Liderança no Marketing Digital

Data:

Partilhar

Patrícia Nabeto, Country Manager da Incubeta Portugal, em entrevista à Revista Business Portugal, revela as apostas da empresa em novos projetos, de que forma estes têm impulsionado o crescimento no setor e desmistifica a ideia atual da liderança no feminino.

A Incubeta conjuga expertise global com excelência local, marcando presença em mais de 17 países, com escritórios nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa, África, Médio Oriente e Ásia-Pacífico. “Oferecemos um leque abrangente de serviços de marketing digital, focados em ajudar os clientes a transformar a sua abordagem ao marketing através da medição de resultados, proporcionando soluções inovadoras nas áreas de Marketing Intelligence, IA, Ativação de Media Digital, Ad Tech e Creative Tech. O nosso portefólio de clientes nacionais e internacionais, abrange diversos setores de negócio, e as nossas equipas interdisciplinares a nível local e global permitem-nos trazer para Portugal soluções altamente inovadoras para maximizar a sua presença omnicanal”.

Para ter sucesso como Country Manager em Portugal, é crucial dar uma forte ênfase ao desenvolvimento estratégico de mercado e ao fomento da excelência operacional, aproveitando os pontos fortes da Incubeta. Isto implica elaborar uma visão clara do mercado alinhada com as estratégias globais, capitalizar a dinâmica do mercado com soluções inovadoras e perseguir oportunidades de crescimento através da expansão de mercado e de parcerias estratégicas, como o Google. Simultaneamente, requer liderar e inspirar uma equipa de alto desempenho, supervisionar as operações diárias, atrair talento e promover a colaboração com parceiros-chave e stakeholders da indústria.

“As relações com clientes e o desenvolvimento de negócios são cruciais, alcançados através do cultivo de relacionamentos sólidos com os clientes, da condução de novos negócios com estratégias de vendas eficazes e da atualização constante sobre as tendências da indústria. Para que possamos crescer de forma sustentável desafio as equipas a fazerem as perguntas certas em todas as interações com clientes, salientando que o nosso valor não está na venda de tecnologia, mas na venda do nosso conhecimento e expertise. Temos sempre de perceber como é que as nossas soluções encaixam naquele momento para os clientes e, temos também que ser muito ágeis se, em algum momento, essas soluções já não estão a servir. Isto faz-se com uma aproximação ao cliente, de modo a criar confiança para apostarem em novos caminhos”, esclarece Patrícia Nabeto, Country Manager.

 

Patrícia Nabeto, Country Manager

 

Ser líder no feminino

“Sendo mãe de três filhos e um cão e apaixonada pela minha carreira profissional, o equilíbrio profissional e pessoal é algo que me desafia constantemente. Antes de mais nada, para estar no meu melhor, procuro dedicar tempo de qualidade (não dou valor à quantidade ) à família e amigos. Selecionar os momentos importantes é, por vezes, desafiante numa vida repleta de viagens e exigências profissionais, mas a minha intuição tem sido um enorme guia. Procuro também cuidar de mim: caminhar, ler e meditar são peças fundamentais para o meu equilíbrio. Dada a minha área profissional tenho ainda uma enorme necessidade de desconectar: a natureza é muitas vezes onde carrego baterias e onde tenho momentos de verdadeira inspiração e inovação. A minha carreira e vida pessoal tem sido bastante diversificada e rica. Vivi em mais de quatro países: Espanha (Madrid), Reino Unido (Londres), Suíça e Portugal e trabalhei em várias empresas e setores e fi-lo inspirada por uma enorme vontade de aprendizagem constante. Avanço para os novos desafios, acreditando sempre que darei o meu melhor e com confiança que, ao fazê-lo, irei inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo. Para mim, um dos aspetos que mais me dá satisfação é construir equipas, é ver crescer pessoas, é promover colaboração e perceber que elas crescem pessoal e profissionalmente”, confidencia.

