Essência de mulher, mãe e empresária

Apaixonada, determinada, autêntica, expressiva e detentora de uma forte inteligência emocional, assim é Patrícia Feliciano. Uma mulher motivada pela paixão à profissão, à família e aos seus sonhos. Um exemplo de excelência no empreendedorismo e na liderança feminina. Em entrevista à Revista Business Portugal, Patrícia Feliciano dá a conhecer o seu universo e a sua essência enquanto mulher e especialista imobiliária na RE/MAX Siimgroup.

 

Patrícia Feliciano, Especialista Imobiliária

 

 

 

As suas origens e a sua formação em Comunicação Empresarial e Marketing pelo ISCEM certamente moldaram a sua abordagem no sector imobiliário. De que maneira estas e a sua experiência contribuem diretamente para o seu sucesso atual como agente imobiliária?

O meu percurso profissional remonta a tempos bem longínquos, posso afirmar que vêm da minha essência:

  • quando ia com a minha mãe e a minha avó para o mercado em São Martinho do Porto. Além dos produtos que elas tinham, eu procurava no campo, onde vivia, produtos silvestres para vender por minha auto-recriação;
  • depois quando ia ajudar a minha tia na pastelaria;
  • mais tarde, quando fui para vários empregos de verão que sempre fiz questão de ter;
  • e, finalmente, enquanto estudava na faculdade aprendi e confecionei com a minha tia os famosos doces conventuais “trouxas de ovos”. Uma técnica que aprimorei e que acabou por ser o meu veículo para conseguir ter o que os meus pais não me conseguiam proporcionar. Nesta altura, a minha mãe estava sozinha em Portugal com duas filhas, enquanto o meu pai constituía nova família na Noruega. Foram tempos difíceis que marcaram o meu percurso. Sentia um dever de ajudar em tudo o que pudesse, as dificuldades eram muitas, embora os meus avós ajudassem em tudo o que podiam.
  • Durante o meu curso tive vários trabalhos: fazia trouxas de ovos; trabalhava num bar à noite ao mesmo tempo que estagiava.

Foi, sem dúvida, nas alturas mais desafiantes da minha vida que desenvolvi mais competências. Experiências extremamente enriquecedoras que treinaram o meu relacionamento interpessoal e a arte de servir. Uma busca por formas alternativas de contribuir e acrescentar valor, para poder ser autónoma e independente nas minhas decisões. Este foi para mim um ponto crucial para o meu desenvolvimento enquanto empresária.Esta foi a minha trajetória pessoal, que me preparou para o percurso académico. Sou muito grata por ter tido a possibilidade de estudar numa das mais conceituadas faculdades: Comunicação Empresarial no Instituto Superior de Comunicação Empresarial e Marketing no Princípe Real. Foi aqui que expandi horizontes e aprimorei a técnica de comunicar. Esta faculdade tinha uma grande componente prática, fomentando a imediata entrada no mercado de trabalho. Foi a minha porta de entrada para empresas como a Brisa, José de Mello Saúde, Grupo Brandia Central e Hotéis Dom Pedro. Por onde desempenhei funções de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, Comunicação Interna, Gestão de Crise e Gestão de Marketing.

Ingressada no mercado de trabalho, estagiei na Brisa no departamento de Marketing e Comunicação, onde desempenhei funções de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas,  ao nível de investidores da bolsa e organização de eventos. Enquanto estava nessas funções fui desafiada por uma empresa do grupo para ser Responsável do Departamento de Comunicação de Crise e Assessoria de Imprensa no Hospital Amadora-Sintra. Esta foi das experiências mais marcantes do meu percurso, pois lidei, pela primeira vez, com a pressão dos media e com o peso da responsabilidade mediante diretrizes do recém Conselho de Administração aprovado. Desafio superado, fui recomendada para integrar a equipa de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas no Grupo Brandia Central sendo responsável por contas como o Disney Channel, Hotéis Belver, Electronic Arts e Neiver. Foi nessa altura que fui desafiada a integrar o departamento de Marketing dos Hotéis Dom Pedro, onde desempenhei funções de Assessoria de Imprensa,  Relações Públicas, organização de eventos, ações de CRM, branding, merchandising, conceção da revista do grupo e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Aqui desenvolvi a minha capacidade de gerir recursos, de forma otimizada e criativa, pois o orçamento era sempre curto para as ações que pretendíamos desenvolver. Conseguimos criar um valor percebido elevado proporcionalmente aos recursos investidos.

