Colégio Art & Manha: Educar com Art & Manha

Educar. É esta a missão do Colégio Art & Manha que, desde 2007, promove a educação de uma forma responsável, credível e dinâmica. Maria Alves é a grande mentora deste projeto e foi com ela que estivemos à conversa, para conhecer um pouco melhor a génese e filosofia deste estabelecimento de ensino com sede em Mafra.

Licenciada em Biologia de Investigação, Maria Alves estava longe de imaginar que o seu destino passaria pela educação. O gosto pela pintura (frequentou o curso de Pintura na escola Arco, em Lisboa) apontava para um futuro ligado à arte e, na verdade, foi assim que tudo começou. “A abertura do Colégio está relacionada com a minha paixão pela arte. Era algo que me entusiasmava tanto, que achei que devia abrir aqui um A.T.L. para dar apoio às crianças das escolas públicas.”, recorda a entrevistada, o início do seu projeto, em 2007.
“A procura dos pais por um ensino mais particularizado, individualizado e cuidado” incitou Maria Alves a ir mais além, e o A.T.L. que geria deu lugar ao Colégio Art & Manha, em 2010.

Ensino de proximidade
É sob o lema: ‘Projetar na criança de hoje o adulto de amanhã’, que o Colégio Art & Manha labora diariamente. Distribuídos por três turmas de pré-escolar e quatro de 1º ciclo do Ensino Básico, e ainda alguns alunos em O.T.L., o Colégio aposta num ensino de proximidade, onde cada um dos dezanove colaboradores ensina, relaciona e orienta de forma singular, tendo sempre em conta cada criança e as suas especificidades, bem como o grupo em que se insere. “Aqui, temos turmas reduzidas, porque acreditamos que, desta forma, conseguimos chegar mais facilmente às suas necessidades e estar mais próximos de cada um deles”, assume. O ambiente familiar é uma das particularidades que mais caracteriza a Instituição. A equipa de excelência que alicerça o Colégio promove um desenvolvimento emocional, intelectual e social dos educandos, reforçado pela relação Escola-Família, que o Colégio Art & Manha procura promover. “Convidamos frequentemente os pais e familiares dos nossos alunos a participarem nas diversas atividades que desenvolvemos. Tentamos criar esse paralelismo entre a vida familiar e a vida escolar”.

Uma metodologia de ensino dedicada a cada aluno
“Aqui, ‘evitamos’ os trabalhos em casa. As aulas terminam e as mochilas dos alunos ficam no Colégio durante a semana”. De facto, o Colégio particulariza-se pela metodologia de ensino centrada no aluno, onde há lugar para a diversidade, autonomia, criatividade e liberdade. “A única coisa que pedimos aos nossos professores é que sejam diversificados e criativos. Surpreender as crianças e estimular o seu desenvolvimento é o nosso grande objetivo”. Maria Alves valoriza o facto de cada docente levar em consideração a individualidade de cada aluno, procurando não dar o mesmo a todos, mas oferecendo o que cada um necessita.
Aliado à criatividade, surgiu o atelier de expressão plástica, que decorre no final do dia, como um dos exemplos das inúmeras atividades desenvolvidas pelo Colégio. Este ano tivemos o privilégio de ver os trabalhos elaborados pelos alunos, expostos na Galeria Jaime Silva Lobo, na Ericeira.

“Isto é a minha vida, o meu projeto e o meu sonho”
Quando questionada, em entrevista, sobre o que o seu projeto representa, foi com um sorriso nos lábios que Maria Alves assumiu: “Isto é a minha vida, o meu projeto e o meu sonho”. Uma vez, uma professora amiga mencionou uma frase que nunca esqueci: ‘As escolas, em Portugal, encontram-se no século XIX, os professores no século XX e os alunos no século XXI. É preciso inovar a abordagem dos conteúdos programáticos, em Portugal’”.
Crescer é o intento para o futuro do Colégio Art & Manha que promete continuar a promover um ensino responsável, criativo, credível e familiar, em Mafra. “Não tem sido fácil, mas quero mais! As nossas crianças merecem mais e melhor”, assume a entrevistada, que não terminou a conversa sem reconhecer: “somos um pequeno/grande Colégio com qualidade atestada e profissionais empenhados”.

You may also like...