“Em todas as adversidades, há oportunidades”

Com honestidade, ética, profissionalismo e aproveitando todas as oportunidades da vida, Filipa Pimenta não tem dúvidas de que se pode construir um negócio de sucesso. A CEO da Filipa Pimenta – Contabilidade & Seguros, acredita que a pandemia veio realçar mais o espírito empreendedor, porque “em todas as adversidades, há oportunidades”.

Acompanhando uma tradição familiar, de várias décadas, na área da contabilidade, fiscalidade e seguros, surge em 2016, “Filipa Pimenta – Contabilidade e Seguros”. Para além da herança familiar, a veia do empreendedorismo sempre esteve presente no seu percurso?

A utilização do termo “veia” na pergunta, por si só, já descobre uma parte da resposta.  As veias nascem connosco. No entanto, não acredito totalmente que o empreendedorismo nasça com a pessoa.  Acredito, sim, que o meio familiar, no meu caso, mais concretamente, o exemplo do meu pai, a sua perseverança, foram fundamentais para o meu percurso e para uma orientação inicial.

O facto de ele também ser um empreendedor e aliado a isso ter criado três filhas sozinho, em muito definiu o que sou hoje e onde quero estar, bem como a área que decidi abraçar profissionalmente. Para além disso, acredito que a força e ambição interiores, a capacidade sensorial para identificar as oportunidades e as melhores decisões a tomar, que definem um empreendedor, têm de ser criadas pela pessoa.

É comum fazerem a observação de que as mulheres só percebem que são líderes natas quando lhes é dada a oportunidade de abraçar um cargo de chefia. Com base na sua experiência, concorda com esta afirmação?

Um líder nato não se define pelo género, mas pelo sucesso que atinge e faz atingir. A mim não me foi dado nenhum cargo de chefia, apenas desenvolvi um negócio que acredito ser de sucesso. Não sei se existe o chamado “segredo para o sucesso”, mas existindo diria que é fazer o melhor, com honestidade, ética, profissionalismo, aproveitando cada oportunidade que a vida nos coloca à frente.

Como uma empresa dedicada à prestação de serviços de contabilidade e apoio à gestão e seguros, na “Filipa Pimenta – Contabilidade e Seguros” estão intrínsecos valores como o compromisso, eficiência, empenho, excelência, integridade e rigor. Na verdade, são valores pessoais que conduzem ao sucesso profissional?

Não tenhamos ilusões, um indivíduo é único, não se divide a pessoa e o profissional.  A nossa vida, pessoal e profissional, vai estar sempre ligada. 

Quem afirmar o contrário não está a ser honesto. Quantos divórcios acontecem porque os indivíduos profissionais trazem para casa, para as suas vidas pessoais os seus problemas.  E quantas pessoas não conseguem um bom desempenho profissional porque são afetadas pelos seus problemas pessoais. 

A vida é uma só.  Uma pessoa de má índole, que não recebeu uma boa educação, que sente prazer em fazer sofrer os outros, nunca será um profissional de sucesso.  Pode até conseguir dar essa impressão durante uma parte do percurso profissional, mas a decadência virá mais cedo ou mais tarde.  Também uma pessoa de boa índole, educada, altruísta, honesta, quase que fica condenada ao sucesso, seja na vida profissional seja na vida pessoal.

Há cada vez mais, em Portugal, grandes exemplos de mulheres empreendedoras e exemplos de liderança de sucesso com cargos de chefia. Quais são as suas ambições pessoais e profissionais neste que se apresenta como um “novo normal” pós-pandemia?

E ainda bem que existem cada vez mais mulheres empreendedoras. Acredito, sem dúvida, que a pandemia veio realçar mais o espírito empreendedor, como se costuma dizer “em todas as adversidades, há oportunidades” e as pessoas que agarraram as oportunidades, foram as que conseguiram sobreviver nesta fase complicada que ainda se vive.

O sucesso não é individual, o sucesso dos meus clientes é o meu sucesso e é nisso que me tento focar. Como referi, não acredito numa divisão total entre as ambições pessoais e profissionais, pois umas levam a outras. Diria que a minha maior ambição passa por crescer ainda mais profissionalmente, de forma a criar mais tempo de qualidade para mim. 

You may also like...