A Roady Malveira nasceu do sonho partilhado entre Rui Ferreira e Anabela Seixo, consolidando-se como um centro-auto de referência desde a sua inauguração em 2016. Sempre um passo à frente, a empresa mantém-se atenta às transformações do setor, antecipando tendências e promovendo o desenvolvimento contínuo da sua equipa. O compromisso com a inovação e a qualidade consolidam a Roady Malveira como uma escolha de confiança para os clientes.

Como surgiu a Roady Malveira e quais foram os principais desafios no seu início? De que forma a empresa se posicionou no mercado para se diferenciar e conquistar a confiança dos clientes?
A Roady Malveira nasceu de um projeto a dois, que esteve sempre presente na mente dos seus proprietários, um deles já com ligação ao Grupo Mosqueteiros.
A oportunidade surgiu, as condições reuniram-se. A decisão em avançar foi unânime e consensual entre os sócios.
O Grupo Mosqueteiros acolheu-os em 2015. Mais do que um projeto, abraçámos uma missão. Fazer parte deste Grupo foi e é um desafio que nos faz evoluir e crescer juntos.
No dia 10 de Novembro de 2016, a Roady Malveira, abriu as suas portas pela primeira vez ao público. Foi com entusiamo e natural ansiedade de quem se lança num projeto empreendedor pela primeira vez, após uma vasta experiência na grande distribuição e no ramo automóvel, que o Sr. Rui Ferreira, proprietário e a sua equipa abriram, pela primeira vez, ao público as portas deste Centro-Auto Roady na Malveira.
Num mercado à data (2016), embora próximo das zonas urbanas, tradicionalmente e orgulhosamente “saloio” (algo que também nós já nos consideramos), ou seja, fiel aos seus e às suas tradições, o maior desafio foi conquistar a sua confiança.
Fizemo-lo pela diferenciação no serviço e simpatia, na qualidade da execução de serviços técnicos mais complexos ou rápidos, no atendimento ao cliente, nos horários alargados e no preço, variável primordial para quem entra no mercado.
Num mercado já bastante concorrencial e onde a desconfiança do conceito centro-auto era latente, os portões da oficina abertos e a possibilidade dos clientes poderem observar as intervenções promoveu a confiança. Passo a passo o caminho foi-se construindo.
Em 2025, a Roady Malveira já conquistou o seu lugar no mercado, sendo já a primeira opção para muitos, quer em venda de artigos de loja, quer no que diz respeito à manutenção e reparação de viaturas. Para isso, contribuiu a confiança conquistada através da variedades dos serviços prestados, a mutação e aumento da população residente, que, neste momento, tem características de consumo mais urbanas.
Quais os principais desafios na gestão de uma equipa numa oficina Roady? De que forma inspira e motiva os colaboradores a superarem-se continuamente e a proporcionarem um serviço de excelência ao cliente?
A nossa equipa, a par dos nossos clientes, é sempre o nosso tesouro. O primeiro desafio é, sem dúvida, encontrar e reter talentos especializados de qualidade. Neste momento, existem poucos trabalhadores especializados para a procura existente do mercado.
Manter a motivação da equipa em ritmos de trabalho mais controlados, no que diz respeito a tempos de execução, comparativamente a oficinas tradicionais, é um dos maiores desafios. Os incentivos e objetivos são sempre uma boa ajuda, mas acima de tudo, um técnico quer crescer, evoluir na sua profissão e adquirir o máximo de conhecimento. Ter equipamentos que, tecnologicamente, permitam a execução de tarefas de forma eficiente e eficaz é outros dos pontos cruciais, além da formação técnica da equipa que é fundamental, quer seja de oficina, receção ou loja.
A liderança aqui é feita pela positiva e de forma colaborativa! Todos têm uma palavra a dizer sobre a experiência no terreno que é analisada com assertividade e positividade. Todos sentem que têm relevância e contribuem para o desenvolvimento e crescimento da empresa e, que acima de tudo, são parte integrante de soluções para atingir o nosso objetivo.
Latente na cultura da empresa e nos seus valores, está claro que o único que tem o poder de nos dispensar a todos é o cliente! É ele que nos permite atingir objetivos e existir! No entanto, os elogios, a proximidade e cumplicidade com os nossos clientes são o que de mais motivador podemos ter.

Como é que a Roady tem evoluído para responder ao aumento da procura por serviços para veículos elétricos e híbridos? Que medidas sustentáveis a empresa implementa para reduzir a sua pegada ambiental?
Embora se fale mais à data deste tema, estas viaturas já visitam as nossas instalações, para manutenções e reparações há longa data, particularmente os híbridos. As primeiras formações nessas áreas já foram realizadas antes da pandemia. A partir daí, e em função do disponível no mercado, fomos mantendo a equipa atualizada. O investimento no equipamento de segurança para o efeito também acompanhou este desenvolvimento técnico, indispensável para a segurança e, ao mesmo tempo, uma imagem positiva para o cliente.
A sustentabilidade e a redução da pegada ecológica são uma preocupação permanente, porque de facto não há planeta B, esta é uma convicção que faz parte do nosso ADN. Internamente, estão já implementadas soluções, como por exemplo as etiquetas electrónicas que reduzem significativamente o consumo de papel e tonner e a iluminação de menor consumo energético já presente no espaço também. Em fase de implementação está um projeto de instalação de postos de carregamento elétrico rápido, a par da instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica no caminho da autosustentabilidade.
Por outro lado, o encaminhamento dos resíduos criados pela atividade é criterioso e rigoroso. Para lá das imposições legais, a formação e sensibilização dos colaboradores para esta temática é uma preocupação constante, embora se perceba que os próprios, principalmente se se tratar de camadas mais jovens, têm mais propensão e sensibilidade para estas questões.

Como a Roady Malveira antecipa as transformações no setor automóvel e qual o papel que pretende desempenhar nesse futuro? De que maneira a empresa não só se adapta às novas exigências do mercado, mas também impacta positivamente a experiência dos clientes e o desenvolvimento dos seus colaboradores?
A presença em colóquios, palestras e formações, promovidas pelas várias entidades do setor, parceiros e pelos departamentos do grupo para estas temáticas permitem-nos antecipar as tendências e estar preparados, definindo enquanto grupo, uma estratégia e um caminho comum para o efeito, tendo sempre em consideração algumas particularidades regionais. É aí que queremos estar, ou seja, um passo à frente, na vanguarda da tecnologia e informação, flexíveis, ajustados ao nosso mercado e ao nosso cliente.
O conhecimento e a informação permitem-nos antecipar a estratégia e a sua preparação em tempo útil, reajustando o que for necessário. Pudemos observar na prática essa situação no caso das manutenções das reparações de viaturas elétricas e híbridas.
A envolvência dos colaboradores na aquisição deste conhecimento e informação é fundamental para o seu crescimento, enquanto profissionais. Por outro lado, a motivação enquanto recurso, é essencial para o nosso negócio e posterior sucesso da nossa estratégia.





