Cantinho Saloio: “O sabor da vida depende de quem a tempera”
Situado em Ferrel (concelho de Peniche), o restaurante Cantinho Saloio está a celebrar os 25 anos de atividade. O negócio passou para a segunda geração familiar e há cinco anos que Fábio Jesus e Vanessa Alves estão à frente da gerência do espaço.
Os pais de Fábio – João e Isabel Jesus – passaram parte das suas vidas em França. Quando decidiram regressar a Portugal e após um grande esforço e dedicação, decidiram investir e criar o próprio negócio. Foi então que abriram, em 1994, o Cantinho Saloio – o primeiro restaurante a nascer em Ferrel. O nosso entrevistado recorda que “os meus pais abriram no momento mais alto, dia 4 de agosto (a data de aniversário da casa e que nos dias de hoje ainda continua a ser um dia de muita festa)”. Para além de ser uma data especial e que marca o início deste projeto, é o dia que antecede as festividades da freguesia.
Em 2014, Fábio Jesus e Vanessa Alves agarraram este negócio familiar, mas é em 2018 que se dá a grande mudança. “Quando viemos para aqui optamos por dividir as tarefas: eu fico na cozinha e ela na sala”, garantindo que só desta forma é que “conseguimos dar mais atenção aos clientes e, ao mesmo tempo, disponibilizar um atendimento mais personalizado, talvez por sabermos falar bem inglês e francês. Isto faz toda a diferença, porque os clientes sentem-se como se estivessem em casa”, afirma.
Apesar de assumir o comando do negócio, Fábio não deixa de realçar que a ajuda dos pais no restaurante é uma peça fundamental para que tudo funcione, “porque, no fundo, fizeram esta casa crescer. Sem eles, todo este sucesso seria mais difícil”.
A 21 de junho de 2018 deram um ar mais moderno ao espaço com uma remodelação na decoração interior. “Quisemos criar um conceito de uma casa mais descontraída, mais calma, com música ambiente, para que o cliente aprecie uma boa refeição num ambiente acolhedor e confortável”, assinalam.
Especialidades de comer e chorar por mais…
Questionados sobre quais são as grandes especialidades da casa, os nossos entrevistados assumem ser uma questão difícil. “Todos os pratos têm boa saída e a carta reflete aquilo que nós gostaríamos de encontrar num restaurante: produtos frescos, de qualidade e, maioritariamente, locais”. Se começarmos pelas entradas, o espeto de gambas braseado com molho de manteiga e o mexilhão à espanhola são um sucesso para dar início à sua refeição. Nos pratos de carne destacam-se o naco no espeto à Cantinho Saloio, os mimos de porco preto no espeto, a grelhada mista no espeto à Cantinho Saloio e o frango na Brasa que já existe desde a data de fundação. Nos pratos de peixe apresentam o espadarte à “Bulhão Pato”, a açorda de gambas, as lulas no espeto e, mais recentemente, uma novidade: spaghetti negro com mexilhão e gambas.
Se não termina a refeição sem uma sobremesa, esta sugestão é para si: “temos mousse de chocolate com avelãs tostadas, panna cotta de frutos vermelhos, pudim de ovos caseiros, tentação de maçã (apenas quando têm maçãs mais doces) e a tábua de queijos com marmelada e frutos secos”.
Para acompanhar a refeição, não pode faltar um bom vinho. Fábio salienta que “têm uma garrafeira muito apelativa e completa que vai de encontro às expectativas dos clientes. Optamos por ter quatro/cinco vinhos de cada região do país e vamos alterando consoante a opinião dos nossos clientes”.
Como pode ver, opções não faltam para se deliciar e verificar o slogan da casa: “O sabor da vida depende de quem a tempera”.
Take away “Cantinho Saloio”
É desde 1994 e na porta ao lado do restaurante que o Cantinho Saloio dispõe de um take away, onde os clientes já estão fidelizados. Neste espaço irá encontrar frango na brasa, entrecosto, carne de porco à alentejana, bacalhau com natas, atum braseado e espadarte braseado.
Amigos do ambiente e a pensar no futuro do planeta, o Cantinho Saloio aderiu à utilização de sacos de papel, bem como guardanapos reciclados. Consideram que esta iniciativa é apreciada pelos clientes, mas também acreditam que estão a dar o contributo pessoal para o futuro do meio ambiente.
A equipa faz a casa
Com uma equipa de sete colaboradores – que no verão aumenta para dez -, Fábio e Vanessa dizem que o trabalho de todos é fundamental para que os clientes saiam do restaurante verdadeiramente satisfeitos. “Temos uma equipa fantástica e que nos ajuda bastante. Sabemos que os clientes voltam pela qualidade, mas também pelo serviço que prestamos”.
“Aposta ganha”
25 anos. São 25 anos que marcam a história do Cantinho Saloio. Os gerentes referem que “o balanço é positivo e foi uma aposta muito bem ganha”, acrescentando que “estes anos simbolizam um trabalho de família que ainda se mantém”.
Sobre o futuro, não escondem os projetos que, por enquanto, ainda estão só em pensamento. Até lá, deixam um convite aos nossos leitores: “Venha conhecer-nos e deliciar-se no nosso novo conceito”!