Incoming Emotions: Uma filosofia de trabalho diferente
Enzo Vernuccio e Natália Gonçalves são a cara de uma empresa de turismo com uma filosofia de trabalho relacionada com a dignidade humana ligada à emoção. Em conversa com a Revista Business Portugal, os dois empresários falaram sobre o negócio, a equipa, os desafios e o futuro da Incoming Emotions.
Tudo começou com a palavra emoção. Enzo Vernuccio, natural de Itália, em conversa com o seu melhor amigo, decidiu criar, em 2010, uma empresa ligada ao turismo que tivesse um significado maior do que aquele que todos os que viajam veem neste tipo de empresas. O objetivo é realçar as emoções e vivê-las ao máximo, levando a filosofia da dignificação do ser humano para todo o trabalho da Incoming Emotions.
Enzo explica que quando decidiu avançar com este projeto tinha como foco o ser humano. “Não deixando de a Emotions ser uma empresa, com todas as suas características normais de um negócio, mas o nosso maior foco, desde o dia 1, e com todas as nossas falhas, é o ser humano”, refere. “Habitualmente, para uma empresa, o seu cliente é a pessoa que tem toda a atenção. Aqui não. Nós aqui damos, em primeiro lugar, a atenção a quem trabalha connosco”, comenta o dono da Incoming Emotions.
Para além de serem uma empresa com um negócio diferente dos negócios na área do turismo, Natália afirma que também são diferentes na forma como recebem os colegas que, todos os dias, trabalham consigo. “Nós aqui não queremos seguir todo aquele rigor e aquela frieza que existe no mercado de trabalho hoje em dia. Já não é tempo disso. Nós aqui tratamos todos com a sua individualidade e passamos a mensagem que somos todos uma família”, explica.
Essa realidade é traduzida na forma como trabalham e no local em que podem ser encontrados. A Incoming Emotions, desde o seu início, já teve três espaços com a particularidade de serem sempre em habitações. “Eu nunca quis o escritório puro e duro. Escolhemos sempre casas, que depois são adaptadas às nossas necessidades de trabalho, para estar. É muito importante este ambiente de familiaridade. Aqui ninguém é mais que ninguém”, continua Enzo.
Com uma equipa coesa, Natália e Enzo tem a trabalhar consigo uma mistura de oito nacionalidades, que dizem que é uma mais-valia para o trabalho, pois cada um traz algo novo para os projetos em que estão envolvidos. “Nós somos uma mistura do mundo e só podemos estar satisfeitos com isso. Fazemos questão de termos esta abrangência de países connosco”, dizem.
Com o lema de trabalho “um por todos e todos por um”, Natália deixa claro que esta forma de olhar o outro e de integrar o outro no dia a dia laboral é a maior mais valia da empresa. “Aqui toda a gente se sente bem, estão em casa. Se algum deles tiver um problema, toda a gente para e vamos ajudar a resolver essa questão. Esta é a nossa forma de ver o ser humano e de trabalhar. É diferente do que se vê no mercado, mas achamos que é assim que temos de olhar o outro”, explica.
O serviço que prestam
A Incoming Emotions está registada como operadora turística, mas o serviço que desenvolve e presta é um pouco diferente do nome a que lhe está associado. Enzo esclarece que, na realidade, o que se faz na sua empresa é a chamada “importação de turistas”, ou seja, a Incoming Emotions trata de toda a logística (estadia, transporte, roteiros turísticos, etc…) que passa a um outro operador turístico que, por sua vez, vende ao cliente final.
Habitualmente este tipo de serviços é direcionada para pessoas individuais ou para grupos, mas a Incoming Emotions é especializada em trabalhar para e com grupos, tal como conta Enzo. “Nós, ao contrário de outros operadores, só trabalhamos grupos. É mesmo a nossa especialidade. Tal como só trabalhamos, para já, em quatro países: Espanha, Portugal, Marrocos e França”. Com uma grande presença em Espanha, a empresa tem, ao longo do tempo, trabalhado no sentido de aumentar a sua área de atuação para que possam atingir um mercado mais alargado, mantendo sempre a qualidade que lhes é reconhecida.
O mundo do turismo é, segundo Natália e Enzo, um constante desafio. “Nós estamos sempre atentos a todas as mudanças do mercado em cada país. Aliás, nós tentámos sempre anteciparmos e criarmos alternativas para o que possa alterar-se. Não esperamos que algo aconteça para agirmos. Trabalhamos sempre nesse sentido”, avança Natália. “A palavra solidez neste meio é muito relativa. Tudo muda rapidamente. É preciso trabalhar todos os dias”, acrescenta Enzo.
PME Excelência e o futuro
A Incoming Emotions foi galardoada, pela IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, com o prémio de PME Excelência. O prémio foi recebido por parte de toda a equipa com grande entusiamo e grande alegria, pois representa todo o trabalho desenvolvido por todos ao longo dos últimos nove anos.
“É mais um motivo para continuarmos a dar o nosso melhor todos os dias. O nosso segredo, para conseguirmos atingir os nossos objetivos, passa por valorizarmos quem temos connosco, os nossos concorrentes, os nossos clientes e o produto que nós vendemos”, diz Natália com um sorriso no rosto.
Muito focados em fazer sempre melhor, a equipa sabe que, hoje em dia, o cliente final é cada vez mais exigente e tem outro tipo de conhecimento de todas as opções que estão disponíveis através das redes sociais, sites, entre outros. “O cliente já não é tão fiel como era antes. Hoje, a realidade é que o turista faz uma pesquisa exaustiva de tudo o que existe e escolhe sempre o preço mais baixo, com o melhor serviço. Não há como fugir disso. Por essa razão é que nos reinventamos todos os dias e trabalhamos para que as nossas propostas sejam sempre as mais apelativas”, remata Enzo.
Quando questionados sobre o futuro, Enzo desvenda um dos projetos em que tem trabalhado, em conjunto com Paolo Funassi, um dos elementos da empresa. “Emozioni” é o nome do novo desafio que fará com que os turistas fiquem a conhecer Itália, um dos destinos que, na opinião do Enzo, não é trabalhado em Portugal. Por existir essa lacuna no mercado e, sendo Enzo e Paolo italianos, nada melhor do que explorar um novo país com alternativas diferentes e com novas propostas.
Com uma filosofia de trabalho e de gestão humana muito diferente do habitual, a Incoming Emotions traz, diariamente, emoção a todos aqueles que andam à descoberta de um mundo novo através das viagens. Realizam sonhos, proporcionam bons momentos e, acima de tudo, trazem, ao mundo empresarial, uma nova forma de ver o mundo das equipas.