Tecnologia, serviços e consultoria: pilares de 25 anos de soluções distintas
Tecnologia, serviços e consultoria são, hoje, os três pilares de um portfólio de 25 anos de paixão pela tecnologia, sustentados também pela agilidade de resposta, relacionamento humano com parceiros e cliente, flexibilidade de adaptação aos diferentes mercados e necessidades, que se constituem elementos diferenciadores face ao mercado. A transformação digital é para a Informantem uma oportunidade de fornecer tecnologia facilitadora de bem-estar e geradora de eficiência de recursos, segurança e rentabilidade, assume Pedro Gil, CEO.
A Informantem garante as melhores soluções de Tecnologias de Informação (TI) adequadas a cada cliente. A transformação digital é, hoje, um potenciador de produtividade e competitividade das empresas?
Nos dias que correm, enquanto a transformação digital é uma preocupação constante para as organizações, para nós, este desafio é uma oportunidade de concretizar o nosso propósito em garantir que a tecnologia seja um facilitador de bem-estar através da mobilidade, assim como também para com a eficiência de recursos, segurança e rentabilidade dos nossos clientes. Foi a partir disto que investimos na criação da Direção de Inovação e Transformação Digital sob a responsabilidade de Augusto Lacerda, também Country Manager da Informantem Angola.
Por sermos internacionais, percebemos a exata dimensão dos diferentes desafios e graus de necessidade que os nossos clientes têm pela frente. Guiá-los neste processo é uma honra e muito motivador. Desenvolvemos, a cada dia, serviços mais personalizados capazes de manter o cliente focado na sua principal atividade, enquanto nós solucionamos e gerimos o seu parque tecnológico, aumentando assim a sua competitividade, produtividade e longevidade.
Desempenhar com grande entusiasmo este papel de mentor, integrador e gestor de um futuro próspero para os nossos clientes, só é possível, porque há 25 anos investimos no conhecimento dos nossos colaboradores e criámos, de forma contínua, um variado leque de soluções à medida das necessidades de cada cliente, que têm um grande foco nos desafios que estamos a viver e nas constantes alterações do mercado.
Cada vez mais, as empresas procuram soluções que possibilitem voltar ao “normal” dos colaboradores e o tema da Cloud está presente nas novas dinâmicas de trabalho. Que outras soluções procuram com o novo paradigma do trabalho híbrido?
A mobilidade no mundo das TI apresenta vários desafios para os quais nós (Grupo Informantem), aquando do início da pandemia, já disponibilizávamos no nosso portfólio serviços especializados de Datacenter – como os serviços de backup, housing e hosting – além das mais diversas soluções nas variadas vertentes; seja como a entrega de aplicações, garantir o ambiente de trabalho, ferramentas de colaboração que permitem a interação entre os utilizadores, comunicações seguras e geridas, gestão de dispositivos e a sempre indispensável assistência remota.
Todas essas soluções permitem às empresas uma transição segura e controlada, de forma a suportar e promover o trabalho híbrido, mantendo os seus ambientes ajustados em termos de recursos, mas também em termos de compliance e questões de segurança. Estas foram desenvolvidas com base numa análise de mercado que nos permitiu construir as ofertas mais indicadas e que melhor se ajustavam às necessidades e requisitos de cada cliente, sempre de forma a garantir uma melhor experiência de utilização.
Conjuntamente com os maiores fabricantes de hardware e software, apresentam as mais sofisticadas soluções de TI. Quais os elementos diferenciadores da Informantem como fornecedor de soluções de TI?
Durante todos os 25 anos de nossa existência, sempre considerámos diferenciador a nossa rede de parceiros. Apostámos na colaboração com os melhores fabricantes de hardware e software do mercado, traçando metas e objetivos, não apenas em volume de vendas, mas também na qualidade do serviço que prestamos, contando com equipas altamente especializadas e certificadas nas mais diversas áreas.
Este percurso e a nossa paixão pela tecnologia legitima um portfólio baseado em três pilares: tecnologia, serviços e consultoria. Esta amplitude de oferta unida à nossa agilidade de resposta, relacionamento humano com os nossos parceiros e clientes e a flexibilidade para nos adaptarmos aos diferentes mercados, cenários e necessidades são os fatores-chave que nos caracterizam e nos permitem ser diferenciadores face ao mercado.
A pandemia fez-nos despertar para uma realidade que promove uma maior importância sobre a personalização de soluções de TI. O objetivo, para além do volume de vendas, é prestar um serviço de qualidade e adaptado?
Nunca a expressão “cada caso é um caso” fez tanto sentido. Com as constantes mudanças no mercado, a rapidez da inovação e a necessidade de uma adaptação contínua, o processo consultivo torna-se um fator diferenciador na análise para aquisição de soluções. Desta forma, qualquer investimento que seja realizado, independentemente do seu valor, torna-se mais objetivo, assertivo e rentável ao cliente. Para esta nova realidade híbrida, por exemplo, prevê-se que 50% dos colaboradores irá trabalhar fora da rede corporativa, nos próximos anos, pelo que, os gestores de TI necessitam gerir, proteger e distribuir aplicações modernas, além de conseguir um forte controlo detalhado dos dispositivos dos colaboradores de todo o mundo.
Face a isto, tivemos a especial preocupação em garantir que as organizações disponibilizavam aos seus utilizadores em casa, ferramentas de colaboração e de assistência remota, gestão de dispositivos, segurança e equipamentos capazes de manter a comunicação diária, a partilha de informação, a manutenção da produtividade e, de forma surpreendente, a satisfação dos colaboradores e a poupança de custos.