Foram experiências extremamente enriquecedoras que moldaram o meu percurso, ganhando conhecimentos que aplico diariamente no meu trabalho e acrescentando valor ao serviço que presto hoje.

 

 

Com mais de uma década de experiência na Remax, quais os momentos-chave que a levaram a tornar-se especialista imobiliária?

Estou neste setor há 12 anos. Considero um percurso recente considerando que existe sempre margem para ascendermos a um outro nível de crescimento. Em todas as áreas, mas nesta ainda mais pois é uma área que abarca várias vertentes e é transversal a todos os públicos. Há sempre tanto por onde aprimorarmos a nossa técnica e esforço. Quanto mais aprofundo conhecimento mais me remeto ao papel de aprendiz, só assim poderei permitir a entrada da mudança, essencial num mundo e mercado tão dinâmicos quanto os que vivemos.

Quando entrei no mercado de trabalho desempenhava funções na área de Marketing, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. Na área onde trabalhava fazia uma gestão otimizada de recursos, os orçamentos de marketing eram escassos, então os rendimentos que ofereciam não iam ao encontro do que precisava para manter a minha estadia na capital. O que me fez procurar alternativas, especialmente depois de constituir família. Nascia o meu primeiro filho nesta altura. Na altura, explorava oportunidades imobiliárias e recomendava-as a amigos. Passava os meus dias a explorar e analisar casas, foi algo que surgiu muito naturalmente, como um dom, mas nunca me tinha ocorrido fazer disso um rendimento. Até que um dia me desafiaram a entrar na mediação. Aceitei logo, mas não fazia ideia onde me estava a meter. A expectativa era elevada e a primeira perceção era de um facilitismo absoluto, que em nada correspondia à realidade. Os primeiros tempos foram de choque.

O que me tinha sido vendido era que poderia gerir o meu tempo para fazer as minhas coisas. A realidade era que fazendo isso não conseguia os resultados que queria. O facto de não ter horários rapidamente fez com que percebesse que trabalhava o tempo todo. Passasse uma ideia errada da mediação, porque ela exige uma envolvência, resistência e empenho intensos para que se consiga chegar a bom porto.

Depois percebi que era um caminho sinuoso, que teria de trilhar para conseguir alcançar o sucesso. Entendi que a mediação era “um espelho de nós próprios”. Então iniciei a minha jornada de auto-conhecimento. Estamos muito expostos, as pessoas com quem falamos sentem tudo e, por isso, o começo de tudo é cuidarmos da nossa essência, de nós próprios enquanto ser. Enfrentarmos os nossos medos e alinharmo-nos perante a sociedade e as leis do universo. Parece simples não é? Mas as respostas não são evidentes. Não fossemos nós humanos.

Finalmente, tive desafios pessoais que me levaram a buscar soluções. Tinha apenas um plano e tinha de resultar. Foi aí que ganhei consciência absoluta, empenhei todos os esforços e o impossível aconteceu.

Então, desenvolvi várias ações de valorização do meu negócio:

  • investimento na promoção dos meus imóveis em plataformas de divulgação adaptadas ao público;
  • fornecedores qualificados para dar suporte ao meu trabalho;
  • ações de divulgação do meu trabalho;
  • investimento em suportes chave que permitissem chegar aos clientes que valorizavam o trabalho qualificado;
  • vinquei a minha presença na minha zona de especialização;
  • assumi a responsabilidade e compromisso pela gestão e criação de valor nos ativos imobiliários de clientes;
  • abracei desafios imobiliários como causas, traçando um plano adaptado, de forma a alcançar a venda, com base em estratégias out of the box.

 

Considerando a sua especialização na freguesia de Avenidas Novas, o que torna esta área tão atrativa para si? Quais são os desafios e oportunidades ao lidar com o mercado imobiliário neste local?

