“As grandes empresas são feitas de grandes pessoas”
Hélio Queirós, CEO da Strategy Bright Consulting, revela que esta é uma área de negócio que tem tendência para continuar a crescer.
Quando é que foi criada a Strategy Bright Consulting e como tem sido o percurso desta empresa?
A Strategy Bright foi criada em 2020 como uma empresa que opera a nível comercial na angariação de clientes e gestão de carteira nas áreas das telecomunicações, tanto com particulares como com empresas, no mercado de energia liberalizada e nos painéis fotovoltaicos. Nesse mesmo ano, expandimos o modelo de negócio e começamos a trabalhar com uma rede de parceiros, os chamados subagentes, que podem ser, por exemplo, lojas de informática, contabilistas, agentes de seguros, entre outros. Entretanto, temos vindo a progredir tanto tem termos de faturação, como da rede de parceiros. No que ao futuro diz respeito, esperamos dar continuidade a este crescimento e acrescentar outras áreas de negócio de valor para os nossos parceiros. No decorrer ainda deste ano, estamos a pensar acrescentar a área do turismo ou do imobiliário.
Explique que tipo de serviços são disponibilizados ao cliente.
Neste momento temos três áreas de negócio: as telecomunicações ao nível particular e empresarial, representando todas as marcas nacionais; o mercado de energia liberalizado, recrutando alguns comercializadores, nomeadamente a EDP Comercial, a Endesa e a Galp Energia; e os painéis fotovoltaicos, onde trabalhamos com a EDP Comercial e a Galp Solar.
Acredita que são cada vez mais as pessoas que se preocupam com o meio ambiente e em reduzir a pegada ecológica o que se reflete, por exemplo, na aposta nos painéis solares fotovoltaicos? Quais as maiores vantagens da utilização desta tecnologia?
Normalmente, o fator poupança é aquele que leva mais pessoas a aderir ao sistema de painéis fotovoltaicos. Depois, também se tem sentido muito essa preocupação com o meio ambiente, pois estamos a falar de um sistema que vai buscar energia à rede, mas sim ao sol que, como sabemos, é das fontes de energia mais limpas. Portanto, desde o ano de 2020 que a procura pelos painéis solares tem vindo a aumentar e perspetiva-se que assim continue devido, por exemplo, à transição energética e a fatores externos como a atual guerra na Ucrânia.
A experiência que possuem no mercado aliada ao vasto conhecimento e know-how, são duas das caraterísticas que vos definem e que fazem com que sejam merecedores da confiança dos clientes?
No mercado das telecomunicações, por vezes, existem alguns conflitos e burocracias que precisam de ser resolvidas. Os profissionais da Strategy Bright trabalham neste negócio há praticamente uma década e, por isso, conhecem os processos das operadoras e sabem como dar a melhor resposta, o que acaba por ser uma mais valia para os clientes. Quando estes nos procuram, têm-nos como “gestores de contas”, pois qualquer dúvida que eles tenham, são sempre auxiliados nesse sentido.
Na minha ótica, as grandes empresas são feitas de grandes pessoas e isso, felizmente, é o que acontece no nosso caso. Quando surge algum problema, nós sabemos perfeitamente onde temos que nos dirigir ou com quem falar, seja através de contactos internos ou orientando o próprio cliente e, claro, o conhecimento a nível técnico também é muito elevado.