LS Advogados: Compromisso real com as pessoas e com a justiça

Data:

Partilhar

O Dr. Luís Silva é advogado com mais de 35 anos de inscrição na Ordem dos Advogados, dos quais 19 anos integrando a estrutura dirigente da Ordem dos Advogados. Foi Vice-Presidente do Conselho Regional de Lisboa, membro do Conselho Geral e também Presidente da Comissão Nacional de Estágio e Formação e Comissão Nacional de Avaliação da Ordem dos Advogados durante três anos.

 

 

Dr. Luís Silva, Advogado

 

Atualmente, o Dr. Luís Silva trabalha em prática individual, exercendo uma advocacia que, necessariamente, obriga a um vasto conhecimento de diversas áreas. Quais são as áreas preferenciais de atuação ?

Tive e tenho a oportunidade de servir a advocacia e os legítimos interesses do cidadão que é o verdadeiro destinatário da Justiça, através do que considero ser uma muito honrosa profissão e um privilégio.

Fui adquirindo uma vasta experiência e especialização em determinadas áreas, preferencialmente no Direito da Família e Menores, no Direito Criminal na parte relacionada com os crimes que mais atingem as famílias e também as crianças, designadamente a violência doméstica, maus-tratos de natureza física, psicológica ou sexual, subtração de menores, e consequentes danos patrimoniais e psicológicos.

A experiência é partilhada com a equipa que, atualmente, integra a LS Advogados.

Fala-se muito sobre os atrasos na Justiça, a demora excessiva na resolução dos problemas nos Tribunais e muitas pessoas têm receio de intentar ações assustadas pelo tempo que demorarão a ter uma decisão eficaz. Como é que a Luis Silva Advogados pode ajudar?

De facto, nesta jurisdição existe uma generalizada insatisfação e os cidadãos queixam-se de decisões menos adequadas, carentes de uma melhor e mais célere justiça real e de proximidade ao seu caso concreto. As decisões dos tribunais em geral são justas mas demoradas, perdendo eficácia e algumas delas mesmo inexequíveis, fora da realidade.

Asseguramos uma resposta adequada às verdadeiras necessidades de cada caso, esclarecendo imediatamente o cliente que, por vezes, nem sequer percebe a verdadeira dimensão dos problemas de fundo, contaminado pela sua visão subjetiva e focado apenas na sua visão que o prejudica e impede de avançar para a resolução do caso. Dominamos plenamente a matéria e transmitimos, com a máxima clareza e transparência possível, a solução e, assim, confiança plena ao cliente que lhe permite uma atuação eficaz para o seu dia a dia.

Esta advocacia exige cada vez maior especialização, elevado investimento em formação e atualização permanentes que permitam dominar profundamente todas as questões altamente  complexas das famílias, através de uma visão interdisciplinar, muitas vezes implicando o estudo de áreas para além do judiciário a fim de que o nosso trabalho seja profícuo, útil e eficaz até para o próprio julgador.

Os problemas e os processos ativos que nos chegam ao escritório são muito complexos, quer pelas matérias, quer pelos problemas neles levantados, quer pela atitude das partes quer pelo confronto emocional que sempre suscita trabalhar com tais sentimentos, aumentando o nível de exigência e acompanhamento na nossa resposta.

 

Dra. Mariana Correia Pais, Dr. Luís Silva e Dra. Catarina Rodrigues da Silva

 

Como é que a Luis Silva Advogados pode ajudar os seus clientes e o que a distingue?  

A escolha do advogado é uma das decisões mais importantes que se reflete diretamente na vida e nos interesses do cliente e também, na vida da família anterior e atual, sobretudo no que diz respeito aos processos de família e menores.

Na Luis Silva Advogados contam com uma excelente equipa, altamente motivada e direcionada para a resolução efetiva dos problemas, garantindo um acompanhamento próximo, empenhado  e humano.

Ao longo dos anos, adquirimos competências especiais, assegurando um serviço de qualidade e pragmático, com vista a solucionar definitivamente os problemas de quem nos procura. O que é especialmente importante num contexto de relações de elevada conflituosidade que, infelizmente, é muito comum no âmbito dos processos de família e menores. Em consequência dos problemas que os clientes trazem a conflituosidade, mágoa e rancor internos são inevitáveis, mas têm que ser trabalhados. É preciso ajudar os clientes para que mudem a sua atitude inicial e não mantenham a eternização do conflito.

Grande parte dos nossos clientes aparece com processos em estado adiantado,  em que o conflito parental está instalado, confinados a um vício de alta emotividade, hostilidade e retaliação, conduzindo-se de modo desgovernado, desejando levar “tudo à frente”, especialmente o outro progenitor e, por vezes, até a própria criança. O advogado tem a obrigação de ajudar a diminuir o litígio e procurar soluções.

É necessário reformular esta atitude dos pais por inútil e inconsequente e pela qual o único resultado é obter, da outra parte, a mesma resposta mas ainda com maior agressividade e conflito.

O papel do advogado é encontrar e transmitir a solução adequada, para o cliente e para a criança, tendo em conta cada situação concreta.

Percebemos então que a área de família e menores (divórcios e partilhas, regulação das responsabilidades parentais e sucessões) é uma área de especial emotividade e conflito. Qual a sua abordagem?

Há várias etapas nestes processos. Começamos por analisar detalhadamente todos os elementos do processo; dedicar o tempo necessário a cada causa, pois não há dois processos iguais. É importante conhecer bem o cliente e muito bem os problemas de fundo que vamos resolver. Temos de ter a disponibilidade necessária para nos dedicarmos sinceramente a cada caso. Privilegiamos também a humanização e individualização de cada cliente e do seu caso concreto, respeitando a dimensão com que cada situação é vivida e sentida pela pessoa. A assistência a prestar é altamente individualizada. Depois, definimos em equipa e com o cliente os métodos, caminhos e objetivos concretos para cada caso concreto. Trabalhamos com eficiência: dar uma resposta adequada e célere ao cliente, com um esclarecimento completo logo desde a primeira consulta, mantendo a proximidade ao longo de todo o processo. E claro, informar o cliente de tudo o que se passa ao longo de todo o processo, para que haja interação, partilha e confiança entre todos. É a vida dos clientes que está em jogo.

E quanto aos Tribunais e aos tempos de resposta, o que importa dizer aos clientes?

Há que ter consciência das limitações em termos de resposta por parte dos Tribunais e das entidades que operam nesta área da família, um dos pilares sociais com mais rápidas transformações e de uma sociedade sem meios para dar resposta às exigências diárias. Não há modo mais célere e mais protetivo da criança do que recorrer aos Tribunais.

Quais as principais dificuldades que um cliente com situações para resolver na área de Família e Menores sente quando procura um advogado? O que procuram num advogado?

Os clientes procuram competência, confiança e credibilidade. E é o que encontram na Luis Silva Advogados.

No final do processo, os clientes transmitem-nos a sua gratidão e, por vezes, até permanecem grandes amizades, lembrando-se de nós nas épocas festivas e quando os seus amigos necessitam de Advogado, indicando, reconhecidamente o nosso contacto. O que nos demonstra a gratidão e a qualidade da experiência emocional que viveram em equipa connosco, e nos deixa naturalmente sempre emocionados e honrados com o reconhecimento da qualidade do serviço prestado. Para bem do cidadão, o verdadeiro e último destinatário da Justiça.

Newsletter

Últimas Edições

Artigos Relacionados

PUB