A simplicidade que faltava na mobilidade elétrica
A tecnológica portuguesa miio surgiu com o objetivo de tornar a mobilidade elétrica simples! A forma inovadora como atuam no mercado, e o olhar disruptivo face às necessidades do setor, permitiram o seu rápido crescimento e expansão além-fronteiras. Neste contexto, entrevistámos Daniela Simões, CEO da miio, que nos deu a conhecer um pouco mais sobre todo o trabalho desenvolvido pela sua equipa, que tanto tem feito a diferença na vida dos seus 350 mil utilizadores!
A miio foi fundada em 2019 com o objetivo de simplificar e democratizar a mobilidade elétrica. Como é que surgiu esta ideia e quais têm sido os valores e a visão da empresa até ao momento?
A miio nasceu em 2019, fundada por mim e pelo Rafael Ferreira, ambos condutores de veículos elétricos que sentimos na pele a falta de clareza no mercado de carregamento: onde carregar, quanto custa, e como simplificar a experiência de mobilidade elétrica. Com um foco forte na transparência e proximidade com a comunidade, a miio conquistou rapidamente a confiança dos utilizadores em Portugal.
Fomos pioneiros ao introduzir funcionalidades essenciais, como o cálculo antecipado do preço de carregamento, a possibilidade de carregar em qualquer posto através do smartphone, o acesso a carregamentos adhoc para estrangeiros e a classificação da rede nacional de carregamento. A visão da miio é clara: diariamente, trabalhamos para que a experiência de mobilidade elétrica seja mais simples, acessível e transparente. Nascemos centrados nas necessidades dos utilizadores e mantemos esse compromisso, inovando continuamente para democratizar o acesso à mobilidade elétrica e tornar a transição para um futuro mais sustentável o mais fácil possível para todos.
Nos últimos anos, a miio passou por uma expansão significativa, incluindo o avanço para o mercado francês e espanhol e a aquisição da Voltcharge. Quais foram os maiores desafios e aprendizagens durante este crescimento e internacionalização?
A expansão da miio para novos mercados, como França e Espanha, e a aquisição da Voltcharge foram etapas desafiantes e essenciais para o nosso crescimento. Como somos uma empresa focada no cliente, qualquer expansão implica superar barreiras culturais e linguísticas. Para nós, conhecer o cliente local e as suas necessidades é fundamental para proporcionar uma experiência personalizada e de qualidade.
A diversificação do nosso negócio com a miio Store também tem sido um desafio gratificante. A loja reflete a missão da miio de estar mais próxima das necessidades específicas dos utilizadores de veículos elétricos, oferecendo produtos que facilitam o seu dia a dia e melhoram a experiência de mobilidade elétrica. Cada nova etapa reforça o nosso compromisso com a inovação e com o serviço ao cliente.
A miio destacou-se no mercado por funcionalidades inovadoras como o desbloqueio de cabos presos, o Miio Score e miio Fleets. O que considera ser o principal fator diferenciador da empresa face aos concorrentes e de que forma isso se reflete na experiência do utilizador?
O principal fator diferenciador da miio é a nossa abordagem centrada no utilizador, oferecendo soluções que combinam praticidade, transparência e eficiência. Cremos verdadeiramente que deve ser o ecossistema a simplificar-se e não somente o utilizador a educar-se para uma nova realidade. Desta forma, queremos continuar a caminhar para oferecer soluções cada vez mais proativas, que removam esforço operacional do condutor e melhorem a fluidez nas nossas redes de carregamento. Por exemplo, o miio Score providencia uma classificação imparcial dos postos de carregamento, permitindo aos condutores de veículos elétricos tomar decisões informadas na altura de escolher o posto de carregamento. Esta funcionalidade ajuda a evitar frustrações associadas a postos de carregamento não fiáveis. Além disso, o miio Fleets oferece uma plataforma integrada para a gestão de frotas de veículos elétricos, permitindo às empresas acompanhar sessões de carregamento em tempo real, gerir cartões e colaboradores, e aceder a relatórios detalhados. Esta solução simplifica a gestão de frotas, aumentando a eficiência operacional. Ao focarmo-nos em soluções que atendem às necessidades reais dos utilizadores e empresas, a miio diferencia-se dos concorrentes, proporcionando uma experiência mais confiável e conveniente na mobilidade elétrica.
