Bresimar automação: liderança e inovação
A Bresimar Automação, referência nacional em soluções de automação industrial, celebra a sua trajetória de inovação e crescimento contínuo. Em entrevista exclusiva, Ana Carolina Breda e João Breda, Administradores, destacam ainda a importância da tecnologia e do foco no cliente para manter a Bresimar na vanguarda da automação, além de comentarem sobre as perspectivas de expansão internacional e o papel fundamental da sustentabilidade no futuro dos negócios.
A Bresimar Automação conta com mais de 40 anos de experiência no mercado da automação industrial. Quais foram os principais marcos que definiram a trajetória de crescimento da empresa e de que forma estas conquistas moldaram a posição atual da Bresimar no mercado?
Ana Carolina Breda (ACB) – A Bresimar Automação tem enfrentado muitas mudanças e desafios ao longo dos seus quase 43 anos de história. Entre os principais marcos que definem a trajetória de crescimento e sucesso da empresa, destacam-se: a mudança de instalações em 1999, o rebranding da marca e a transição para Sociedade Anónima em 2008, a criação de uma nova unidade de negócios focada na exportação em 2011, e a entrada da segunda geração em 2014, refletindo a continuidade e o orgulho no legado construído pela primeira geração.
Com um portefólio que integra marcas internacionais de prestígio, de que forma a Bresimar tem conseguido equilibrar a aposta em inovação tecnológica com a exigência de garantir soluções personalizadas para cada cliente?
João Breda (JB) – Ao longo destes anos, temos mostrado uma capacidade contínua de inovar e reinventar, em parceria com as nossas marcas parceiras, muito graças aos nossos talentos. Temos uma equipa formada por engenheiros altamente qualificados, motivados e profissionais, com um sentido de missão e entreajuda extraordinários. Além disso, investimos constantemente na sua formação e desenvolvimento contínuos.
Quais são os principais fatores diferenciadores da Bresimar no competitivo setor da automação industrial? Como é que a empresa se destaca face a concorrentes, tanto a nível nacional como internacional?
JB – A nossa ampla gama de produtos e soluções de variadas marcas de prestígio internacional permite-nos alcançar os nossos clientes de forma diferenciada, através da nossa assistência técnica personalizada e gestores de produtos dedicados a cada marca. A nossa equipa de técnico-comerciais está sempre pronta para colaborar com cada cliente, desenvolvendo soluções à medida e propondo a melhor solução para atender às necessidades e requisitos específicos do cliente.
A certificação sob as normas ISO 9001:2015 e NP4457 demonstra o vosso compromisso com a qualidade e inovação. Como é que estes processos de certificação têm impacto na cultura interna da Bresimar e na relação com os vossos clientes e parceiros?
ACB – Ao sermos certificados por estas normas específicas, comprometemo-nos automaticamente com a responsabilidade, a ética empresarial e uma cultura organizacional de melhoria contínua e excelência, motivos pelos quais os nossos clientes reconhecem a qualidade e excelência do nosso trabalho diário. Estamos continuamente empenhados em seguir as melhores práticas que promovem a sustentabilidade e o crescimento contínuo do nosso negócio.
O setor da automação industrial está em constante evolução, impulsionado por tendências como a Indústria 4.0 e a digitalização. Como é que a Bresimar se está a posicionar para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que estas tendências trazem para o futuro do setor?
JB – A Bresimar tem um posicionamento sólido face a estas tendências, na medida em que possuímos uma unidade de negócio intrinsecamente ligada e direcionada para a Indústria 4.0 e para a digitalização. Desde 2011, a nossa unidade Tekon Electronics conta com um núcleo de IDT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) que concebe e desenvolve sensores e tecnologias wireless, com o objetivo de exportar os nossos produtos para todo o mundo. Para além disso, participamos anualmente em feiras internacionais, incluindo a Hannover Messe, a maior feira industrial do mundo, onde apresentamos os nossos produtos e soluções e acompanhamos as tendências da Indústria 4.0. As marcas representadas pela Bresimar, que estão em constante atualização, introduzem novas tendências de mercado através das suas tecnologias disruptivas, permitindo-nos oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras e atualizadas.
Quais são os principais objetivos estratégicos da Bresimar para os próximos anos? Que papel desempenham a inovação e a internacionalização no vosso plano de crescimento e qual é a vossa visão para o futuro da empresa?
JB – Os objetivos estratégicos da Bresimar passam sempre pela aposta na inovação e no incremento da nossa taxa de exportação. Em termos de inovação, a nossa equipa está constantemente a receber formação e a atualizar os seus conhecimentos através das nossas marcas internacionais e os seus produtos. A partilha de informação é muito importante para que o nosso mercado possa crescer e manter-se atualizado, e por isso a nossa equipa comercial consegue estar presente nos principais setores do tecido empresarial português. No que concerne à internacionalização, através da nossa marca própria Tekon Electronics conseguimos demonstrar que Portugal tem talento e capacidade de inovar. Assim, um dos objetivos estratégicos da Bresimar é expandir-se para outros países, mantendo sempre o orgulho de ser uma marca portuguesa.