“A inovação é uma componente essencial do nosso ADN”

Mariana Carvalho, General Manager

Mariana Carvalho, General Manager da GSK Consumer Healthcare Portugal, em entrevista, destaca a jornada de crescimento e transformação na liderança de uma equipa comprometida, cujo espírito de colaboração e parceria têm permitido alcançar os objetivos da organização. Simultaneamente, revela que a GSK CH tornar-se-á em 2022, uma companhia independente, líder mundial de Consumer Healthcare.

A Glaxo Smith Kline (GSK) é uma das maiores multinacionais farmacêuticas e a sua unidade de Consumer Healthcare (CH) disponibiliza um portfólio de marcas bem conhecidas. Que marcas gostaria de destacar e qual a importância da inovação em todo o desenvolvimento dos produtos da GSK Consumer Healthcare?
A GSK CH Portugal, tem um portfólio alargado de marcas, na sua maioria líderes nos diferentes segmentos onde atuam, e que todos os dias ajudam a saúde de tantos consumidores portugueses. Destaco Voltaren no Alívio da Dor, Centrum em Multivitamínicos, Sensodyne em Sensibilidade Dentária, Parodontax em Saúde Gengival, entre outras. A liderança destas marcas reflete a preferência, confiança e a relevância que as mesmas têm para os consumidores portugueses e para os profissionais de saúde. A marca Centrum por exemplo, acaba de ser eleita pelo 22º ano consecutivo, marca de confiança (Seleções Readers Digest) no segmento de multivitamínicos.

Para a GSK CH, a inovação é uma componente essencial do nosso ADN. Trabalhamos para oferecer produtos inovadores e de qualidade superior, suportados pela ciência e pelo conhecimento humano, que os nossos consumidores confiem e os nossos profissionais de saúde recomendem. Por exemplo, Centrum, não poderia deixar de apoiar a população portuguesa no momento de pandemia que vivemos nos últimos dois anos, lançando Centrum Imuno-C, uma fórmula rica em Vitamina C, Vitamina D e Zinco (entre outros) que constitui uma ajuda extra para o sistema imunitário.
Para um futuro próximo e, seguindo a tendência de “self-care”, a marca Centrum promete um portfólio de inovação adequado a várias necessidades. Também na categoria de saúde oral, temos apostado em trazer novidades para os consumidores, com o objetivo de melhorar a saúde oral dos portugueses. Já este ano de 2022, lançámos a nova Aquafresh Naturals com embalagem reciclável, natural e vegan, a nova pasta de dentes Parodontax Gengivas, Sensibilidade e Hálito e, ainda, a nova Sensodyne Nourish, recém lançada e dirigida aos consumidores que buscam ingredientes naturais e querem prevenir-se contra a sensibilidade dentária.

Sendo a GSK CH uma unidade de medicamentos de venda livre, é de supor uma maior intervenção do farmacêutico no aconselhamento ao utente. Que relação tem a GSK CH Portugal com o canal farmácia?
A GSK CH Portugal tem uma relação de confiança, transparência e respeito com os nossos clientes. Cada vez mais, é de enorme relevância a proximidade que devemos ter com os nossos clientes, para que possamos identificar e dar resposta às suas necessidades, bem como, às dos nossos consumidores. Assistimos a uma tendência crescente na proatividade dos consumidores em cuidar da sua saúde e do seu bem-estar; as nossas marcas assumem um papel relevante a responder a estas necessidades, bem como o farmacêutico ou profissional de saúde, na sua recomendação. É nas farmácias que os consumidores têm contato com os nossos produtos, que vão à procura de uma solução para as suas necessidades e, por isso, sem dúvida, as farmácias são um parceiro fundamental e um pilar estratégico no nosso negócio.
Neste sentido, na GSK CH cooperamos com as farmácias para prestar o melhor serviço ao consumidor, através de uma constante disponibilização de treinos e informações científicas, assegurando que os profissionais de saúde beneficiam da melhor e mais atualizada informação e, por conseguinte, possam fazer as melhores recomendações aos consumidores, para que estes tomem as melhores decisões para cuidar da sua saúde.

