Técnicas infalíveis para diminuir os carrinhos abandonados no checkout

A otimização do processo de checkout é um dos principais desafios que as lojas online enfrentam atualmente. O eCommerce tem vindo a crescer a um ritmo frenético, e a grande variedade de opções disponíveis à distância de um clique e a preços cada vez mais competitivos fazem com que seja cada vez mais difícil para o cliente finalizar a compra.

De acordo com a Amazon, cerca de 70% dos utilizadores que adicionam um produto ao carrinho de compras acabam por abandoná-lo.

Por isso, é essencial otimizar o processo de checkout, e reduzir qualquer fricção que possa levar o cliente a desistir da compra. Neste artigo, explicamos-lhe como.

  1. Métodos de envio para todos os gostos

Dar ao cliente a possibilidade de selecionar o método de envio que mais lhe agrada, desde o prazo de entrega ao valor dos portes de envio, é a melhor estratégia para reduzir o abandono do carrinho de compras.

É fundamental trabalhar com múltiplas transportadoras que permitam ter diversos métodos de envio à disposição e escolher a empresa mais adequada para cada encomenda, de acordo com o destino e o serviço pretendido. A forma mais fácil de o fazer é utilizar uma ferramenta, como a Outvio, que permita selecionar, automaticamente, a transportadora mais adequada para cada situação e gerir todos os processos pós-venda..

2. A segurança é um fator-chave

A maioria das pessoas não tem por hábito fazer compras em lojas online nas quais não confie. Por isso, fazer com que o cliente se sinta seguro é fundamental.

Para uma página de checkout que inspira confiança, deve considerar os seguintes pontos:

  • Certificado SSL. Trata-se de um protocolo de segurança utilizado para proteger, através de algoritmos criptográficos, os dados dos utilizadores que compram no seu website.
  • Avaliações de Clientes. 89% dos consumidores afirma que verifica as reviews de outro utilizadores antes de efetuar uma compra, de acordo com o Trustpilot. Adicionar uma seção com avaliações positivas de clientes anteriores, é essencial para conquistar a confiança dos consumidores.
  • Métodos de Pagamento. Dispor de um vasto leque de opções de pagamento é essencial, desde as mais populares plataformas de pagamento, como o Paypal, até às últimas tendências, como os pagamentos em criptomoedas.

3. As devoluções são o caminho para o coração dos clientes

Estudos indicam que 7 em cada 10 clientes abandonam o checkout no momento do pagamento e a insatisfação com o processo de devolução é uma das principais razões. Os custos elevados para efetuar a devolução e a ausência de uma política de devoluções clara são apontados por muitos como os principais vilões, de acordo com o CTT e-Commerce Report 2021.

A criação de uma política de devoluções adequada que tenha em conta as necessidades dos clientes, pode ter um impacto imensurável nas suas conversões.

 

4. Email marketing para a recuperação de carrinhos abandonados

As campanhas de email marketing são uma das estratégias mais utilizadas no sector do eCommerce no que diz respeito à recuperação de carrinhos abandonados. Sempre que um utilizador abandonar o carrinho de compras, receberá um email automático para o recordar da encomenda por concluir. O email pode incluir, por exemplo, um cupão de desconto para incentivar o cliente a finalizar a compra.

 

5. As vantagens de uma Onepage Checkout

Para minimizar o abandono do carrinho de compras no checkout, é essencial diminuir qualquer atrito ou dificuldade que possa afugentar potenciais clientes.

A tendência mais recente é a concentração de todas as etapas necessárias para o processamento final da compra numa única página.

Abaixo, listamos os principais fatores para um Onepage checkout de sucesso:

  • Inclua apenas aquilo que for realmente relevante para o cliente e livre-se de secções desnecessárias.
  • A informação do checkout deve ser automaticamente atualizada a cada alteração efetuada pelo utilizador.
  • Adaptabilidade. Nos dias que correm, grande parte das compras online são efetuadas a partir de dispositivos móveis. Por isso, ter um checkout responsivo é obrigatório.
  • Um dos principais motivos apontados pelos clientes para o abandono do carrinho de compras no checkout é a obrigatoriedade de criar uma conta. Forçar um utilizador a registar-se pode ser benéfico para a estratégia de remarketing, mas é também uma das principais barreira à conversão.

6. A importância da comunicação com o cliente

É normal que o cliente sinta necessidade de colocar questões antes de efetuar uma compra, seja sobre o preço, as condições de envio ou a política de devolução, e um serviço de apoio ao cliente de excelência é capaz de fazer maravilhas pela relação entre a marca e o cliente.

Integrar um chat na página de checkout da loja online, por exemplo, pode fazer a diferença entre um checkout eficaz e um que fica aquém das expectativas.

Ponha em prática o que aprendeu neste artigo e evite que o flagelo silencioso dos carrinhos abandonados se transforme num problema grave para o seu eCommerce.

imagem: unsplash

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