Novo Renault Scénic E-Tech: O Primeiro Automóvel Familiar 100% Elétrico Produzido De Forma Mais Sustentável
É o primeiro automóvel de produção que traduz o objetivo do Grupo Renault de se tornar um construtor automóvel da próxima geração, que promove uma transição justa. O projeto incorpora a nova estratégia de sustentabilidade do Grupo e os seus três pilares: ambiente, segurança e inclusão.
Renault Scénic: 27 anos de evolução
Há 27 anos que a Renault escreve a história do Scénic. Lançado em 1996 (cinco anos após a apresentação do concept car com o mesmo nome, em 1991), o Scénic revolucionou o mercado, ao tornar-se o primeiro monovolume compacto da história automóvel europeia. O seu nome é a abreviatura de ‘Safety Concept Embodied in a New Innovative Car’. Os hábitos de viagem das famílias e as suas aspirações ao nível da segurança e do ambiente evoluíram ao longo dos anos e o Scénic evoluiu a par delas – e, por vezes, um passo à frente. Atualmente, dispõe de uma motorização totalmente elétrica e está a reformular os automóveis do segmento C para as famílias, convidando-as a viajar, mas mantendo o seu ADN pioneiro e familiar. O Scénic foi sempre concebido para ser o carro principal de uma família, para longas viagens aos fins-de-semana e nas férias. E continua a sê-lo, com a sua autonomia de 620 km (ciclo WLTP). É o primeiro automóvel familiar elétrico concebido de forma mais sustentável e preocupa-se com o bem-estar dos seus passageiros e com o mundo que o rodeia. É o automóvel familiar do futuro, hoje.
O automóvel familiar por excelência
É construído sobre a plataforma CMF-EV desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e o seu design é arrojado: a distância entre eixos é pequena em relação à média do segmento, mas o seu espaço é recorde. Tem uma bateria compacta (fornecendo até 87 kWh), que liberta ainda mais espaço no interior do automóvel para aproveitar ao máximo as proporções ideais. O motor debita até 160 kW (equivalente a 220 cv), pelo que o Scénic é ágil, vivo e adequado para qualquer condução. O interior é confortável para todos os passageiros. O teto plano e a distância entre eixos de 2,78 metros tornam-no espaçoso. Assim, há muito espaço para os passageiros (incluindo um raio de 278 mm para os joelhos na parte de trás) e para a bagagem (com uma bagageira de 545 litros). O inovador teto de vidro opacificante Solarbay e o apoio de braços Ingenious completam a gama de comodidades que aumentam o conforto.
O sistema multimédia OpenR Link inclui mais de 50 aplicações para que possa planear a sua viagem sem esforço e desfrutá-la com todos os que viajam consigo. A sua assinatura sonora caraterística está numa classe à parte – é resultado de um extraordinário trabalho de equipa com o compositor Jean-Michel Jarre.
E o novíssimo Scénic E-Tech é o primeiro modelo elétrico da gama Renault a integrar o acabamento Esprit Alpine, que lhe confere um caráter desportivo e estimulante. É fabricado na unidade de Douai (ElectriCity) e chega, ao mercado, no início de 2024.
O primeiro familiar produzido de forma mais sustentável
Construir uma empresa automóvel da próxima geração implica, principalmente, adotar uma nova perspetiva sobre os automóveis e a forma como os utilizamos, para tornar a mobilidade mais inovadora, mais responsável e mais segura para o maior número possível de pessoas. Trata-se também de reduzir a pegada ambiental dos automóvels ao longo de todo o seu ciclo de vida – durante a conceção e a produção, em estrada e no fim da sua vida, ou seja, do berço ao túmulo. Esta quinta geração do Renault Scénic abre caminho a uma nova visão da mobilidade. Um consumo mais inteligente e uma produção mais responsável são, cada vez mais, a norma. E, através do seu plano estratégico “Purpose e Renaulution”, o Grupo Renault transforma-se numa empresa da próxima geração, tecnologicamente orientada para a criação de valor económico, mas também ambiental e social, visando a neutralidade carbónica na Europa até 2040 e no resto do mundo até 2050. Pioneira da descarbonização, a Renault apresentou o seu concept car Scénic Vision – que ilustra o objetivo da marca de criar automóveis mais sustentáveis e visionários – na Cimeira ChangeNOW, em 2022. E esta visão começa a materializar-se com o primeiro automóvel familiar, totalmente elétrico, concebido de forma mais sustentável: o novíssimo Scénic E-Tech.
“Este automóvel familiar 100% elétrico é mais inventivo, mais generoso e mais adequado ao seu tempo do que nunca. Está a levar o desenvolvimento sustentável e a segurança para novos patamares. O novo Scénic E-Tech elétrico é montado em França, na fábrica ElectriCity de Douai, e abre um novo caminho para uma mobilidade mais ecológica, mais segura e mais vanguardista. O seu motor também é fabricado em França, na megafábrica de Cléon. Até 24% dos materiais do automóvel são reciclados e 90% da sua massa – incluindo a bateria – é reciclável, nos termos da Diretiva 2005/64/CE, em instalações industriais. Começou assim a viagem para uma nova mobilidade, mais segura e mais responsável!
Em 1996, o Scenic era um novo objeto que reinventava as regras e modernizava os automóveis familiares. O novo Scenic E-Tech 100% Elétrico segue este caminho. É um automóvel elétrico polivalente, concebido com foco na sustentabilidade, capaz de percorrer longas distâncias. Oferece um excelente espaço interior, mantendo-se compacto, com luminosidade, conforto e conetividade de última geração.”
Fabrice Cambolive, CEO, Renault
“O novíssimo Scénic E-Tech elétrico está orientado para a eficiência, a acessibilidade e a integração sustentável no ambiente. Foi concebido para que as famílias possam viajar livremente, em segurança e de forma mais responsável. O Scénic E-Tech encarna a nova linguagem de design da marca Renault. A sua generosa superfície curva evoca uma marca viva e humanista, e as suas linhas nítidas e precisas, combinadas com os numerosos detalhes de alta tecnologia, projetam o automóvel no mundo moderno e conectado.”
Gilles Vidal, Vice-Presidente para o Design, Renault