Escritório de design: Dicas para personalizar espaços de trabalho
Sabia que vários estudos demonstram que espaços de trabalho criativos contribuem para uma maior produtividade dos funcionários? Um espaço de trabalho criativo é também uma boa estratégia para humanizar o ambiente laboral, ao mesmo tempo que contribui para uma maior felicidade dos colaboradores – quer individual, quer na forma como se relacionam com o resto da equipa.
Não é à toa que vemos as grandes empresas, como a Google ou a Booking, a apostarem neste tipo de escritórios, onde tudo – da cadeira de escritorio à sala de refeições – é criado e projetado para contribuir para um ambiente de trabalho mais harmonioso e convidativo.
Obviamente que num escritório de design, onde a criatividade é um elemento-chave para se obter bons resultados, isto se revela ainda mais importante. Assim sendo, aqui ficam algumas dicas para personalizar o seu espaço de trabalho.
Espaços abertos
Se possível, opte por espaços abertos. Estes não só promovem uma maior interação entre toda a equipa, como ainda permitem que os colaboradores facilmente se relacionem entre si na hora de trocar ideias e opiniões sobre projectos. Deste modo, acabará por contribuir para um ambiente de trabalho mais informal e,assim, dinamizar os fluxos de trabalhos.
Espaços abertos também “transpiram” melhor, passando uma mensagem de maior transparência e abertura por parte dos superiores hierárquicos da empresa.
Crie um espaço de lazer
Também muito apreciado, é um espaço de lazer! Para isso, pode colocar alguns puffs e/ou almofadas, num canto mais intimista, com algumas plantas, por exemplo.
Pode até ir mais longe e desenvolver uma sala de jogos com uma mesa de ping pong ou uns matraquilhos. Este tipo de jogos não só permite aos trabalhadores desconectarem um pouco da rotina de trabalho, mas funcionam também como uma oportunidade para recarregar baterias, Verá que eles voltam, depois, ao trabalho cheios de ideias novas. E, não esquecer, são também excelentes para potenciar boas relações entre os trabalhadores.
Luz natural
Sempre que possível, opte pelo uso da luz natural. Estão provados os seus benefícios para os olhos e também para potenciar a concentração e estimular o cérebro – tão importante na hora de criar novas ideias de design. E, obviamente, isso significará também uma maior produtividade.
A juntar a isto, tem ainda outras vantagens como: melhor ventilação dos espaços, poupança na conta da eletricidade, etc.
Ergonomia acima de tudo
Qualquer profissional, seja ele da indústria criativa ou de outro sector, que passe muito tempo sentado em frente ao computador, precisa de ver a sua vida “facilitada”.
Nesse sentido, opte por materiais (cadeiras de escritório, mesas, ratos, apoio para os pés, etc.) ergonômicos, de modo a potenciar uma melhor postura e cuidado com a saúde física dos seus colaboradores.
Pergunte aos seus colaboradores
Porém, para personalizar espaços de trabalho, nada melhor do que falar com quem neles trabalha. Ou seja, os funcionários. Ainda mais, num escritório de design, ideias certamente não irão faltar. Isto dar-lhes-à uma maior sensação de pertença, permitindo também que se sintam mais a gosto no seu local de trabalho – que afinal, é o principal objectivo, certo?