O capital humano continua a ser a principal força motriz do progresso e desenvolvimento de grande parte das empresas. Como é que a GSK CH está presente no nosso país?
A GSK CH tem presença direta em Portugal, onde conta com uma equipa extraordinária de profissionais, que trabalham diariamente com um enorme espírito de compromisso, empenho e resiliência, para oferecer às pessoas os melhores e mais inovadores produtos do mercado para cuidar da sua saúde, no dia a dia. Em Portugal, somos com muito orgulho pelo segundo ano consecutivo, um “Great Place to Work”. O nosso propósito como referi anteriormente, é entregar melhor saúde no dia a dia, com humanidade. Transformar esse propósito em realidade, começa com a nossa experiência como colaboradores (o capital humano, como refere), porque sabemos que quando nos sentimos no nosso melhor, apresentamo-nos no nosso melhor e damos o nosso melhor. Costumo dizer que, as pessoas são o ativo principal de qualquer organização e são elas, que com o seu compromisso, com a sua motivação, liderança, visão e profissionalismo, fazem as grandes empresas andarem para a frente. Como líderes, para promovermos o progresso e o desenvolvimento das organizações, é crítico que saibamos manter um canal aberto de comunicação, de envolvimento, onde o respeito, a confiança, o espírito de colaboração e parceria estejam sempre presentes.

Assumiu o cargo de General Manager da GSK Consumer Healthcare Portugal há cerca de seis meses. Como tem sido a jornada de liderança nesta biofarmacêutica multinacional?
Juntei-me à equipa GSK CH em 2018, como Head of Commercial Excellence, quando regressei a Portugal, após uma experiência internacional noutra companhia. Em 2020, fui nomeada Country Manager e há seis meses, com a implementação do novo modelo operativo, fui nomeada General Manager. Quando olho para os últimos anos, não poderia ficar mais emocionada, orgulhosa e feliz. Tem sido uma jornada de grande crescimento, de desafios, de conquistas e de transformação. Como em qualquer jornada de liderança, há altos e baixos, certezas e incertezas, mas o importante é olhar para trás e ver o que conquistámos, o que aprendemos e, acima de tudo, o que criámos, o que ensinámos e as pessoas que impactámos. Lídero atualmente uma equipa que está comprometida, que dá o seu melhor e que trabalha com um espírito de colaboração e parceria que nos permite atingir com sucesso os objetivos a que nos propomos. E sinceramente… não há nada mais recompensador. Atualmente, vivemos na GSK CH a viagem mais emocionante das nossas vidas; de nos tornarmos em 2022, uma companhia independente, líder mundial de Consumer Healthcare. Este é, sem dúvida, um desafio emocionante que temos pela frente, que estamos a preparar e que pessoalmente abraço com grande entusiasmo.

Como prevê o futuro da GSK Consumer Healthcare Portugal? Haverá novidades para breve?
Como referi, 2022 será um ano histórico para todos nós. Um ano verdadeiramente excitante. Durante o segundo semestre de 2022, a GSK será separada em duas empresas líderes, ambas sediadas no Reino Unido, e com o objetivo de continuar a melhorar a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Haleon é a nossa nova identidade para a divisão de Consumer Healthcare da GSK. A Haleon chega numa altura em que a saúde é verdadeiramente importante para todas as pessoas e para as comunidades em que operamos. Haleon (pronuncia-se “Ei-li-on”), nasceu inspirada na conjunção de “Hale”, uma antiga palavra inglesa que significa “boa saúde” e “Leon”, que está associada à “força”. ‘Haleon’ torna real a nossa visão de tornar a saúde do dia a dia mais acessível, mais sustentável, inclusiva e apoiada pela inovação. Na Haleon continuaremos a desafiar-nos para melhorar as soluções que oferecemos aos nossos consumidores, sempre a pensar nas suas necessidades de cuidados de saúde. Continuaremos focados em liderar o crescimento do nosso sector através do nosso portfólio de marcas líderes nas suas categorias. E continuaremos a oferecer inovações que se baseiam no nosso profundo conhecimento das pessoas e na nossa formação científica.

You may also like...