Recentemente, a miio ultrapassou a marca dos mais de 270 mil utilizadores registados e mais de um milhão de sessões de carregamento. Como é que mantêm a promessa de simplicidade, transparência e fiabilidade com uma base de utilizadores em tão rápida expansão?
A rápida expansão da miio é, na verdade, um resultado dessa estratégia e compromisso para com os utilizadores. Crescemos porque mantemos o foco nas suas necessidades e trabalhamos constantemente para tornar a mobilidade elétrica mais simples e acessível para todos. Hoje, estamos a chegar aos 350 mil utilizadores, um marco que nos enche de orgulho e reforça o nosso propósito. O nosso objetivo é continuar fiéis aos princípios que nos guiaram desde o início: simplificar o dia a dia da mobilidade elétrica, garantindo transparência e fiabilidade. Para os utilizadores de outros países, e para quem visita os locais onde a miio já opera, estamos empenhados em recebê-los na nossa comunidade com o mesmo entusiasmo, prontos para partilhar esta jornada rumo a um futuro mais sustentável e verde.
Com a crescente importância da sustentabilidade e do uso de energias renováveis, quais são as estratégias para contribuir para uma transição energética e promover um ecossistema de mobilidade elétrica mais verde?
A miio posiciona-se no mercado português como um comercializador de energia para a mobilidade elétrica que compra energia 100% proveniente de fontes renováveis, contribuindo para uma transição energética mais sustentável. Para promover um ecossistema de mobilidade elétrica mais verde, a miio aposta em estratégias como:
Soluções Tecnológicas Inovadoras: Através de funcionalidades que simplificam a condução do utilizador de veículo elétrico e aconselham a que o mesmo realize uma boa escolha: por exemplo, que tomada selecionar, para que possa elevar a produtividade da rede de carregamentos. Além disso, a miio aposta fortemente nas sessões de carregamentos digitais para que se evite produção e distribuição de métodos de autenticação físicos, como cartões RFID.
Educação e Sensibilização: Incentivando o uso de veículos elétricos, ao simplificar o acesso a informações sobre custos, eficiência e impacto ambiental, para acelerar a adoção de veículos de zero emissões.
Além disso, a miio está a inovar para garantir que se mantém à frente das tendências do setor, com iniciativas como a expansão internacional, o desenvolvimento de funcionalidades avançadas para a sua aplicação e parcerias estratégicas que potenciam a criação de novas soluções. Estas medidas não só melhoram a experiência do utilizador, como também fomentam a utilização de carros de zero emissões, tanto para empresas como para clientes particulares, contribuindo para que cada vez mais veículos elétricos estejam nas estradas.
Quais são as novidades e projetos futuros que a miio pretende lançar nos próximos anos, tanto em Portugal quanto internacionalmente? Existem parcerias ou inovações tecnológicas para continuar a liderar o setor da mobilidade elétrica?
Estamos a preparar um ambicioso projeto de internacionalização, que reforçará a nossa presença no setor da mobilidade elétrica em novos mercados estratégicos. Embora ainda não possamos revelar muitos detalhes, garantimos que novidades concretas serão anunciadas até ao final deste ano. Este movimento é um passo significativo para tornar a nossa plataforma acessível a um público global, mantendo o nosso compromisso com inovação e excelência.
Paralelamente, para 2025, estamos a desenvolver um projeto inovador baseado em inteligência artificial, que promete transformar a experiência dos utilizadores na nossa aplicação. Este avanço tornará a interação com a plataforma ainda mais intuitiva, simplificando e acelerando a forma como os utilizadores encontram o que precisam, desde localizar pontos de carregamento até às preferências dos seus perfis pessoais. Estamos confiantes de que esta tecnologia elevará os padrões de user-friendliness e consolidará a miio como líder em soluções de mobilidade elétrica.