Todas as freguesias têm desafios e oportunidades. Foco-me em conhecer cada uma delas, de modo a poder exponenciar o valor do “produto”.  Ajuda o facto de ser muito exploradora. A especialização nas Avenidas Novas surge pela localização, o meu escritório está situado nesta zona, por esse motivo conheço todas as ruas, zonas e clusters da freguesia. Promovi-me nesta avenida através de placards, no centro comercial “El Corte Inglés”, o que fez com que haja uma imediata associação. Faço também uma divulgação ativa no Condomínio Praça de Entrecampos nas Avenidas Novas. Já tive várias transações feitas na zona do Campo Grande com projeção através de placards com muita visibilidade.

E, finalmente, sou muito procurada para resolver a venda de imóveis na zona oeste de onde sou oriunda, onde a competitividade na mediação é escassa. Não gosto de dizer que sou especializada na zona das Avenidas Novas, sou especializada em desafios imobiliários, processos complexos, porque me dá gosto conseguir superar o desafio. Mas reconhecem me como especialista na freguesia das Avenidas Novas que é claramente o “coração” da cidade, a zona funcional, onde tudo se passa, com ótimas estruturas, acessibilidade, oferta comercial e lúdica, tudo o que é necessário para ter conforto. Uma proposta irrecusável quer para habitação quer para comércio. Uma zona que conheço em detalhe.

 

“Sou especializada em desafios imobiliários, mas reconhecem-me como especialista na freguesia das Avenidas Novas, claramente o coração da cidade”

 

Desenvolver estratégias de venda personalizadas é uma parte crucial do seu sucesso. De que forma aborda esta personalização para atender às necessidades específicas de cada imóvel?

Gestão da informação: Uma boa gestão da informação faz com que alcancemos os nossos objectivos ou os faça cair por terra. Neste sentido, a gestão e controlo da informação é essencial para alcançarmos o nosso propósito. Uma gestão eficaz e cuidada da informação entre os vários elementos envolvidos. São muitos pormenores e todos fazem a diferença.

Componente criativa: Quando olho para uma casa pela primeira vez, imagino imediatamente uma forma de a posicionar de forma mais competitiva no mercado. Esta é talvez a minha componente menos mesurável, a minha veia criativa. E também a que eu mais gosto de alimentar. É aqui que fazemos realmente a diferença nos negócios e na forma como nos posicionamos.

Ferramentas adequadas: Para isso é também essencial estarmos a par das várias ferramentas que temos ao nosso dispor, para que possamos adaptar a cada caso. Gosto de explorar novas formas de divulgação, apesar de apostar sobretudo no extremamente bem feito. Formatos simples, claros e eficazes.

Gestão negocial personalizada: Controlar o processo faz com que consigamos otimizar os resultados. Sou o elo de ligação entre todos os pontos essenciais do negócio, fazendo uma priorização eficaz, para que consigamos alcançar o pretendido. Conseguir fazer uma leitura de quem nos procura e adaptarmo-nos perante as suas necessidades é essencial para conseguirmos realmente ajudar. E só ajudando genuinamente acrescentamos valor, ainda que possa não ter impacto imediato.

 

O desenvolvimento de um grupo de parceiros com soluções complementares é, sem dúvida, uma estratégia eficiente. Como esta abordagem colaborativa beneficia os clientes e o sucesso das transações imobiliárias?

Ao longo da minha carreira de mediadora fui alimentando parcerias duradouras. A primeira foi com a rede RE/MAX, uma empresa multinacional que prima pela perserverança, ambição e capacidade de adaptação. Por mérito dos nossos líderes Beatriz Rubio e Manuel Alvarez que imprimem brio em tudo o que fazem, de modo a sermos cada vez mais capazes. A segunda com o meu grupo Siimgroup, onde tenho todas as ferramentas necessárias para desenvolver a minha atividade. Com uma equipa eficaz que me dá suporte diariamente e à qual agradeço o empenho. Depois com a minha família, que compreende e se adapta a este modo de vida. São os meus maiores parceiros, o meu pilar, que me apoiam em todos os momentos. A minha rede de especialistas de apoio pessoal (psicóloga; nutricionista; personal trainer; esteticista e médicos especialistas) que me permitem estar preparada para encarar os meus desafios com determinação e confiança. E os meus fornecedores, com os quais, tenho vindo a optimizar e estreitar relações ao longo destes 12 anos, desde fotógrafos, avaliadores, engenheiros, arquitetos, decoradores, operadores de drone e de câmara e gestores de marketing. A minha experiência e solidez permitem me trabalhar apenas com os melhores, proporcionando um serviço único no mercado.

