O sabor que nos une
Gustavo Maya trouxe para o mercado um gin muito especial: o Amaka, que abraça dois povos – Angola e Portugal – numa combinação de sabores peculiar. Apesar dos tenros dois anos, este gin está a conquistar o palato de quem o prova e promete outros voos.
Começo por pedir que nos conte a história deste gin. Como chegou à criação desta marca e como se tem posicionado no mercado?
O Amaka nasceu há pouco mais de dois anos e posso dizer que está a ganhar expressão, quer localmente quer fora de portas, muito especialmente em Angola, pelos seus ingredientes e pela sua genuinidade e autenticidade, pelo facto de ter o arrojo de usar como base um fruto em franca expansão na Bairrada e no país – o kiwi –, numa harmoniosa fusão com botânicos fortes de África.
O nome Amaka nasceu a partir do termo Samakaka, termo dado a um tecido tradicional do sul de Angola, país onde estive a dar formação de bar e desenvolvi receitas para cocktails e outros projetos nesta área. Foi neste país africano que começou o sonho de criar um gin, uma marca própria que se associasse aos dois países.
Mas não foi nada fácil. Depois de vários ensaios, conseguimos a receita certa, que, de imediato, apresentámos, em setembro de 2018, na primeira edição do Bairrada Gin Fest, em Oliveira do Bairro. Foi logo um sucesso!
A minha ideia era criar um gin com base na experiência que trouxe de Angola e dar-lhe um toque especial da Bairrada. Podia correr mal, mas não. Foi isso que me moveu e os resultados satisfatórios estão à vista.
Quais as características do Amaka? O que é que o torna especial?
O segredo revelado do Amaka é exatamente essa fusão entre o melhor dos botânicos de Angola com o kiwi da Bairrada. E isso só podia criar um gin único, o primeiro gin angolano feito em Portugal e com um único produto português.
Defende que este gin é diferenciador e inovador. A que níveis?
O Amaka é versátil, comercial, mas tem um caráter forte. Encaixa-se no lote dos clássicos, mas tem um irreverente toque de modernidade. Só provando mesmo. Imagine-se um gin com ingredientes tão mágicos como múcua, pau de cabinda, chá de caxinde (erva príncipe), aos quais se juntam os aromas da casca de limão e kiwi, para além do zimbro, enquanto ingrediente universal e de base. Não imaginem mais. É único, mesmo!
De certo que os nossos leitores ficaram com água na boca… onde é que podem encontrar e degustar o Amaka Gin?
O Amaka já está em Angola e tem vindo a apostar nos festivais da região e noutros, temáticos, em grandes cidades. Este ano, por razões óbvias, sem festivais, foi difícil continuar a promoção do Amaka, mas foi surpreendente a procura nas nossas redes sociais.
Por falar em pandemia, tínhamos previsto para este ano o lançamento de mais três edições especiais, tantas quantas as variações do kiwi (vermelho, amarelo e baby). E temos em ensaio uma edição premium que integre a fusão de todos os tipos do fruto. Lá para o próximo ano teremos condições para esse objetivo.
Entretanto, o Amaka já marcou presença no Lisbon Bar Show (Lisboa), Gin Wall Festival (Paredes), Feira da Vinha e do Vinho (Anadia) e ExpoBairrada (Oliveira do Bairro), entre outros festivais e feiras.
Começa a ser normal ver o rótulo Amaka em conceituados bares da região, do país e em Angola. No entanto, para o consumidor final estamos a privilegiar a comercialização através das nossas redes sociais Facebook e Instagram.