Ricardo Costa, gestor de referência, explora novas formas de liderar e de trabalhar no seu livro
«A Felicidade é Lucrativa»: Pessoas felizes, ambientes saudáveis e liderança humanizada são a chave para empresas mais produtivas e lucrativas
A Contraponto publica a 16 de maio o livro «A Felicidade é Lucrativa», da autoria de Ricardo Costa, líder de referência em Portugal, Chairman do Grupo Bernardo da Costa e criador do primeiro Departamento da Felicidade do país.
Numa altura em que os modelos de lideranças estão em discussão e em que os desafios no mundo laboral são cada vez mais exigentes, nesta obra, Ricardo Costa revela como a felicidade no trabalho impulsiona a produtividade, atrai talento e maximiza os lucros. Além disso, aponta soluções para muitos dos problemas que se vivem no contexto laboral, tais como o burnout, as relações débeis entre lideranças e equipas e a baixa produtividade.
Num sentido mais lato, o autor traça ainda caminhos para o desenvolvimento do país, mostrando como podemos ter um sistema de ensino mais preparado para os desafios do presente e do futuro, e como o tecido empresarial pode adquirir elasticidade e otimizar resultados.
Os direitos de autor desta obra revertem na íntegra para a criação do fundo Fernando Costa, que irá apoiar o acesso de jovens ao Ensino Superior.
Numa recente publicação que fez no LinkedIn, onde é a personalidade mais influente do país, Ricardo Costa, referiu: «Espero verdadeiramente que este livro vos motive a alcançar a excelência e a felicidade, não só no trabalho, mas em todas as áreas da vida. (…) Tenho a certeza de que estamos a redefinir o que significa trabalho e produtividade!»
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Sinopse
Numa altura em que os modelos de liderança estão em discussão e em que os gestores têm de enfrentar desafios muito exigentes, tais como aumentar a produtividade, atrair talento e encontrar fórmulas de gestão mais eficientes e humanizadas, há agora uma ferramenta que pode facilitar – e muito – este caminho.
Depois de ter criado, em 2017, o primeiro Departamento da Felicidade em Portugal, Ricardo Costa tornou- se um dos rostos da mudança e da inovação na área dos negócios e dos recursos humanos. Partindo do exemplo testado nas próprias empresas, o CEO do Grupo Bernardo da Costa prova como ter pessoas motivadas, que gostam do que fazem e conseguem conciliar a vida profissional com a pessoal, potencia os resultados e o lucro das empresas. E se este tipo de gestão é positivo para as organizações, também o é para quem se quer sentir mais realizado no emprego, um objetivo que pode diminuir o descontentamento, o mal- estar e a falta de ânimo no contexto laboral.
Num livro que apresenta uma forma completamente nova de olhar para o mundo corporativo – e para o país –, o gestor partilha como se consegue, na prática, melhorar os espaços de trabalho, mostrando ainda como cada um pode perspetivar a carreira para obter resultados de excelência e ser mais feliz.
E, afinal de contas, não é isso que todos queremos?
Sobre o autor
Ricardo Costa nasceu em Braga, em 1978. Licenciou-se em Engenharia e Gestão Industrial, em 2001, e concluiu o MBA Internacional na Católica Porto Business School, em 2011, passando, entretanto, a liderar o Grupo Bernardo da Costa. Em 2017, criou o Departamento da Felicidade, uma iniciativa pioneira que o tornou uma das grandes referências das novas lideranças em Portugal, um papel que reforçou quando, em 2021, assumiu a presidência da AEMinho – Associação Empresarial do Minho. Como reconhecimento pela sua contínua contribuição para as relações internacionais e diplomacia empresarial, foi nomeado Cônsul Honorário do Kosovo, em 2023.
A par do seu trabalho na área dos negócios, é colunista do Expresso e tem trabalhado com muito sucesso a sua presença nas redes sociais, sendo a personalidade mais influente em Portugal no LinkedIn.