Há sempre um farmacêutico

Os farmacêuticos têm demonstrado ao longo dos anos o seu valor e contributo inestimável para a saúde das pessoas e para a sustentabilidade do país. Desde a sua intervenção na jornada de saúde e doença das pessoas enquanto profissionais que desempenham as suas funções nas farmácias comunitárias e contexto hospitalar até à sua participação enquanto elementos das equipas de investigação e desenvolvimento na indústria farmacêutica, os farmacêuticos têm contribuído para apresentar soluções tecnológicas e inovadoras para os problemas de saúde que afetam populações por todo o mundo e, assim, contribuir para melhorar os indicadores de saúde que são alvo de análise todos os anos.

 

 

Carolina Simão, Secretária-Geral da direção da APJF

 

 

Os farmacêuticos, como tantos outros profissionais de saúde, estão sempre onde são necessários, empenhados e ao serviço de todos e de cada um que precise de mais saúde.

Sempre, e de cada vez que um dos mais de 500 mil portugueses que diariamente vão às farmácias comunitárias entram em busca de aconselhamento, os farmacêuticos juntam o seu conhecimento e rigor a cada embalagem de medicamento que entregam com vista à sua segurança, saúde e bem-estar. São profissionais e membros ativos das suas comunidades, através de campanhas e programas de promoção de literacia em saúde e prevenção da doença, contribuindo para a mudança de comportamentos. Zelam pelos vizinhos que mais precisam, pelos idosos e enfermos e nas suas próprias casas, prestam conforto, apoio e os melhores cuidados ao seu alcance.

Os farmacêuticos têm conseguido trilhar um caminho de maior proximidade com as pessoas, de contribuição para o sistema de saúde e de melhoria no acesso aos cuidados de saúde. E, embora haja ainda um caminho a percorrer, tem havido reconhecimento por parte do poder político e das pessoas. Recordemos, por exemplo, a implementação do serviço de dispensa em proximidade dos medicamentos de contexto hospitalar que agora lhe permite ter os medicamentos de que mais precisa, ainda mais perto. Ou então, o serviço de renovação da prescrição da terapêutica crónica que reconhece o papel ativo do farmacêutico na rede de prestação de cuidados de saúde e que lhe dá espaço para contribuir, através de uma abordagem multidisciplinar, para o tratamento e controlo de uma doença crónica.

De cada vez que pensa sobre o seu estado de saúde, saiba que há sempre um farmacêutico disponível e empenhado para o ajudar e encontrar uma solução, se o seu contexto de saúde assim o exigir. Não só estes profissionais contribuem para a descoberta de novas tecnologias e soluções terapêuticas, como procuram garantir que existe equidade no acesso às mesmas. E o que seria de nós se não existissem farmacêuticos na área da distribuição farmacêutica que asseguram mais de 6 mil entregas diárias por todo o país, e cuja máxima preocupação é garantir as melhores condições de armazenamento? São eles que garantem que tem o medicamento certo à hora certa.

Também os farmacêuticos nos hospitais, heróis quase invisíveis, integram a sua equipa de saúde e discutem qual a melhor solução para si, em conjunto com os restantes profissionais que lhe prestam cuidados. Saiba que, diariamente, há farmacêuticos que contribuem para o desenho e fortalecimento de políticas de saúde e que almejam chegar mais longe, integrar outras áreas para que possamos ter mais e melhor saúde.

Saiba que, em qualquer lugar, há sempre um farmacêutico!

You may also like...