Mais do que uma escola, uma família

É em Alter do Chão que se encontra a EPDRAC – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, onde se vive um espírito de comunidade entre alunos, professores, funcionários e pais sem igual. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Vera Tita, que recentemente assumiu o cargo de diretora daquela que é muito mais que uma escola.

 

Vera Tita, diretora

Foi no passado dia 29 de maio que tomou posse como diretora da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC). Como encara este novo desafio?

Este é, sem dúvida, um mega desafio. Se em circunstâncias ditas normais não seria fácil, nos tempos que correm a tarefa será muito mais árdua, pois estamos sujeitos a constantes mudanças e adaptações. O que sabemos hoje, amanhã será completamente diferente. Mas havemos de conseguir! Um desafio é mesmo isso, um desafio e este traz dificuldades, incertezas e lutas que têm de ser travadas. Importa partir com a vontade de realizar trabalho e com espírito de missão em prol do bem comum: a escola e os alunos.

 

Como descreveria o espírito vivido nesta escola?

Espírito de corpo e de pertença a um grupo. Temos por hábito dizer que “somos uma família” e na realidade este dizer vai-se entranhando e, quando damos por nós, sentimo-nos mesmo parte de algo. Os alunos chegam-nos muito novos, os pais confiam-no-los e a escola tem a obrigação de os formar o mais integralmente possível, passam assim a ser “nossos”. E juntos fazemos acontecer esse espírito que tanto nos caracteriza. Somos mais que uma escola. Vivemos um projeto que é de todos e que cresce e se concretiza com o apoio e esforço de todos: alunos, professores, funcionários, pais e comunidade envolvente. Tentamos sensibilizar para a partilha e para a grandeza humana; vibramos com as vitórias, mas também os fazemos sentir que na derrota há sempre uma grande lição: vergar, não partir e continuar!

 

A EPDRAC tem registado um crescimento ao longo dos anos, tornando-se numa referência a nível nacional. De que forma considera que a instituição tem contribuído para a promoção e desenvolvimento de Alter do Chão?

A EPDRAC tem sido uma das instituições do nosso concelho que mais tem contribuído para a promoção e o desenvolvimento do mesmo. É mais que sabido que as escolas são por natureza centros de desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas, pois fixam as populações, dinamizam a vida social, aumentam a empregabilidade, são objeto de investimento. A EPDRAC é um exemplo vivo desse desenvolvimento, pois tem contribuído bastante para o crescimento económico da região. Um concelho, cuja população não chega aos 3000 habitantes, ver os seus residentes aumentar em cerca de 150 jovens, durante nove meses, só poderá trazer benefícios, pondo em marcha todo um mecanismo que contribui para o crescimento/aumento da economia local. Alguns poderão considerá-los elementos perturbadores, mas uma moeda tem sempre duas faces, logo cabe-nos saber coexistir, sendo que a própria comunidade que os acolhe também os poderá moldar.

 

A EPDRAC tem assegurado o êxito dos seus alunos no mercado de trabalho. Isso deve-se à vossa aposta na sinergia com as empresas?

Temos feito realmente uma aposta muito forte nas parcerias e protocolos com as empresas. Os projetos e atividades desenvolvidas pela escola seguem uma calendarização estratégica, uma vez que o que se pretende é interagir com o meio envolvente, numa verdadeira aproximação ao mundo laboral. No entanto, a qualidade técnica que os nossos alunos demonstram nos seus estágios abre-lhes as portas do tão almejado mercado de trabalho, por isso temos casos de grande sucesso em várias frentes profissionais não só em Portugal, mas também um pouco por todo o mundo… até já temos um aluno a treinar cavalos em Hollywood.

 

O que podem os vossos alunos esperar do novo ano letivo?

Um recomeço! Estaremos todos diferentes depois desta experiência da pandemia.

Novos e diferentes projetos, porque ninguém regressará igual.

Muitos desafios, porque neste tipo de escolas os desafios fazem parte dos nossos dias.

You may also like...