Feira dos Gorazes: A alma da economia de Mogadouro

A Feira dos Gorazes, que se realiza de 12 a 16 de outubro, promete ser um evento impulsionador para a economia do nordeste transmontano. Em entrevista, o Presidente da Câmara Municipal, António Pimentel, destaca a importância da feira como um catalisador para o desenvolvimento local, atraindo visitantes e impulsionando negócios.

 

 

António Pimentel, Presidente

 

 

A Feira dos Gorazes é um catalisador para a economia rural ao promover o território e os seus recursos em turismo, lazer e gastronomia?

Os Gorazes servem como um ponto estratégico para comerciantes e como uma plataforma para o lançamento de novos produtos, especialmente na área das máquinas agrícolas e da indústria agroalimentar. Além disso, funcionam como uma montra para o artesanato regional e atraem grande afluência de visitantes, levando à lotação esgotada dos estabelecimentos de alojamento e restauração. Negócios complementares, como transportes coletivos, táxis, postos de combustível, supermercados, talhos e lojas generalistas, também se beneficiam do aumento da atividade económica durante a feira e nos dias anteriores.

Quais são as expectativas do Município para a Feira dos Gorazes deste ano e que iniciativas e atividades estão previstas no programa?

As expectativas são elevadas para este evento, que visa promover o território e dinamizar a economia local, oferecendo tradição e qualidade a residentes e visitantes. O evento, que decorre entre 12 e 16 de outubro, contará com mais de 150 expositores, destacando produtos típicos, turismo, tradições culturais, cinegética, pecuária, agricultura e lazer. Haverá um espaço dedicado à pecuária, com exposição de raças autóctones e o Concurso de Cão de Gado Transmontano, além de uma montaria ao javali.  A Feira contará ainda com mostras e provas de gastronomia e vinhos locais, fechando todas as noites com grandes concertos e bailes populares, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia 13 de outubro.

Que políticas têm sido implementadas para potenciar a atratividade territorial, captar investimentos, criar empregos e fixar pessoas, dada a localização estratégica e boas vias de comunicação?

Desde novembro de 2021, o Município tem implementado várias medidas de apoio que têm gerado resultados positivos tanto para as empresas quanto para a população. Em Mogadouro, todos os alunos até ao 12.º ano recebem gratuitamente os livros de fichas, e os estudantes do Ensino Superior têm acesso a bolsas de estudo. As famílias são apoiadas desde a primeira infância, com medidas de apoio à natalidade, devolução dos valores pagos por creche, ama social, ATL ou Jardim de Infância, e refeições escolares gratuitas até ao quarto ano do ensino básico. As empresas são incentivadas a criar empregos com um apoio de cinco mil euros por cada novo posto de trabalho e a devolução dos custos com a segurança social durante 48 meses. O Município está dedicado a cuidar das áreas essenciais para o bem-estar da população e o progresso do concelho.

 

 

Quais são os principais projetos em curso e as prioridades do executivo para o desenvolvimento do concelho?

Estamos a implementar várias obras de regeneração urbana em Mogadouro e nas freguesias rurais, visando criar uma infraestrutura sólida para apoiar futuros projetos sociais e industriais, com ênfase na sua sustentabilidade e eficiência. Estamos também a apostar na potenciação do turismo com a construção de dois eco resorts na margem do rio Sabor, que oferecerão alojamento, restauração, desportos náuticos e lazer, aproveitando a beleza natural da região e os atrativos locais, e com o lançamento de novas iniciativas, como o Parque Biológico do Juncal e vários miradouros. Além disso, estamos a construir um novo Matadouro Municipal e a apoiar novas explorações agrícolas, cobrindo totalmente as despesas com a sanidade animal, para reforçar a capacidade dos produtores e melhorar o processamento e escoamento dos seus produtos. Com iniciativas nas áreas da saúde, cultura, social, educação e economia, o nosso objetivo é consolidar um projeto integrado que transforme Mogadouro e melhore a qualidade de vida dos seus habitantes, priorizando sempre o bem-estar das pessoas.

You may also like...