Lusoracks: A certeza de bons negócios

Sediada em Rebordosa, Paredes, a LusoRacks é uma referência no mercado nacional em sistemas e soluções de armazenagem. Alexandre Alves é o rosto por detrás da empresa e foi com ele que estivemos à conversa para compreender a génese do negócio e o mercado em que se insere.

É necessário recuar até 2008, ano em que Alexandre Alves regressou a Portugal, para melhor compreender a génese da LusoRacks. “Já trabalhava nesta área anteriormente, em França. Aqui, este tipo de negócio não estava muito desenvolvido, por isso, achei que seria uma boa oportunidade para regressar e agarrar este nicho de mercado”, começa por nos contar Alexandre Alves. A crise económica que acabara de afetar o país não travou o nosso entrevistado, que transformou a dificuldade em oportunidade. “A empresa surgiu no pós-crise e sem dúvida que os primeiros anos foram os mais difíceis, porque, para além de tudo, não havia muita procura”. A qualidade do trabalho desenvolvido ditou o crescimento e o sucesso da empresa e hoje, após dez anos de atividade, Alexandre Alves reconhece que “o balanço tem sido muito positivo”.

Soluções à sua medida
A LusoRacks encontra na compra e venda de estantes metálicas industriais, novas e usadas, o seu core business. O conceito é simples: “Para todos os setores que necessitem de organização, nós temos estantaria e soluções à medida das suas necessidades”. Com sistemas de armazenagem à medida do cliente, a LusoRacks desenvolve soluções para o perfeito controlo dos stocks do seu negócio, independentemente do seu ramo de atividade. “Temos todo o tipo de estantaria, que pode ir do escritório, à mercearia, ao armazém ou até à multinacional”, afirma. Com soluções que vão desde a paletização convencional, passando pelas plataformas e pelas estantes de arquivo, a LusoRacks tem disponível uma vasta gama de produtos que se adaptam a qualquer espaço, peso e tamanho de mercadoria a armazenar.

Novidade: Estantes de supermercado
Empreendedorismo é palavra de ordem numa empresa que pretende, em breve, entrar num novo mercado. A grande aposta para o futuro, e uma das novidades da empresa, são as estantes para supermercados, um nicho de mercado que, apesar de não ser recente, tem, na visão de Alexandre Alves, grande potencial de crescimento. “Pretendemos começar a comercializar estantes para supermercados. Este é um nicho de mercado com grande potencial e esperamos, em breve, estar em força neste negócio”. Este ramo de atividade terá disponíveis soluções de armazenagem que vão desde a estante simples, à estante dupla ou de canto. Aqui, pode encontrar o que necessita para “dar uma nova vida ao seu supermercado”.

Uma solução completa
Com uma vasta gama de serviços, que garantem a excelência do trabalho desde o primeiro contacto com o cliente, a LusoRacks merece especial destaque pelos serviços de pré e pós-venda. Com profissionais especializados e experientes, a LusoRacks compromete-se, desde o primeiro momento, a encontrar a solução mais eficaz para a sua mercadoria. “Geralmente, deslocamo-nos às instalações, fazemos um estudo e aconselhamos o cliente. A pré-venda é muito importante, porque, desta forma, conseguimos apresentar a solução que melhor se enquadra nas necessidades de cada um”, afirma o gestor. Mas o trabalho da LusoRacks não se esgota com a venda do produto. “É comum, por exemplo, os clientes mudarem de armazém e, por isso, necessitarem de estantes com novas dimensões. Nesses casos, apresentamos uma nova solução e compramos a estantaria antiga”. É, neste momento, que entram na equação da LusoRacks as estantes usadas e recondicionadas, que representam cerca de 80 por cento do volume de negócio. “Temos material usado e semi novo em excelentes condições. Esta é sempre uma ótima solução para as empresas que pretendem economizar”. Uma solução completa para o cliente e que Alexandre Alves reconhece ser pouco usual no mercado português. “Não conheço em Portugal quem faça isso. A maioria das empresas apenas vende estantes novas. Aqui, na LusoRacks vendemos novas e compramos as antigas”.

Serviços em destaque
• Inspeção Técnica Obrigatória – Norma EN 15635
• Aluguer de Estantes Metálicas – 0% Imobilizado – 0% Investimento

“Onde os clientes estiverem, nós vamos”
Com um corpo de trabalho composto por 20 colaboradores e unido por um ideal comum, a LusoRacks vem excedendo as expetativas dos clientes de norte a sul do país. Atualmente, com pontos de venda no Porto e Lisboa, a LusoRacks tem, recentemente, dado passos certeiros na exportação para o continente africano, mercado em que Alexandre Alves pretende apostar para o futuro. “Onde os clientes estiverem, nós vamos”. A par disso, o entrevistado assume que “estabilizar a empresa e continuar a desenvolver novos produtos” é o grande objetivo para o futuro da LusoRacks, sempre na “certeza de bons negócios”, conclui Alexandre Alves, CEO da LusoRacks.

You may also like...