Novo Mazda CX-80: O novo porta-estandarte de 7 lugares da Mazda

A Mazda desvenda o seu novo Mazda CX-80, um SUV de até sete lugares, apresentação feita em modo virtual, no canal de Youtube da Mazda Motor de Portugal.

 

 

Na sequência do lançamento do CX-60, surge o novíssimo Mazda CX-80, o segundo dos dois novos modelos destinados à Europa integrados no grupo dos Large Products. Passa a ser o automóvel mais espaçoso da gama europeia da Mazda e tornar-se-á no seu novo porta-estandarte nesta região.

Nesta mais recente evolução da abordagem única de design Kodo da Mazda, os designers concentraram-se na elegância e pureza de uma estética japonesa minimalista, assente na eliminação de todos os elementos desnecessários, subjacente à abordagem “hands-on”, única dos designers e mestres artesãos da Mazda, que visa a produção de automóveis que só poderiam ter sido “Crafted in Japan”.

Com quase cinco metros de comprimento e uma distância entre eixos superior a três metros, o novo Mazda CX-80 é mais comprido, mais alto e tem uma distância entre eixos significativamente maior do que o popular CX-60. Dotado de uma terceira fila de bancos rebatíveis, o CX-80 poderá ter três configurações diferentes para a segunda fila, incluindo uma opção de dois Captain Seats independentes, com espaço de passagem para a terceira fila, ou combinados com uma também opcional consola central.

O inédito Mazda CX-80 apresenta-se com tecnologias apropriadas para um modelo que assume o estatuto de porta-estandarte da gama da Mazda na Europa, incluindo três novas funcionalidades: um novo controlo de voz integrado Alexa, um novo sistema de navegação híbrido, combinando as vantagens dos serviços offline e online, e uma nova tecnologia Trailer Hitch View, que utiliza o ecrã central e gráficos avançados para ajudar a posicionar o veículo se acoplado a um reboque.

No lançamento, o Mazda CX-80 estará disponível com uma escolha de dois grupos motopropulsores: e-Skyactiv PHEV, que combina um bloco a gasolina de quatro cilindros e um motor eléctrico, oferecendo um desempenho envolvente e excelentes credenciais ambientais; e e-Skyactiv D, um motor diesel de seis cilindros em linha, de elevada eficiência, integrando o sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V da Mazda, que proporciona um valores excepcionais em termos de performance, de emissões e de consumos de combustível para o segmento[1].

 

 

 

 

O sistema total inerente ao motor e-Skyactiv PHEV tem uma potência total de 327 cv/241 kW e 500 Nm de binário. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos, atinge uma velocidade máxima de 195 km/h e oferece 60 km de condução em modo 100% eléctrico. Com excelentes credenciais ambientais, apresenta um consumo médio de combustível WLTP de 1,6 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 36 g/km. Já o motor e-Skyactiv D gera 254 cv de potência, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos e atingir-se uma velocidade máxima de 219 km/h. O consumo médio de combustível WLTP é de 5,7 a 5,8 l/100 km e as emissões de CO2 de 148 a 151 g/km.

Ambos os motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e ao sistema de tração integral i-Activ da Mazda. O Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive) também permite uma escolha entre quatro Modos de Condução (Modo EV adicional na versão PHEV), sistema já introduzido no Mazda CX-60.

A plataforma do CX-80 apresenta uma suspensão dianteira de duplo triângulo e uma suspensão traseira multi-link para assegurar elevados níveis de conforto de condução, uma postura estável e um controlo suave da carroçaria. O seu sistema de tracção integral permanente, com predominância traseira, combina a estabilidade e a aderência com as características de neutralidade em curva de uma configuração de tracção traseira. O novo Mazda CX-80 tem, também, uma impressionante capacidade de reboque, de 2.500 kg.

O abrangente leque de sistemas avançados de assistência ao condutor i-Activsense do novo Mazda CX-80 tem como objectivo uma classificação de segurança de 5 estrelas na avaliação Euro NCAP. Entre as novas características de segurança estreadas no CX-80 incluem-se o Cruising & Traffic Support (CTS) com o novo Unresponsive Driver Support, o Smart Brake Support (SBS) com o novo sistema de mitigação de colisão frontal, e o Emergency Lane Keeping (ELK) com o novo sistema de assistência para evitar o trânsito frontal.

As pré-vendas do novo Mazda CX-80 irão arrancar em Maio, estando prevista a chegadas das primeiras unidades aos concessionários a partir do Outono de 2024. Os preços indicativos para aquisição do novo Mazda CX-80 em Portugal irão iniciar-se nos 63.304€ (nota: não inclui Despesas de Legalização e Transporte, nem Pintura Metalizada).

 

[1] Mazda CX-80 e-Skyactiv PHEV (WLTP, valores combinados, ponderados): Consumo de combustível: 1,6 l/100 km; Consumo de energia: 23,9 kWh/100 km; Emissões de CO2: 36 g/km, Classe de CO2: B. Consumo de combustível com a bateria descarregada: 8,1 l/100 km. Classe de CO2: G. (Valores preliminares)*;

Mazda CX-80 e-Skyactiv D (WLTP, valores combinados): Consumo de combustível: 5,7-5,8 l/100 km. Emissões de CO2: 148-151 g/km. Classe de CO2: E. (Valores preliminares)*.

You may also like...