Contribuir para o sucesso das empresas
António Cruz, CEO da RoughSea, lidera com maestria uma das empresas mais inovadoras no campo da consultoria empresarial. Em entrevista, partilha insights sobre a jornada da empresa, as suas áreas de atuação e a sua abordagem única.
A RoughSea é reconhecida pela sua abordagem única e focada na execução de soluções para empresas. Como é que essa mentalidade prática se traduz na oferta de serviços de consultoria personalizada e à medida para executivos na sua jornada de desenvolvimento?
A RoughSea aborda todos os projetos segundo a sua metodologia: Análise da Situação Atual; Diagnóstico; Definição dos Objetivos; Desenho das Soluções; Validação das Soluções; Execução; Desenvolvimento das Equipas; Monitorização da Performance; e Melhoria Contínua. Em paralelo com o desenvolvimento do projeto e implementação das soluções, são identificadas necessidades de desenvolvimento de competências nas equipas do cliente para que possam acompanhar as mudanças introduzidas e garantir a perpetuação dos resultados. Para as áreas identificadas, são desenhados programas específicos, focados nas necessidades.
Uma das áreas de destaque da RoughSea é a liderança e o mentoring, com um foco especial no executive coaching. Como é que a empresa desenvolve programas personalizados para elevar a liderança a novos patamares?
O desenvolvimento de competências, em qualquer área, materializa-se pela modificação dos comportamentos que são reveladores dessas competências, sendo que estes comportamentos estão fortemente correlacionados com os talentos de cada pessoa. Assim sendo, em cada processo, consideramos que é fundamental conhecer o ponto de partida antes de definir um rumo para um objetivo. Neste caso, o ponto de partida é conhecer cada pessoa e os seus talentos.
Nas formações de liderança “one training fits all”, muitas vezes traçam-se caminhos para objetivos sem conhecer o ponto de partida. Dificilmente resulta… Com o conhecimento da pessoa e dos seus talentos, através do nosso Talent Assessement, é desenhado um programa com duas componentes – formação em sala (conceitos e práticas) e acompanhamento individual personalizado (desenvolvimento efetivo das Competências de Liderança). Desta forma, os comportamento evoluem de uma forma sustentada e o desenvolvimento das competências é efetivo e sustentado para a frente.
A primeira conferência da RoughSea, intitulada “Competências do futuro num mundo em transformação”, certamente atraiu a atenção de muitos líderes e executivos. Quais foram os insights-chave apresentados durante o evento e como é que se alinham com a estratégia da empresa para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança?
Os insights-chave da 1ª conferência RoughSea focaram-se na importância do desenvolvimento das chamadas soft skills – competências relacionais – como prioridade para a adaptação das pessoas num mundo onde a transformação acontece diariamente e a um ritmo alucinante duma forma que não permite conhecer o que será o “dia de amanhã”. Nesta envolvente, “Mais importante que o que muda, é o que fica na mesma.” No lado das Empresas, a importância crucial de cruzar a gestão da performance com a gestão do envolvimento e criar Sistemas Integrados de Gestão Efetiva de Talento.
Para o futuro, quais as principais estratégias delineadas para consolidar a posição como um agente de mudança no panorama empresarial? Como é que pretendem adaptar-se e inovar em resposta às mudanças no ambiente empresarial global?
O nosso posicionamento assenta na vasta experiência da Equipa, na nossa Metodologia e na flexibilidade para colaborar nas nossas áreas de competência, sempre com um foco no desenvolvimento das pessoas e com especial incidência no Desenvolvimento Efetivo das Lideranças como fator potenciador do desenvolvimento. Consideramos os Sistemas Efetivos de Gestão de Talento como um MUST para que as Empresas possam atrair, contratar, desenvolver e reter o Talento que necessitam para as suas estratégias rumo ao SUCESSO. Acompanhamos os projetos na sua execução e implementamos soluções de monitorização de performance para sustentar práticas de melhoria contínua com o objetivo de perpetuar os resultados dos projetos.