Ferrari escolhe AWS como Fornecedor Oficial de Cloud para inovar na estrada e na pista
Como parte da parceria com a Scuderia Ferrari, o logótipo da AWS vai estrear-se no carro da equipa e no vestuário dos pilotos este fim-de-semana no Grande Prémio de França.
A Amazon Web Services, Inc. (AWS), empresa da Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN), estabeleceu um acordo com a Ferrari S.p.A. para se tornar fornecedora oficial de Cloud, Machine Learning e Inteligência Artificial. Juntas, as empresas vão acelerar o ritmo da inovação em toda a organização Ferrari, incluindo o seu departamento de carros de estrada, GT Competitions, o Ferrari Challenge e a equipa Scuderia Ferrari FORMULA 1 (F1).
A Ferrari vai recorrer à amplitude e profundidade dos serviços da AWS e à sua reconhecida infraestrutura global, incluindo a região AWS Europa (Milão), para simplificar a conceção e os testes dos seus carros, proporcionando aos clientes experiências de condução emocionantes. Além disso, a Scuderia Ferrari vai recorrer à AWS para lançar uma plataforma digital de envolvimento de fãs, através da sua aplicação móvel, ao envolver centenas de milhões de fãs em todo o mundo com conteúdos exclusivos e personalizados.
“A Ferrari e a AWS representam ambos a excelência nas suas áreas. Como nosso fornecedor oficial de Cloud, acredito com convicção que a AWS vai possibilitar que a nossa empresa se torne uma organização orientada para dados, que utiliza o poder da tecnologia para melhorar produtos, aumentar o envolvimento com os fãs da Ferrari em todo o mundo e proporcionar experiências de condução cada vez mais emocionantes”, afirma Mattia Binotto, Diretor da Scuderia Ferrari. “Escolhemos a AWS devido ao seu foco contínuo na inovação, ao seu portefólio inigualável de capacidades e à sua experiência reconhecida no apoio a parceiros nas indústrias automóvel e desportiva. Ao longo da história, as corridas e a inovação têm sido o core da Ferrari e agora estamos ansiosos por aplicar o machine learning da AWS, as análises avançadas e a computação de alto desempenho em toda a empresa para possibilitar conhecimentos mais profundos e carros ainda mais potentes”.
Como fabricante de alguns dos carros com melhor desempenho do mundo, a Ferrari vai contar com as capacidades avançadas de análise, machine learning, computação, armazenamento e base de dados da AWS para obter, de uma forma mais rápida, conhecimentos sobre a conceção e desempenho dos carros na estrada e na pista. A Ferrari vai tirar partido da Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), que conta com uma gama de casos especializados para computação eficiente de alto desempenho (HPC), com o objetivo de executar simulações complexas que testam o desempenho do carro sob uma grande variedade de condições de condução e cenários de corrida. Como parte deste trabalho, a Ferrari vai utilizar casos baseados na AWS Graviton2, que oferecem de forma consistente um desempenho sete vezes melhor em comparação com os casos baseados em x86 da geração anterior. Além disso, ao explorar a escala ilimitada dos recursos HPC da AWS, a Ferrari pode executar milhares de simulações em simultâneo para obter conhecimentos mais rapidamente, antes de possíveis simulações de corrida num ambiente local. Como resultado, a empresa pode prosseguir uma abordagem ágil à experimentação de novos desenhos e estratégias para acelerar o seu ritmo de inovação.
À medida que a Ferrari passa da simulação à montagem dos seus novos protótipos de veículos, a empresa vai aplicar a análise AWS e o Amazon SageMaker (serviço da AWS que ajuda os programadores e cientistas de dados a construir, treinar e implementar modelos de machine learning na cloud e no seu limite) para informar os testes e obter conhecimentos mais profundos sobre o desempenho das suas peças e carros sob condições do mundo real. Para apoiar este trabalho e as suas simulações, a Ferrari vai construir um banco de dados com o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e utilizar o AWS Lake Formation para recolher, catalogar e limpar de forma rápida e segura centenas de petabytes de dados. A Ferrari vai examinar os fatores que têm impacto no desempenho do carro e no manuseamento do condutor, tais como a temperatura do motor a diferentes velocidades do veículo, os padrões de vibração do veículo em diferentes superfícies de estrada, assim como as cargas de suspensão que afetam a forma como o veículo se adere à estrada. Ao utilizar os serviços da AWS para obter uma visão holística do desempenho do automóvel, a Ferrari pode proporcionar aos seus clientes experiências de condução mais emocionantes, mas também mais seguras e mais fiáveis.
A Ferrari também vai recorrer à AWS para facilitar aos clientes a construção, compra e manutenção dos seus carros. Utilizando o Amazon Elastic Kubernetes Service (Amazon EKS) e o Amazon DynamoDB (base de dados de valores chave totalmente gerida pela AWS), a Ferrari será capaz de criar, implementar e escalar rapidamente experiências digitais melhoradas, tais como o Ferrari Car Configurator. Os consumidores podem usar o configurador para personalizar o seu carro e depois imergir nele através de visualizações 2D e 3D de alta resolução. A AWS também vai suportar o Hub de Informação Automóvel da Ferrari, que centraliza e gere a informação automóvel dos clientes, fornecendo-lhes informação proativa e personalizada relacionada com a manutenção e assistência.
Além disso, para os fãs das corridas de F1, a Scuderia Ferrari vai utilizar o processamento, reservatórios e serviços multimédia da AWS para potenciar uma nova plataforma de envolvimento de fãs digitais, através da sua aplicação móvel que irá informar, educar e entreter os seus fãs. Ao criar perfis personalizados, os fãs vão receber conteúdos exclusivos, tais como acesso virtual à garagem da Scuderia Ferrari e uma área de receção nos dias de corrida. A Ferrari vai também construir experiências de realidade virtual e aumentada, baseadas na AWS, que permitam trazer os fãs para a garagem e interagir com os pilotos e a equipa. Está ainda prevista a construção de uma comunidade virtual de fãs entre os milhões de utilizadores da aplicação para envolvê-los com quizzes nos dias de corrida.
“A AWS oferece a marcas globais icónicas, como a Ferrari, a amplitude de serviços, conhecimentos e agilidade de que necessitam para se manterem líderes nas suas áreas através da inovação e aprofundarem as suas ligações a clientes e fãs”, refere Matt Garman, Vice-Presidente Sénior de Vendas e Marketing da Amazon Web Services, Inc. “A Ferrari pode contar com a AWS para levar a condução e as corridas ao próximo nível, ao mesmo tempo que cria novas emoções entre a sua comunidade global através de uma personalização maior e novas experiências digitais. Além disso, como fornecedor oficial de cloud, estamos ansiosos por poder ajudar a Scuderia Ferrari a manter o seu recorde como a maior equipa de corridas do mundo”.
Para mais informações sobre o trabalho da AWS com a Scuderia Ferrari, visite www.aws.amazon.com/sports.