O Auditório Agostinho da Silva, da Universidade Lusófona, foi palco da Conferência “Mulheres Transformando o Mundo”, um encontro de elevado prestígio que reuniu líderes e personalidades de referência nacional e internacional para celebrar e debater o papel essencial das mulheres na transformação económica, social e institucional do mundo contemporâneo.

Organizado numa parceria estratégica entre o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Lisboa e a G100 – Communication, Advocacy & Mediation Wing (ASA), liderada por Linda Pereira, o evento destacou-se não apenas pelo nível dos intervenientes, mas pela força inspiradora das vozes femininas que ali se fizeram ouvir – num espaço de pensamento, partilha e ação.
A sessão de abertura esteve a cargo de Linda Pereira, que, na qualidade de Global Chair da G100, deu o tom a um programa que se assumiu como profundamente transformador: “Não se trata apenas de inspirar. Trata-se de agir, de propor caminhos e de estar presente com firmeza e elegância onde é preciso decidir e liderar.”, reforçando a importância de uma liderança feminista global, estruturada na ética, na diplomacia e no compromisso com o bem comum.


Um programa de excelência
A conferência contou com a intervenção da prestigiada Luíza Helena Trajano, empresária brasileira e Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, a mulher mais influente no Brasil e entre as 100 empresárias mais influentes do mundo, que lidera também o Grupo Mulheres do Brasil, um movimento cívico global de mulheres empenhadas em transformar o país e o mundo através da ação social e do empreendedorismo feminino. A sua intervenção abordou o papel da mulher empreendedora e voluntária, num testemunho poderoso e comovente.
Seguiu-se a apresentação institucional do Núcleo Lisboa do Grupo Mulheres do Brasil, conduzida por Cláudia Souza Morelli.
O primeiro painel, intitulado “Mulheres em Movimento: Histórias de Empreendedorismo, Imigração e Superação em Portugal”, deu voz a experiências de resiliência e sucesso com Luíza Trajano, Ana Paula Costa, Catarina Coelho e Roberta Medina, sob a moderação de Patrícia Garboni.
O segundo painel, “Mulheres no Comando: Visões para um Mundo em Transformação”, reuniu vozes influentes como Ana Jacinto, Carla Mouro, Cristina Gomes, Eliana Medeiros e Helena Mourão, num debate moderado por Pedro Ramos.