 

A Patrícia alcançou reconhecimento internacional e nacional incluindo o prémio de “Hall of Fame – Quadro de Honra RE/MAX Worldwide”. O que a diferencia e como atingiu este patamar de sucesso? De que forma estas conquistas moldam a sua abordagem e compromisso com a excelência?

O prémio “Hall of Fame” é um reconhecimento internacional que distingue os melhores mediadores imobiliários.  O que me diferencia é a minha capacidade de adaptação, flexibilidade, assertividade, intuição, busca pela essência, transparência, determinação e polivalência. Este prémio veio reforçar a minha responsabilidade de corresponder às expectativas de quem me procura e faz com que esteja ainda mais comprometida com o serviço aos meus clientes.

 

Alcançar o 1º Lugar Individual em Vendas na RE/MAX Siimgroup Capital em 2019, 2020, 2021 e 2022 é uma conquista de destaque. Pode partilhar um desafio específico que enfrentou enquanto mulher neste setor e como o superou?

Esta é uma área muito desafiante. Precisamos de ter competências de gestão muito desenvolvidas para conseguirmos vingar. O mercado é feroz e muito competitivo. Em 2017, atravessava uma crise pessoal que se refletiu profissionalmente e quando fechei o meu primeiro negócio do ano estava já numa situação limite. Sozinha, longe da família em Lisboa, com dois filhos. Foi o momento mais transformador da minha vida. Tudo mudou. Se tinha dúvidas passei a ter certezas. Tudo faria para nunca mais me sujeitar a essa situação. Passei a ter coragem para enfrentar os meus desafios sem qualquer limite. Precisava dessa aprendizagem e por isso agradeço.

Costuma dizer-se que a “dificuldade aguça o engenho”. Foi no período mais difícil da minha vida que tomei a decisão. E foi para mim o alcance da consciência, próximo dos meus 40 anos. Como resposta a esta situação imprimi um esforço contínuo, que me permitiu alcançar resultados muito acima do que seria humanamente possível. Trabalhar de forma ilimitada com entrega, criatividade, envolvimento, esforço, profissionalismo e aprimorando a técnica. Sinto que é um dom que tenho. Desde essa altura acredito que trago uma missão: a missão de transformar os desafios em oportunidades. Acrescentando valor a quem me procura. De uma forma personalizada e feita à medida das necessidades de quem estou a servir.

 

 

 

Dentro do cenário imobiliário, como avalia o papel da liderança feminina na colaboração e no desenvolvimento do setor?

Liderança feminina no setor, acredito que nos negócios as mulheres têm de provar o dobro da capacidade, porque ser mulher traz um rótulo, criado através de gerações. O papel de cuidadora, doméstica, sensível e vulnerável. Então há que desfazer esse preconceito, em cada contacto que estabelecemos, com assertividade e trabalho.

Aplaudo de pé a mulheres que me inspiram nesta área com a sua capacidade de trazer a polivalência e ótima gestão de recursos. E são muitas. Falamos de quatro papéis muito desafiantes: ser mulher, mãe e empresária no mercado imobiliário. Só com muita perserverança, excelente gestão de recursos e até algum poder sobrenatural se conseguem superar tamanhos desafios. Mas todas temos os mesmos desafios. E só por isso já somos mais fortes: por estarmos unidas por estes pontos em comum.

Tenho várias mulheres que me inspiram. Mas sem dúvida que a minha filha é o meu maior exemplo de personalidade e liderança. Há também várias mulheres do setor que se inspiram no meu exemplo, porque na vida vivemos da troca de energia e ajuda. Dou mentoria a algumas que me procuram, pelo trabalho que desenvolvo diariamente e pelo meu papel de mãe, e isso é para mim um motivo de grande orgulho. Ser mediadora já é bastante desafiante, ser mãe, mulher e mediadora é para mulheres que não temem a coragem. O facto de eu mostrar que é possível é uma forma de inspirar outras mulheres a não desistirem.

