Haleon deliver better everyday health. With Humanity.

Mariana Real Carvalho, Diretora Geral Haleon

Como é que a Haleon está a abordar as necessidades dos farmacêuticos para melhorar a saúde no dia-a-dia? Quais são as principais iniciativas que a empresa está a implementar para apoiar estes profissionais?

Na Haleon, temos um propósito único – entregar melhor saúde no dia a dia, com humanidade. Sabemos e reconhecemos que todos os farmacêuticos desempenham um papel crucial na promoção da saúde do dia a dia e que têm um papel fundamental na contribuição para o bem-estar da população. Não só orientam os pacientes sobre o uso correto dos medicamentos e produtos de saúde, como prestam outros serviços diretamente à comunidade, sendo muitas vezes a primeira linha de diagnóstico e apoio à saúde da população. Sabemos que dentro de 25 anos, mais de 130 milhões de pessoas na Europa, terão mais de 65 anos, e Portugal é e será um dos países europeus com maior incidência de pessoas nesta faixa etária. Não existe nenhum sistema de saúde, tal como o conhecemos hoje, capaz de sustentar esta situação. Precisamos de resolver os problemas do futuro agora mesmo e, no meu entender, a solução chama-se  “autocuidado”. Desta forma, estamos conscientes de que é muito importante ajudar a ampliar as funções dos farmacêuticos e potenciar o seu papel como conselheiros de saúde na comunidade. Para maximizar a contribuição que os farmacêuticos e as farmácias podem ter para melhorar a saúde do dia a dia, entre outras medidas, acredito que é fundamental a aposta contínua em educação, formação e ajudar na prevenção. Neste sentido, para a Haleon é de extrema importância  o trabalho que desenvolvemos em construir relações de parceria com o farmacêutico, através de formação constante em diversas áreas, bem como na disponibilização de inovação em produtos e não só, que respondam às necessidades emergentes dos consumidores, e que ajudem a dar resposta na promoção da saúde e do autocuidado.

Como é que a Haleon pretende integrar os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social na sua abordagem?

Sermos uma empresa responsável é um imperativo estratégico para a Haleon. Faz parte do nosso DNA e é algo integrado em tudo o que fazemos, sendo extremamente importante, tanto para nós, como para os nossos stakeholders.

Neste sentido, reforçámos as nossas metas de sustentabilidade para os próximos anos, essencialmente através de quatro áreas: desenvolvimento de embalagens recicladas, redução da pegada de carbono, consciencialização para a alteração de comportamentos e responsabilidade social. Metas essas que conseguimos atingir dois anos antes do previsto. O nosso compromisso passa ainda por eliminar todos os plásticos problemáticos e desnecessários das nossas embalagens. Por ano, produzimos cerca de 1,1 mil milhões de tubos em 16 locais de fabrico e até 2025, o nosso objetivo é tornar todas essas embalagens recicláveis, através de tubos com uma nova estrutura que permitam que esta meta seja alcançada.

Com estes resultados, a Haleon foi reconhecida com uma classificação de baixo risco da Sustainalytics  e como um do ESG Top-Rated 2024 Companies. Fomos também recentemente adicionados ao Dow Jones Sustentabilidade Índice Europa (DJSI) 2023 e S&P’s 2024 Global – Anuário de Sustentabilidade.

No que diz respeito à responsabilidade social, esta é também uma preocupação constante. Algumas das iniciativas passam por, não só promovermos junto dos nossos colaboradores a participação em atividades de responsabilidade social e voluntariado, uns à escolha do colaborador, outros organizados pela própria empresa,  como termos uma politica de doação regular de produtos a instituições de apoio à população. Sendo uma empresa focada no autocuidado, e acreditando que é cada vez mais importante o reforço e apoio à literacia em saúde, estamos a trabalhar em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, para promover um maior conhecimento e consciencialização da importância do autocuidado.

 

 

 

Como é que a Haleon pretende usar os resultados do Índice de Igualdade na Saúde para orientar as suas estratégias futuras e qual o impacto esperado na contribuição dos farmacêuticos e farmácias para uma saúde mais equitativa e acessível?

Alcançar a igualdade na saúde é um objetivo ambicioso, mas essencial, pois a saúde é um direito de todos e não apenas de uma parte da população. “Entregar melhor saúde no dia a dia, com humanidade” é a nossa missão e implica tornar a saúde mais inclusiva e acessível a todos. É para isso que trabalhamos todos os dias, para oferecer às pessoas produtos inovadores e de qualidade superior, com base na ciência, inovação e forte compreensão humana, para que todos possam cuidar da sua saúde.

Os farmacêuticos e as farmácias desempenham um papel crucial na promoção de uma saúde mais equitativa e acessível, e o seu impacto pode ser significativo em diferentes áreas, como sejam o acesso a medicamentos e produtos de saúde, a educação e orientação dos utentes sobre o uso correto dos mesmos e quais os que melhor respondem às suas necessidades, mas também ao nível do aconselhamento e suporte emocional. É na farmácia, que muitos dos utentes podem ver as suas necessidades de cuidados de saúde satisfeitas, sem necessidade de deslocação a centros médicos ou hospitais. Pensando no futuro e no papel do autocuidado, acredito que os farmacêuticos, como outros profissionais de saúde, devem ter mais espaço e liberdade para comunicar com a população.

Através da construção de relações fortes de parceria com as farmácias e farmacêuticos, apostando continuamente na inovação, formação e educação, bem como na consciencialização e promoção da literacia em saúde, conseguiremos efetivamente assegurar uma saúde mais equitativa e acessível à grande maioria da população.

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