Negócios com “Alma”

Magali Filipe, da Alma Consultoria & Coaching, revela como a empresa infunde “alma” nos negócios. Da ética ao revolucionário Mov’Alma, explore o caminho único que promete transformar a essência das organizações.

 

Magali Filipe, CEO

 

A missão da Alma Consultoria & Coaching é aumentar o desempenho organizacional, profissional e pessoal. Como vê o papel da empresa em ajudar as organizações a alcançar resultados de excelência?

O que leva uma empresa dotada dos melhores recursos tecnológicos, financeiros e humanos a ter dificuldade em chegar a resultados de excelência? Qual o fator inconsciente do sistema organizacional da empresa que está a bloquear estes resultados de excelência? É aqui, na obtenção destas respostas, que a equipa da Alma entra. Temos consultores com experiência em controlo de gestão e estratégia, especializados em coaching empresarial. É na conjugação das melhores técnicas de gestão com business e executive coaching que ajudamos a empresa a identificar o fator inconsciente do sistema organizacional que está a travar os resultados e introduzimos um plano de ação para objetivamente auxiliar a chegada ao resultado desejado.

Os sete princípios do código de ética e conduta da Alma são fundamentais para liderança, empreendedorismo e negócios. De que forma estes princípios orientam as práticas da empresa?

Os sete princípios do código de ética da Alma são o farol para a nossa atuação junto de cada cliente e para a contratação dos nossos colaboradores. É nos momentos de dúvida e de tomada de decisão que recorremos a estes princípios para eticamente escolhermos o caminho a seguir, respeitando a essência da Alma, da nossa equipa e do cliente. Falamos dos sete princípios do código de Bushidô – caminho do guerreiro. Este código foi criado pelos antigos japoneses para dar um conteúdo humano e honroso às lutas dos samurais. Está longe de ser meramente uma lista de princípios, é um estilo de vida para o processo, para o caminho. O principal objetivo do código Bushidô era formar guerreiros capazes de lutar pelo que se propuseram fazer, mas sem perder a sua essência humana. Na Alma vimos os líderes, empreendedores, empresários, não como guerreiros, mas como seres humanos com essência própria capazes de seguir os objetivos que se propuseram por caminhos incertos e muitas vezes difíceis.

Como o Mov’Alma contribui para preparar as equipas para trabalhar com maior autonomia no futuro?

O mov’alma nasce para dar corpo à gestão humanizada nas organizações assente em pilares como inteligência emocional, introdução do amor nas relações intrapessoais e interpessoais, código de Bushidô e business coaching. Vimos a empresa como um sistema, corpo e mente, em que cada pessoa é um conjunto de células desse sistema. Quando há sintomas de desequilíbrio no corpo da empresa, há indícios de haver um conjunto de células doentes e que podem contaminar outras. Um sistema saudável tem equilíbrio entre a mente e o corpo, e por isso, é capaz de superar qualquer desafio de forma saudável consciente e perfeitamente alinhado com a essência do sistema organizacional. O mov’alma é um processo, pressupõe ação e movimento, em que fazemos o diagnóstico para encontrar o conjunto de células que está doente na empresa e focamos as soluções para cuidar e tratar desse desequilíbrio. O mov’alma promove a liderança em rede, a produtividade, a reciprocidade, compromisso, a comunicação assertiva e a felicidade e bem-estar. Com estas práticas sedimentadas na cultura organizacional alinhadas com a essência da empresa, esta está preparada para qualquer desafio externo. Existem estudos que comprovam que a gestão emocional do amor nas organizações aumenta a produtividade, saúde e bem-estar, compromisso, o ROI (Reciprocidade Sobre Investimento), a qualidade da vida familiar e profissional, a criatividade e melhoria de gestão de processos, reduzindo a rotatividade de colaboradores e custos inerentes, a taxa de absentismo, custos de produção e ainda a dificuldade de ultrapassar desafios e imprevistos.

Quais são os planos futuros para beneficiar ainda mais os clientes?

O mov’alma é o produto que revoluciona a gestão de recursos humanos nas organizações. Fala-se em felicidade nas organizações, mas o amor ainda é tabu nas relações profissionais. O amor nas empresas passa pela equação que relaciona o amor próprio com o amor ao próximo, e tudo o que acontece à volta do resultado desta equação. Existem quatro perfis comportamentais do amor que traduzem e posicionam o indivíduo na forma como vive esta emoção nas relações profissionais, nomeadamente os nulos, os egoístas, os servidores e os amorosos. A gestão emocional eficiente do amor nas relações intrapessoais e interpessoais tem influência direta na motivação, saúde, disposição, satisfação, felicidade da pessoa no local de trabalho e inevitavelmente na família. Hoje em dia, em Portugal, trabalha-se entre 10 a 12h por dia, logo se passarmos essa parte do dia em relações saudáveis cuja equação do amor esteja equilibrada, as empresas serão diretamente beneficiadas e as famílias dos colaboradores também. Entramos nas práticas de salário emocional. Em outubro de 2024, trazemos para Portugal, pela primeira vez, o evento Essencializa-te, uma marca registada no Luxemburgo, criada por um parceiro da Alma com origens portuguesas. Esta iniciativa é dirigida aos empresários e trabalhadores, onde serão abordados diversos temas relacionados com a Humanização das Organizações. A iniciativa conta ainda com uma feira empresarial para promoção de produtos e serviços e fomentar as relações pessoais e profissionais dos participantes. O objetivo desta iniciativa é descodificar o conceito de gestão humanizada das organizações assente em pilares como liderança, abundância, comportamento, legado, social, inovação e comunicação. Leiria é a cidade que acolhe esta iniciativa.

You may also like...