Apesar das diferenças somos todos seres humanos que trabalhamos para um bem comum e as nossas diferenças são o nosso maior poder. Assumirmos e vincarmos a nossa essência é a única e melhor forma de contribuirmos para a sociedade, tornando-a mais rica.

 

“Tenho várias mulheres que me inspiram. Há também várias mulheres do setor que se inspiram no meu exemplo”

 

Como agente imobiliária experiente, que tendências identifica como mais impactantes nos últimos anos? E como incorpora estas mudanças na sua abordagem ao cliente?

As tendências do mercado têm sido inovação tecnológica, falta de tempo, gestão à distância e o rapidez. Quando entrei na mediação havia muito menos ferramentas tecnológicas, que tem vindo a ser um crescendo. Este fator constitui uma ameaça, mas também uma enorme oportunidade. No caso da mediação imobiliária, esta é sustentada sobretudo pelas relações interpessoais, pelo que não acredito que seja substituível. Existem vários fatores que provam que o relacionamento humano não é mecânico como intuição, emoções, sentidos, priorização e criatividade. A inovação tecnológica é um ótimo complemento para otimizar e facilitar o nosso trabalho, sobretudo na análise e gestão de dados e ferramentas. Utilizo muito as redes sociais como veículo de promoção do meu trabalho, as bases de dados para melhor gerir o contacto com os clientes e programas de CRM para gerir toda a informação de backoffice e frontoffice.

Acredito que a diferença na nossa atividade reside sobretudo na negociação, gestão emocional do negócio, na intuição, em priorizar e comunicar eficazmente. O que só é possível se nos conhecermos a nós próprios. Compro os melhores serviços a fornecedores de qualidade para me poder focar a prestar o melhor serviço aos meus clientes, naquela que é a minha força motriz: negociação, prospeção e gestão.

A comunicação e gestão à distância é uma tendência cada vez mais evidente. Nos dias de hoje uma necessidade. Embora haja procedimentos que não dispensam a presença física. O importante é sabermos distinguir quais devemos investir de uma forma e quais os que não devemos. Parece simples, mas no que toca ao relacionamento humano a sensibilidade é a forma mais importante de priorizar um ou outro meio. Poupar recursos sempre foi algo que tive em consideração evitando desperdícios. Faço isso com as requisições e gestão documental, a gestão de visitas e com a assinatura dos contratos.

Estamos numa era onde não há tempo para o tempo, tudo se desenvolve muito rapidamente. Por isso é essencial estarmos preparados, sermos próativos, mostrarmos de forma clara as nossas intenções, ações, vantagens, caminhos e ferramentas. É essencial sermos a nossa essência. E aqui sim, cada vez mais, sinto que estamos a competir com máquinas. Sendo seres humanos com necessidades que as máquinas não têm. Numa interação cada vez mais in loco, procuro dar uma resposta imediata e ter as soluções preparadas a serem prestadas. Isso é claramente um fator diferenciador.

 

Considerando a sua vasta experiência e sucesso, quais são as suas metas futuras, tanto a nível pessoal como profissional?

Acredito que menos é mais. O simples, bem feito. Aposto muito numa abordagem conservadora em constante melhoramento. Não perspetivo grandes mudanças. Em equipa vencedora não se mexe. Estou bem onde estou e como estou. Para já. Mas há sempre espaço para crescer e melhorar. Tenho em perspetiva a otimização dos recursos, de gestão controlada e de serviço personalizado. Não tenho a menor dúvida de que um serviço especializado traz benefícios para a venda e compra, presencio isso diariamente. Para quem valoriza investimentos que trazem retorno imediato. E por isso, os meus planos passam por reforçar o meu suporte doméstico e administrativo, todo o meu backoffice. Apostar, cada vez mais, em ferramentas adequadas à valorização do imóvel, respeitando seu o carácter, o seu público, as suas necessidades e oportunidades específicas. Procuro trazer valor acrescentado através da minha experiência e de uma visão menos convencional, num serviço humano e personalizado.

Fotografia e Produção: Catarina Dinis de Almeida

 

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