Cabecinhas Pensadoras: “Ensinar a pensar para melhor aprender”

A área da gestão e das ciências jurídico-administrativas faziam parte do dia a dia de Florbela Ferreira da Silva. Porém, após uma quebra na sua carreira profissional, surge a oportunidade de apostar na área da educação. O Cabecinhas Pensadoras, em Ermesinde, surgiu desta forma e com o objetivo de proporcionar uma variedade de serviços: apoio escolar, explicações individuais e em grupos, preparação para exames e organização de atividades extracurriculares.

Com as portas abertas desde 2009, a empresária mostra-se satisfeita com tudo o que tem alcançado. Em 2017, o Centro de Estudos Cabecinhas Pensadoras muda de instalações e fica, assim, a escassos passos da Escola Secundária de Ermesinde e da Escola E.B 2,3 de São Lourenço. Uma localização prestigiada que permite a conquista de novos alunos e com instalações devidamente licenciadas como escola, bem como salas de aula diferenciadas e totalmente equipadas.Com as portas abertas desde 2009, a empresária mostra-se satisfeita com tudo o que tem alcançado. Em 2017, o Centro de Estudos Cabecinhas Pensadoras muda de instalações e fica, assim, a escassos passos da Escola Secundária de Ermesinde e da Escola E.B 2,3 de São Lourenço. Uma localização prestigiada que permite a conquista de novos alunos e com instalações devidamente licenciadas como escola, bem como salas de aula diferenciadas e totalmente equipadas.O acompanhamento curricular não é a única preocupação de Florbela Ferreira da Silva que defende um projeto onde a base está em “ensinar a pensar para melhor aprender”. A missão é estar lado a lado com os alunos e ajudá-los a atingir os seus próprios objetivos e a ultrapassar as dificuldades. “Antes de ensinarmos a matéria, ensinamos a ‘respirar’ e a pensar no que vão fazer. Estamos aqui para orientá-los nas suas escolhas, acompanhar as suas aprendizagens e assistir ao crescimento enquanto alunos e cidadãos”, revela. “Acreditamos na educação e num futuro melhor para as crianças e adolescentes e, nesse sentido, apostamos na qualidade e exigência, num ensino inclusivo, não esquecendo as características próprias e individuais de cada aluno, assim como o seu ritmo de trabalho”, afirma a proprietária.
Sinergia: aluno, família, escola e comunidadeA base é, e tem de ser, o crescimento sustentado do conhecimento e das aprendizagens que acompanharão todo o percurso escolar, profissional e pessoal dos alunos. Nesse sentido, o projeto é uma aposta ganha devido à equipa de professores qualificados e empenhados que fazem parte do Cabecinhas Pensadoras, o que resultou novamente em 2018/2019 numa taxa de sucesso de 100%, em que todos os seus alunos passaram de ano.O trabalho do professor e explicador é mais eficaz quando existem sinergias entre o aluno, a família, a escola e a comunidade. É nesse sentido que a relação com a família é também fundamental para todo o processo de evolução e consolidação. “Nós temos de fazer o nosso trabalho da melhor forma possível, mas é em casa, com os pais e educadores, que esse trabalho tem de continuar e é fulcral que exista essa partilha de responsabilidades”, reforça Florbela Ferreira da Silva.“O objetivo do Cabecinhas Pensadoras é crescer junto com os alunos, acompanhando os seus percursos académico, pessoal e social. E tudo fazer para que, no futuro, sejam cidadãos ativos, bem sucedidos, responsáveis e felizes”, remata.

You may also like...