Energia Infinita- O futuro é este: energias renováveis

A fundação da Energia Infinita, empresa no ramo das instalações de redes de gás, remota aos anos 2000, quando passaram a ser obrigatórias essas mesmas instalações no contexto de construção. Ricardo Inácio, gerente, esteve à conversa com a Revista Business Portugal.

Com uma visão à frente do seu tempo conseguiu detetar, já na altura, que as energias renováveis eram o futuro e que apostar nesse ramo, apesar de não ter um retorno imediato, ia trazer uma longa vida ao negócio. “As reservas de petróleo estavam todas a esgotar e então começámos com os painéis e fontes de calor dessa mesma natureza. Com o evoluir das necessidades na construção e, nomeadamente, com o aparecimento de clientes mais informados de que com um investimento maior poderiam potenciar baixos consumos, fomos realizando diversas formações e hoje em dia estamos a fazer instalações de aquecimentos totalmente apoiadas em energias renováveis. Temos aquecimentos de casas e de piscinas apoiadas exclusivamente por painéis solares fontes de equipamentos através de biomassa”, explica.Com uma visão à frente do seu tempo conseguiu detetar, já na altura, que as energias renováveis eram o futuro e que apostar nesse ramo, apesar de não ter um retorno imediato, ia trazer uma longa vida ao negócio. “As reservas de petróleo estavam todas a esgotar e então começámos com os painéis e fontes de calor dessa mesma natureza. Com o evoluir das necessidades na construção e, nomeadamente, com o aparecimento de clientes mais informados de que com um investimento maior poderiam potenciar baixos consumos, fomos realizando diversas formações e hoje em dia estamos a fazer instalações de aquecimentos totalmente apoiadas em energias renováveis. Temos aquecimentos de casas e de piscinas apoiadas exclusivamente por painéis solares fontes de equipamentos através de biomassa”, explica.É nos novos equipamentos e sistemas que vê o desafio de continuar no setor. O facto de poder aprender e aperfeiçoar técnicas é o mais aliciante e sempre foi desde o início. O nome escolhido é prova disso porque, tal como explica o entrevistado, “acreditamos que as energias que conhecemos não sejam suficientes e tentamos descobrir todos os dias novas energias”. Com o objetivo de unir o setor, Ricardo Inácio chegou a fazer parte do grupo fundador de uma associação de empresários da zona da Azeitão “em que criávamos uma sinergia entre todos os envolvidos e de onde resultaram boas parcerias e bons trabalhos”. Para valorizar as parcerias, explica ainda que “não temos muitos fornecedores, mas com os que trabalhamos temos parcerias fortes. Nós instalamos muito equipamento de uma empresa nacional que nos consegue dar resposta na área a tudo o que precisamos”.

Uma equipa especialista

Atualmente, são nove os colaboradores. Sete deles, no terreno, “técnicos especializados em solar, que é o que a legislação exige. Temos técnicos especializados na categoria solar/ térmico. Somo também certificados na instalação de redes de gás, porque foi também por aí que a empresa começou”, conta. Sente orgulho nas suas raízes e não esconde que iniciou a atividade nas entalações de gás, setor que lhe conferiu responsabilidade. “Usamos isso como escola e hoje quando realizamos uma instalação, seja de que tipo for, temos o dobro da preocupação e cuidado. Tentámos transportar a ideologia do gás para a instalação para outro tipo de instalações”, explica. As formações contínuas são também forma de garantir técnicas sempre atuais e uma melhor qualidade na prestação de serviços.“Trabalhamos na grande maioria com empresas, algumas de longa data. Fizemos projetos no novo edifício da Polícia Judiciária em Lisboa, Fórum Sinta, Vasco da Gama, entre outros. Trabalhamos também clientes independentes instalando os sistemas em moradias”, explica. Conta ainda que hoje em dia tem muitos clientes mais jovens que tem uma maior consciência da importância de apostar nestes recursos mais naturais e que também é mais informado sobre as possibilidades. A manutenção e o acompanhamento pós-venda são também importantes porque fortalecem as relações de confiança. Abrangem todo o território nacional e garantem ter uma boa relação qualidade/preço nunca prejudicando um para conseguir o outro.
Mensagem para o futuro

“Agradeço a oportunidade que nos dão desde o início e que nos permite estar no mercado e que nos fez evoluir no ano de 2018. Investimos na empresa e agora estamos a colher os frutos desse investimento”, remata.

You may also like...