Tebis: um parceiro de confiança
Pedro Bernardo, general manager da Tebis Portugal, em entrevista à Revista Business Portugal, lança um olhar sobre os 15 anos de atividade da empresa no mercado nacional e destaca a sua visão para o futuro.
Olhando para os últimos 15 anos desde a constituição da Tebis Portugal, quais foram os principais desafios que a empresa enfrentou e como é que foram superados?
Uns dos maiores desafios sentidos pela Tebis, em 15 anos de atividade em Portugal, foi a crise económica de 2009. Porém, esta foi também uma grande oportunidade que serviu como catalisador para a inovação e crescimento da Tebis Portugal, com foco na redução do tempo de produção para os clientes (até 80%). A confirmação deste facto tem-nos dado a credibilidade para mantermos o nosso crescimento e a confiança dos nossos clientes.
Considerando a visão da Tebis de se tornar uma marca de qualidade internacional de software CAD/CAM e MES, como é que a empresa se adaptou às exigências do mercado português?
A Tebis atua como parceira da indústria de moldes, oferecendo soluções completas e específicas para os desafios do mercado: aumento da produtividade, redução de custos e alta qualidade.
É possível integrar no sistema Tebis os processos existentes do cliente para criar um processo robusto e digitalizado. Garantimos que todos os dados necessários para a fabricação de moldes, matrizes, modelos e de engenharia mecânica estão no lugar certo, na hora certa. Além disso, guardamos em Templates o conhecimento especializado dos processos e as melhores práticas (estratégias e sequências de trabalho), reduzindo assim a dependência de indivíduos. Oferecemos também um sistema MES que garante o planeamento, controlo e fabrico de produtos complexos de produção unitária e ainda, em conjugação com o Tebis CAD/CAM, uma solução que automatiza a programação CAD/CAM, ao integrar sistemas de terceiros. Além dos serviços de implementação e de assistência técnica, temos ainda uma equipa de Consultores de Processos que apoiam na identificação e implementação de soluções eficientes, padronização de processos e otimização da produção.
Com a expansão dos mercados da Tebis no continente europeu, asiático e americano, quais são as estratégias específicas que a Tebis adotou para garantir a sua relevância e crescimento nestas regiões?
Acreditamos que a chave para o sucesso é ouvir atentamente os nossos clientes, entender as suas necessidades específicas e colaborar estreitamente com eles para desenvolver soluções inovadoras e personalizadas. Conseguimos manter esta proximidade através de 13 sucursais, 20 distribuidores e mais de 400 colaboradores. De destacar também o foco na inovação: Indústria 4.0, automatização, digitalização, simulação dos processos de produção, soluções em cloud, entre outros. Também os projetos de Transição Digital do PRR e as metas do Carbono Zero representam oportunidades de crescimento, na medida que o nosso software responde a estes desafios.
Como é que a Tebis pretende posicionar-se como fornecedora de processos e aumentar a sua capacidade de inovação nos próximos anos, especialmente considerando os desafios e oportunidades emergentes no setor tecnológico em Portugal e internacionalmente?
As tendências globais da indústria e da tecnologia estão a mudar constantemente. Com base na perceção das necessidades dos nossos clientes, a Tebis apresenta-se como um parceiro ideal para empresas que procuram soluções integradas de processos, oferecendo um elevado nível de experiência em tecnologia e gestão de operações. A nossa proposta combina ferramentas CAD, CAM, CAQ e MES com a tecnologia IoT e sistemas de terceiros, acompanhando o cliente desde a orçamentação até à entrega final e otimizando todo o ciclo de produção. No futuro, iremos continuar a simplificar a utilização do nosso software através da incorporação de Inteligência artificial, implementando consistentemente o processo de design Lean UX, bem como envolvendo ainda mais os nossos clientes no desenvolvimento de novos produtos.