Junta de Freguesia de Paredes: Um espólio de natureza e cultura

Artur Silva assume desde 2017 a presidência da Junta de Freguesia de Paredes e foi com ele que estivemos à conversa para conhecer um pouco melhor este território do norte de Portugal. Em entrevista à Revista Business Portugal, Artur Silva desvendou alguns dos tesouros escondidos no concelho e revelou os principais projetos em vista para a freguesia.

Assume desde 2017 a presidência da Junta de Freguesia de Paredes. Quais os principais projetos em vista para este mandato?
A freguesia de Paredes resultou da agregação de sete freguesias, sendo por isso uma freguesia bastante heterogénea em termos de comunidade. Apesar de ser já uma freguesia bastante desenvolvida, existem ainda alguns constrangimentos, que pretendemos solucionar o quanto antes, sobretudo no que diz respeito aos arruamentos, principalmente nas freguesias da periferia, a às estruturas básicas de água e saneamento, que ainda não existem em grande parte da freguesia. Acredito no nosso potencial e estamos agora a trabalhar no desenvolvimento de algumas infraestruturas que irão, certamente, alterar por completo a freguesia de Paredes. Exemplo disso é a piscina ao ar livre, que pretendemos construir no Parque da Cidade, a recuperação do Estádio das Laranjeiras, e ainda a recuperação do pavilhão gimnodesportivo que é, na minha visão, uma peça fundamental para toda a freguesia uma vez que, permitirá recuperar o gosto e a paixão pelo desporto. Para além disso, foi também já feito um levantamento da cidade, para que no futuro possamos construir algumas rotundas para facilitar a fluidez do trânsito. Já solucionámos um ponto crítico de acidentes, no entanto ainda existem algumas situações que merecem especial atenção e estamos a trabalhar nesse sentido.

A freguesia de Paredes caracteriza-se pela forte componente cultural. Quais os principais eventos realizados ao longo do ano?
Na freguesia de Paredes temos dado especial atenção à cultura e, por isso, temos procurado implementar uma série de atividades culturais. Exemplo disso são as Caminhadas Noturnas, que temos procurado introduzir, e que se realizam todas as sextas-feiras 13. Este é um evento que pretende promover a atividade física, com uma caminhada e convívio, mas, do mesmo modo, celebrar o misticismo criado em torno da sexta-feira 13. A caminhada decorre pelas belas serras de Paredes e os participantes poderão vivenciar experiências, divertidamente, aterradoras, sempre com uma componente cultural forte. No final, temos uma deliciosa “Queimada Galega”, que conta com ofertas aos participantes, como um copo em grés, personalizado, e uma gola de malha.

O turismo está em crescimento por todo o país e a freguesia de Paredes não é exceção. O que é que o concelho de Paredes tem para oferecer a quem a visita?
Temos o Mosteiro de Cête, que é um mosteiro de referência, o Mosteiro de Vilela, a ponte romana de Castelões de Cepeda, ou ainda a igreja de Louredo, que é, também ela, uma referência. Para além disso, temos também as paisagens naturais como é exemplo a Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, ou a Torre de Alcoforados, em Lordelo. Há uma série de pontos de interesse turístico que são necessários explorar, promover e dinamizar. Paredes está agora integrado no Parque das Serras do Porto, o que irá ser um contributo para o desenvolvimento do turismo de natureza no concelho. É também no sentido de promover potencialidade da nossa beleza natural que estão a ser criados percursos pedestres, que permitirão a todos os que nos visitam conhecer alguns locais de grande beleza. Na freguesia de Paredes destaco a Ponte Romana de Cepeda como um dos maiores exilibris, a Casa da Cultura, também conhecida por Palácio da Granja, o edifício da Junta que é classificado e tem um pelourinho de muito interesse turístico. Temos ainda igrejas, capelas e amplas quintas com palacetes.

Com o final de 2019 à porta que balanço faz deste último ano e o que podemos esperar no futuro da freguesia de Paredes?
Este foi um ano de muito trabalho. Nesta junta de freguesia, como em quase todas, o orçamento é muito pequeno, o que não permite projetar grandes obras, por isso, este foi um ano marcado sobretudo por pequenas intervenções, mas de grande importância para os nossos habitantes. Para o futuro pretendemos concluir algumas das grandes obras que temos projetadas e para isso contamos com a ajuda da Câmara Municipal de Paredes, que, graças ao seu apoio incondicional nos tem permitido alcançar alguns dos nossos objetivos. Espero que o novo ano nos traga a concretização de vários projetos e que smarcado pelo desenvolvimento do concelho.

 

You may also like...