AUTODOC atinge vendas recorde em 2024

A AUTODOC, a maior plataforma de e-commerce de peças de veículos na Europa, com um Hub Tecnológico em Portugal, continua a sua trajetória de crescimento acentuada em 2024. 

O número total de encomendas na Europa aumentou fortemente em 18% para cerca de 16,9 milhões (ano anterior: cerca de 14,3 milhões), enquanto Portugal registou cerca de 334.600 encomendas, traduzindo-se num crescimento de 13,8%. “Fizemos progressos notáveis em várias áreas chave: vendemos mais produtos, ganhámos mais clientes, aumentámos o volume de encomendas e expandimos nos nossos principais mercados”, afirmou Dmitry Zadorozhny, CEO da AUTODOC SE. Acrescentou ainda: “A confiança que os nossos clientes depositam na qualidade dos nossos serviços e produtos motiva-nos a continuar no rumo que traçámos. Continuaremos a satisfazer as necessidades dos clientes, oferecendo uma vasta gama de produtos, preços acessíveis e excelente serviço e entrega.”

O número total de clientes ativos cresceu cerca de 13,7% no ano passado, para cerca de 8,4 milhões (ano anterior: cerca de 7,4 milhões). Portugal também seguiu esta tendência, com um aumento de cerca de 13,6%, alcançando cerca de 188.500 clientes em 2024 (ano anterior: cerca de 165.900). Desde a fundação da empresa em 2008, o número total de clientes atingiu um marco histórico de 26 milhões – um aumento de 18,2% em relação ao ano anterior – destacando a atratividade contínua das ofertas da AUTODOC. O número total de produtos vendidos também cresceu significativamente, passando de 56,1 milhões em 2023 para 65,6 milhões em 2024, um aumento de 17,0%, enquanto Portugal registou 1,5 milhões de produtos vendidos, representando um aumento de 11,7% em relação ao ano anterior (1,3 milhões).

A marca mais vendida foi a marca própria da AUTODOC, a RIDEX. Para além disso, a AUTODOC expandiu o seu portfólio de produtos em 13,8%, agora oferecendo 6,6 milhões de produtos de cerca de 2.300 fabricantes (ano anterior: 5,8 milhões de produtos). “Expandir a nossa gama de produtos reflete a nossa estratégia de oferecer a seleção mais ampla possível de produtos de alta qualidade”, explicou Zadorozhny, acrescentando: “O nosso sucesso em 2024 está estreitamente ligado à digitalização dos processos da nossa empresa e a um foco inabalável nas necessidades dos clientes. Através de ferramentas inovadoras e serviços otimizados, a AUTODOC melhorou a experiência de compra e fortaleceu a sua posição no mercado.”

As categorias de produtos mais vendidas incluíram pneus, discos de travão, kits de pastilhas de travão, óleo de motor e amortecedores.

Crescimento Sustentado na Europa

“Como uma empresa de comércio eletrónico e fornecedor líder de peças de automóveis, beneficiamos diretamente da tendência offline-para-online e vemos oportunidades de crescimento significativas. O envelhecimento da frota automóvel na Europa e a tendência para uma utilização mais prolongada dos automóveis apresentam outro potencial para o setor de peças de substituição.”

A idade média dos veículos usados na Europa é atualmente ligeiramente superior a 11 anos. De acordo com o CFO Schmidt, a empresa espera que a idade média continue a aumentar. Este desenvolvimento sublinha a crescente importância dos serviços de reparação e manutenção e a crescente procura por peças de reposição de alta qualidade e acessíveis: “Isto vai apoiar de forma sustentável o nosso modelo de negócio.”

Forte Presença Online

Em 2024, a aplicação AUTODOC, disponível para Android e iOS, foi instalada mais de 17,5 milhões de vezes em dispositivos móveis. Desde o seu lançamento em 2016, foi descarregada aproximadamente 125,9 milhões de vezes. A AUTODOC oferece os seus produtos através da aplicação AUTODOC, lojas online e marketplaces online de terceiros.

You may also like...

This will close in 10 seconds