oferta de spa onde vamos incluir tratamentos para que as crianças possam acompanhar os pais nesse momento de relaxamento”. Bernardo destaca ainda a forte procura de tratamentos para as vias respiratórias “tem vindo a haver uma maior procura por parte dos pais – em grande medida por indicação médica – pois este tipo de tratamentos não utiliza fármacos, e previne doenças do foro respiratório”. Esta envolvência com as crianças é bastante importante para a administração e gestão da termas pois para Bernardo, o caminho para a sensibilização da importância do termalismo, passa por elas, como afirma “o crescimento de uma unidade como a nossa passará realmente por apostar numa sensibilização para a saúde e aí nada melhor do que o fazer através das crianças, como aconteceu com a reciclagem, com as regras do trânsito etc…só há um caminho para essa consciência: as crianças” e como tal a ideia é transmitir a mensagem de que as termas não são um luxo nem uma atividade “só para velhos”, um sítio onde têm que estar um mês inteiro em tratamento, mas sim uma experiência que pode ser feita apenas em sete dias no caso do termalismo ou mesmo num fim de semana no caso dos tratamentos do spa termal…no fundo criar esse hábito na vida das pessoas e, por consequência, melhorar a sua qualidade de vida.
As Termas de Luso apoiam-se em três valências complementares, são elas o Termalismo, o Spa Termal e o Medical Center, direcionado para a Medicina Física e de Reabilitação, bem como a criação de hábitos de alimentação saudável através da nutrição. Outra das valências das Termas e do hotel é a parte desportiva, como relembra Bernardo Moreno “apostamos, desde 2015, nos tratamentos a atletas profissionais e, nesse sentido, finalizámos a construção de um ginásio munido com os melhores equipamentos de treino e outros serviços. Temos excelentes relações com a Câmara Municipal da Mealhada, detentora do Centro de Estágios que se encontra nas nossas imediações, que devido ao facto de ser um local aprazível e sossegado tem atraído muitos clubes que celebram parcerias connosco e com o Grande Hotel do Luso no sentido de realizarem os seus estágios”.
Os estrangeiros representam apenas 5 por cento dos nossos utentes, sendo o grande volume são portugueses com mais de 55 anos e, na sua maioria, reformados porque têm mais disponibilidade temporal. Os tratamentos de termalismo exploram as propriedades curativas da Água Termal de Luso em patologias de diversa ordem, nomeadamente, renais, metabólicas, respiratórias, da pele, do aparelho circulatório e músculo-esqueléticas. Existe um leque variado de escolha de tratamentos para quem procura as termas: hidropinia, duche de agulheta, hidromassagem, duche Vichy, banho de vapor à coluna, hidrocinesioterapia, termoterapia, emanatório (construído sobre a nascente termal) entre muitos outros serviços. O Spa Termal foi um serviço pensado para momentos de relaxamento e conforto e inclui massagens de vários tipos, bem como alguns serviços adaptados do termalismo, como é o caso do Duche Vichy, que pretendem ativar as sensações do utente durante o tratamento. Ainda no Spa Termal de destacar o Circuito Acqua Sensations, zona de excelência para experiencias de banho e calor que explora os benéficos terapêuticos da Água Termal de Luso e que engloba no mesmo espaço Sauna, Hammam, Fonte de Gelo, Duche Suíço, Duche Sensações e piscina interativa com diversos tipos de jatos e camas de hidromassagem subaquática. Neste espaço pode ainda relaxar ao som de musica ambiente e degustar diferentes Águas de Luso na sala de relaxamento. O Medical Center das Termas de Luso pretende disponibilizar um serviço de reabilitação física e de criação de hábitos de vida saudável. O edifício onde se encontra o Medical Center, remonta a 1893, e conta com uma piscina encantadora cujo projeto esteve a cabo do gabinete de Gustave Eiffel. O espaço de reabilitação das termas conta com uma equipa médica multidisciplinar de acompanhamento do utente. Como Bernardo realça, visitar as Termas de Luso é ter uma experiência rica e diferente onde é permitido aos clientes usufruir das propriedades terapêuticas da Água Termal de Luso e onde se podem deixar envolver pelos sentidos que são despertados em cada programa exclusivo, pensado para os clientes. Os programas exclusivos incluem diversas experiências e podem inclusive ser feitos a dois, no caso de casais que pretendam receber um tratamento e experiência conjunta, na cabine dupla com jacuzzi.
A sinergia criada entre hotel e termas alarga-se também à vila de Luso “a nossa diferença é marcada através da nossa envolvência com a natureza, a nossa gastronomia, estarmos tão próximos da Mata do Bussaco – respirar ali dentro é ganhar anos de vida-, a vila de Luso é calma, bucólica…a água, “A Pureza” (que é o símbolo das Águas de Luso) tem aqui um conjunto de infraestruturas e serviços completo, as pessoas são dedicadas e quem vem fazer termalismo pode experimentar outras valências como spa e bem-estar… as unidades hoteleiras que aqui se encontram são diversificadas e para todas as carteiras, e no fundo a Água Termal de Luso é única e não existe em mais nenhuma parte do país. É algo que só experimentando é que as pessoas conseguem ter a noção”. Quem visita as termas e a vila de Luso é convidado a sentir o poder da água e a experienciar as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: água, pão, vinho e leitão, um conjunto de produtos que atraem bastantes turistas estrangeiros e de todas as zonas do país e que são uma fonte importante para a valorização da região.

You may also like...