15 anos rumo ao topo do mercado
No cenário empresarial, poucas histórias são tão fascinantes quanto a trajetória da EmiÁtomo. Fundada em 2008, a empresa iniciou as suas operações focada no comissionamento, preenchendo uma lacuna no mercado que não passava despercebida pelos seus fundadores. Teresa Relvas, Assistente de Direção da EmiÁtomo, em entrevista à Revista Business partilhou a jornada de 15 anos e as transformações que moldaram a empresa até os dias de hoje.
Em entrevista à Assistente de Direção da EmiÁtomo, Teresa Relvas, fica evidente que a empresa não apenas sobreviveu, mas prosperou ao longo dos anos.
Ao ser questionada sobre os primeiros passos da EmiÁtomo, Teresa destacou a decisão estratégica de diversificar as atividades desde a fundação, inicialmente concentrada no comissionamento e evoluindo para a manutenção, antecipando as exigências do mercado. Durante a pandemia, a empresa adaptou-se ao cenário, abandonando temporariamente as indústrias paralisadas e direcionando os seus esforços para a montagem de estruturas de painéis solares. Essa flexibilidade e adaptação foram cruciais para a EmiÁtomo enfrentar os desafios do mercado durante o período pandémico.
“Estamos também a aprender a trabalhar e a melhorar os nossos processos, os nossos próprios trabalhos, a formar a equipa e a aprender. Mas basicamente, tem sido isso, são as valências que temos desde a abertura”, resume Teresa. O ano de 2023 marcou um marco significativo para a EmiÁtomo, registando o maior volume de faturação desde sua fundação. Ao ser questionada sobre esse feito, Teresa Relvas expressa surpresa, mas destaca que, embora seja motivo de satisfação, o foco principal não reside apenas no volume, mas sim no facto de a empresa persistir em prosperar, mesmo diante de desafios.
Num mercado cada vez mais competitivo e global, Teresa realça diversos fatores distintivos da empresa, nomeadamente a experiência técnica da equipa, a eficiente gestão logística, a capacidade de formar uma equipa coesa e a sorte de contar com técnicos excecionais. Também a diversificação das atividades é enfatizada como essencial para enfrentar os desafios do mercado.
Embora as distinções recebidas, como PME Excelência e o reconhecimento do Top 10% da Scoring, não sejam o principal objetivo da EmiÁtomo, a Assistente de Direção reconhece o trabalho árduo e a competência da equipa. Esses prémios têm também um impacto positivo na moral interna, inspirando os colaboradores a continuarem com excelência. “Acho que, tendo em conta o panorama atual, é mais valorizado internamente como reconhecimento do nosso trabalho, um despertar de todos os trabalhadores do que propriamente um reconhecimento para os nossos clientes”, pondera.
Apesar de a valorização externa ainda não ser um fator decisivo para os clientes, o aumento nas propostas comerciais indica que a reputação da empresa está a ganhar força no mercado.
Com uma posição consolidada no mercado nacional e internacional, a EmiÁtomo vislumbra o futuro mantendo as suas vertentes atuais. Teresa Relvas revelou que a empresa pretende manter o foco na manutenção e na montagem de estruturas para campos solares. Acompanhando as tendências do mercado, a empresa espera retomar o comissionamento, à medida que as direções desse setor voltem a ganhar fôlego. “No próximo ano, pretendemos trabalhar na melhoria dos nossos processos na montagem das estruturas dos campos solares. Há muita coisa que temos de trabalhar, mas vai essencialmente passar por aí”, destaca Teresa. A EmiÁtomo continua a escrever a sua história de sucesso, navegando pelas águas desafiadoras do mercado com determinação, inovação e um compromisso inabalável com a excelência.