Derm.AI vence prémios HINTT na categoria de Clinical Outcomes
Desenvolvido pelo Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e as entidades IPO Coimbra, CHUP, ULS Guarda, o projeto Derm.AI foi o grande vencedor na categoria de Clinical Outcomes da 6º edição dos prémios HINTT.
Tendo como motivação a prevenção do cancro, o projeto Derm.AI pretende ser uma ferramenta de auxílio no diagnóstico precoce do cancro da pele, doença que representa aproximadamente um terço da totalidade de cancros detetados em Portugal. Através da criação de uma aplicação móvel que apoia os médicos de Medicina Geral e Familiar na aquisição rápida e intuitiva de imagem das lesões cutâneas, bem como os especialistas de dermatologia na triagem e diagnóstico dos casos, o Derm.AI pretende tornar o já existente sistema de referenciação de teledermatologia mais eficiente, recorrendo a técnicas de visão computacional para a aquisição de imagens e Inteligência Artificial para a priorização de risco e apoio à decisão.
Com o objetivo de fomentar a conversa sobre o futuro da saúde tendo como principal foco o cidadão e as tecnologias, o HINTT – Health Intelligent Talks & Trends, é um evento anual subordinado ao tema da saúde que premeia os projetos com as melhores práticas de adoção das tecnologias da informação e comunicação, com vista à melhoria dos cuidados de saúde. O projeto Derm.AI foi premiado pelo seu potencial tecnológico de combater o diagnóstico tardio do cancro da pele, apresentando-se também como uma resposta ao problema de falta de especialistas de dermatologia no Serviço Nacional de Saúde.
Sobre o Fraunhofer Portugal AICOS
O AICOS é um dos centros de investigação da Fraunhofer Portugal (FhP-AICOS) com sede no Porto. Surgiu em 2009, no seguimento de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Porto. Com uma equipa de cerca de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes de diversas áreas de negócio como a saúde, agricultura, retalho ou energia, o FhP-AICOS apresenta competências consolidadas nas áreas de Design Centrado no Utilizador; Inteligência Artificial; Sistemas Ciber-Físicos.
A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada. Atualmente, o FhP-AICOS foca-se nos seguintes temas de inovação: soluções cognitivas conectadas; agricultura digital; inteligência artificial responsável; tecnologia de saúde descentralizada; e viver e envelhecer com dados.
A Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) foi fundada em 2008 e resulta de uma colaboração de longo prazo em Ciência e Tecnologia entre Portugal e a Alemanha. Promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.
Atualmente, materializa-se através de dois centros de investigação: o Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer Portugal AICOS) e o novo Centro de Investigação para Agricultura Inteligente e Gestão de Água (Fraunhofer Portugal AWAM).