No início da sua carreira, Patrícia nunca sentiu ter sido tratada de forma distinta por ser mulher. Acredita que qualquer mulher pode ocupar um cargo de liderança em qualquer setor, desde que tenha rigor e empenho no que faz. Além disso, mostra-se convicta de que a mentalidade das pessoas está, passo a passo, a mudar através da educação e das atitudes das mulheres, que agora encaram as suas carreiras profissionais de forma diferente. “A sociedade está em evolução, e os jovens precisam de entender que a questão de género, incluindo as construções sociais que afetam a vida e as oportunidades de homens, mulheres e pessoas com identidades de género diversas, não fazem sentido. Mesmo assim, em Portugal, existe ainda um longo caminho a percorrer para aumentar a representação feminina em cargos de liderança mas acredito que estamos num bom caminho e vemos, já em Portugal, bons exemplos disso nos mais variados setores. Sou apologista da meritocracia independentemente do género. Tive a sorte de ter uma mãe brilhante profissionalmente que sempre me incutiu que, com trabalho e dedicação, tudo é possível”,  analisa.

Na empresa que lidera, os colaboradores são profissionais bem preparados e capacitados para o mercado digital, de forma a garantir rigor e excelência no trabalho realizado. A aposta na formação contínua, a criatividade, a proatividade e a disposição para enfrentar desafios são pilares fundamentais que, segundo Patrícia Nabeto, são essenciais para o sucesso de uma empresa. A nossa entrevistada acredita que cada experiência traz uma oportunidade de aprendizagem, o que fortalece a equipa e contribui para excelentes resultados.

Os pilares do sucesso

Patrícia Nabeto assumiu a liderança da empresa recentemente, mas acumula mais de 20 anos de experiência. Com um percurso notável no setor do marketing digital, em empresas como o Google, GroupM, Nielsen, startups e scaleups e o Grupo Impresa, considera que os pilares fundamentais do sucesso são a inovação, resiliência, determinação, ambição, competência e nunca desistir. “Há novos caminhos, há formas diferentes de fazer aquilo que, por vezes, pensamos que é impossível e tento incutir nas equipas esta atitude de que a resiliência e a criatividade são muito importantes para conseguirmos chegar a bom termo sobretudo quando se trabalha no digital”. Enquanto mulher, Patrícia admite que a qualidade e o tempo dedicado às relações interpessoais é uma mais-valia para se conseguir inspirar e, desta forma, partilhar a sua experiência com aqueles que encontra ao longo do seu caminho profissional. “Estes elementos são essenciais para alcançar os melhores resultados”.

A aposta na inovação

A Incubeta investe continuamente em tecnologia e talento para melhorar as suas soluções de marketing digital. Os nossos parceiros estratégicos são um pilar do nosso crescimento. A empresa visa trazer inovação e testar novas soluções para os clientes, inspirando também as suas equipas. O uso da inteligência artificial tem-se consolidado como uma ferramenta essencial, uma mais-valia, integrada em todas as suas ofertas. “Temos a IA incutida em todas as nossas soluções. Esta abordagem permite otimizar as formas de trabalho, proporcionando aos clientes uma experiência mais eficiente, reduzindo o tempo necessário para a implementação das estratégias, diminuindo custos e oferecendo rapidez nos resultados”, admite.

Com uma abordagem inovadora e adaptável, a empresa tem-se posicionado de maneira eficaz no mercado, ao explorar oportunidades que emergem constantemente. Patrícia é perentória em afirmar que “a procura por soluções criativas e a disposição para enfrentar novos desafios são essenciais para manter a competitividade e a relevância num ambiente digital em constante evolução”.

O futuro da Incubeta

A empresa está focada em vários objetivos que passam por garantir que os clientes sejam o espelho das competências da mesma, que queiram inovar e adaptar-se ao mercado aumentando, deste modo, a competitividade a longo prazo. Além disso, conseguir que as empresas portuguesas possam competir, a nível internacional, é também um fator ao qual a empresa dá muita importância.

Assim, a Incubeta está bem posicionada para enfrentar os desafios do mercado e impulsionar o sucesso dos seus clientes. À medida que a empresa continua a evoluir e a adaptar-se, reafirma o seu compromisso em transformar o marketing digital, promovendo uma experiência excecional e resultados evidentes. “A diferença que podemos fazer na vida das empresas portuguesas reside em simplificar a complexidade do marketing digital e transformá-la em resultados tangíveis. Ao integrar dados, tecnologia e criatividade de forma estratégica, ajudamos as empresas a inovar e a crescer com confiança no ecossistema digital, cada vez mais dinâmico. A nossa equipa experiente está ao lado dos nossos clientes para transformar desafios em soluções e dados em oportunidades”.

Newsletter

Últimas Edições

Artigos Relacionados

PUB

This will close in 5 seconds