Portagem Bairrada Center
Localizada a 500 metros da A1, na Mealhada, a Portagem Bairrada Center é um espaço onde o cliente pode provar a especialidade da gastronomia da região, o Leitão assado à Bairrada, mas também um espaço que além do restaurante dispõe ainda lounge bar, sala de eventos para grupos e um hotel com um design renovado.
A Revista Business Portugal esteve à conversa com Carlos Boiça, um empresário de paixão em vários ramos e zonas geográficas, que atualmente gere o espaço Portagem Bairrada Center, na Mealhada. Foi há cerca de dez anos que Carlos decidiu abraçar este projeto e como conta “o edifício já existia e depois de estar muitos anos fechado eu vi que estava a venda e decidi apostar nesta área”. Oriundo da zona bairradina, Carlos Boiça revela que esse fator de proximidade com a sua terra natal o fez apostar no negócio e que apesar de residir no Algarve – onde possuí outros nichos de negócio – vai frequentemente à Mealhada e garante a gestão da Portagem mesmo à distância: “além de ajudar telefonicamente os meus funcionários é complicado gerir a área da restauração à distância. É preciso estar em cima das coisas, ver se os pratos saem bem ou não… e o cliente é naturalmente exigente”. No entanto, este é um projeto que diz gerir “mais com o coração” e que até agora lhe tem dado gosto manter.
A Portagem Bairrada Center é um espaço que se localiza perto da A1, na Mealhada, e que conta com uma área de restaurante de duas salas com capacidade total para cerca de 600 pessoas em que são realizados os mais diversos eventos desde casamentos, batizados, comunhões, reuniões, congressos, entre outros. O restaurante possui uma sugestão diária do chef com pratos variados apesar de o prato mais requisitado ser o Leitão Assado à Bairrada. A Portagem está distinguida, no âmbito das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada com os quatro selos: Água, Pão, Vinho e Leitão. Além destes selos o restaurante conta ainda com a Bandeira de Mérito de Excelência e possui fornos próprios para a confeção do leitão, um investimento que foi terminado há cerca de um ano e que permite uma autonomia muito maior ao negócio de Carlos Boiça.
Muitos são os clientes que visitam a Portagem e que se deslocam de propósito para provar e comer o leitão assado à Bairrada, como refere o gerente Carlos Boiça: “os clientes da Portagem são pessoas que param para almoçar ou jantar por este ser um sítio de passagem e de acesso à A1 que fica ‘à mão’ para quem está em viagem”. Uma das mais-valias é também a ligação que o empresário faz entre este espaço e outro que gere, no Algarve, o Parque de Campismo de Albufeira: “também exploro a ligação com o parque de campismo no Algarve, onde é dado aos clientes um voucher que podem utilizar aqui na Portagem e que lhes dá uma percentagem de desconto nos nossos serviços”.
Além da área de restauração, a Portagem Bairrada Center possui ainda um hotel com 17 quartos que foram renovados aquando a reabertura do espaço pelas mãos de Carlos Boiça. Futuramente o empresário pensa em ampliar o espaço e construir mais 35 quartos. O projeto está feito, no entanto, segundo Carlos Boiça, não são dados os incentivos e apoios necessários, pela parte do Estado português, para que os empresários avancem com os seus projetos e dinamizem os seus negócios e as regiões em que se inserem. Nos projetos futuros, Carlos refere ainda a construção de uma entrada direta ao seu espaço, feita pela parte da frente do edifício – na estrada de ligação à A1 – que irá facilitar o acesso dos seus clientes à Portagem Bairrada Center, visto que essa ainda é uma lacuna que sente na dinâmica e desenvolvimento do seu negócio.