O Sono é Essencial

Drª Mafalda van Zeller, Coordenadora da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória de Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

Durante o sono, ocorrem processos essenciais à nossa vida, entre os quais, a regulação do sistema imunitário (que nos protege de infeções), a produção hormonal, o controlo metabólico e a consolidação da memória e aprendizagens.

A privação de sono e as doenças do sono têm impacto na qualidade de vida e na saúde e estão associadas ao aumento de risco cardiovascular e de mortalidade.

A insónia e a síndrome da apneia obstrutiva do sono são as perturbações mais frequentes. A síndrome de Apneia de Sono (SAOS) afecta entre 9% a 24% da população adulta, sendo que alguns estudos apontam prevalências superiores, podendo também ser diagnosticada em crianças (2%).

A apneia de sono traduz-se por episódios repetidos de interrupção total (apneias) ou parcial (hipopneias) da via aérea com consequente fragmentação e dessaturação (redução da oxigenação) intermitente durante o sono. Estas alterações resultam do colapso da via respiratória superior, sendo que há vários factores que aumentam a suscetibilidade ao colapso da via aérea, como o álcool, o tabaco, as alterações anatómicas, a idade e determinados fármacos. A obesidade é o grande factor de risco da apneia de sono e, por isso, a maior causa do aumento da prevalência da doença.

Como consequência de um sono não reparador, é frequente o cansaço ao acordar, a sonolência diurna excessiva (que acontece muitas vezes durante o exercício da profissão ou durante a condução), as alterações de memória e da capacidade de concentração e, por vezes, diminuição da libido.

A sonolência diurna pode ter consequências graves, relacionando-se com o aumento de acidentes de trabalho e acidentes de viação.

Em Portugal, a ocorrência de sonolência ao volante é um problema significativo, está associado a cerca de 20% dos acidentes de viação, sendo uma das causas mais comuns de acidentes mortais.

A apneia de sono é um factor de risco independente de doença cardiovascular. A inadequada oxigenação do sangue que ocorre durante a noite induz problemas graves como o aumento do trabalho cardíaco, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, maior risco de enfarte agudo do miocárdio e alterações hormonais. Em cada 10 acidentes vasculares cerebrais, 3-4 são em indivíduos com apneia do sono.

A obesidade tem uma relação bidireccional com a apneia de sono, o excesso de peso está associado a risco acrescido de apneia de sono (60-90% dos adultos com SAOS têm excesso de peso) e sono insuficiente e inadequado pode condicionar aumento de peso promovendo um círculo vicioso.

Adicionalmente, a apneia de sono está associada a alterações humorais, insónia, distúrbios de ansiedade e o seu adequado tratamento é determinante para optimização de todas estas alterações. As perturbações do sono não têm só impacto individual, como têm efeito negativo na vida familiar e nas atividades sociais, promovendo o isolamento.

Múltiplos trabalhos têm demonstrado que o eficaz tratamento dos distúrbios do sono, em particular da apneia de sono, melhoram não apenas os sintomas, a sensação de sono mais reparador e sonolência diurna, mas permitem um melhor controlo das comorbilidades (ex.: hipertensão arterial, arritmias, diabetes).

Assim se compreende a importância do sono e de um sono de qualidade para a saúde, nesse sentido a World Sleep Society propôs para as atividades do dia Mundial de Sono 2023 (17 de Março 2023) o lema – O Sono é Essencial para a Saúde. Aceitando, mais uma vez o desafio de sensibilização para o Sono, a Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia está a preparar um conjunto de atividades que visam a interligação de diferentes especialidades médicas com o intuito de uma abordagem global e personalizada, salientando que através da melhoria do sono é possível melhorarmos a saúde de cada um.

Haverá também uma campanha nas Farmácias, que consideramos serem um parceiro importante, quando temos como objetivo melhorar o acesso ao conhecimento e a promoção de melhor sono e saúde.

Este artigo não segue o novo acordo ortográfico

You may also like...