Pedro Duarte e os desafios políticos para 2025
Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares foi o orador e convidado de honra do almoço-debate do International Club of Portugal, que se realizou no dia 18 de fevereiro.
O Ministro admitiu sentir uma “uma tentação íntima gigantesca” de se candidatar à Câmara Municipal do Porto, mas ainda não tomou uma decisão, destacando que há “um calendário” e “um plano definido” sobre como e quando isso deverá ser feito. “Nós definimos – e quando digo nós, é basicamente eu e o primeiro-ministro, mas também as estruturas partidárias, e não só do meu partido, e outras personalidades do Porto – um calendário para haver decisões a este respeito”, afirmou. A declaração foi feita em resposta a uma pergunta da audiência durante o almoço-debate do International Club of Portugal, cujo tema era “Desafios políticos para 2025”.
Pedro Duarte reconheceu uma crescente expectativa, mas reforçou a importância de manter a determinação, sublinhando que não se pode vacilar quando há um plano bem definido e uma visão clara sobre o momento e a forma de avançar com uma candidatura autárquica à segunda maior cidade do país. “Tem que haver sentido de responsabilidade. Eu não sou hoje em dia um cidadão absolutamente livre, porque estou no exercício de umas funções públicas, que decidi voluntariamente assumir, e portanto eu não sou só o Pedro Duarte potencial candidato, sou um ministro e enquanto ministro tenho que perceber que tenho responsabilidades e não posso abandonar de um dia para o outro, quando me apetecer”, realçou. Ainda assim, reconheceu que tem uma ligação emocional profunda e quase indescritível com a cidade do Porto.
Sobre o momento da decisão, já ao falar com os jornalistas após o almoço, voltou a apontar para a primavera. “Não sou indiferente a um conjunto de vozes e de apelos e de pedidos e de manifestações que tenho tido junto da minha pessoa, de pessoas do meu partido, mas essencialmente pessoas de fora do partido e pessoas independentes ou até de outros partidos”, reforçou.