Acelerar o Norte: Um ano a impulsionar a digitalização na região
Um ano após o seu lançamento, o projeto Acelerar o Norte, uma iniciativa conjunta da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e Associação de Economia Digital (ACEPI), apresenta resultados positivos na promoção da transição digital das empresas do Norte de Portugal.
Com um investimento de 19 milhões de euros e duração de dois anos, o projeto já envolveu mais de 4500 empresas, tendo realizado 34 eventos de sensibilização e 78 ações de capacitação, abrangendo mais de quatro mil participantes. A equipa percorreu mais de seis mil quilómetros, em conjunto com as 16 aceleradoras de comércio digital, assegurando a cobertura de toda a região.
O objetivo ambicioso é transformar o Norte num “baluarte da digitalização em Portugal”, dotando as empresas com as competências digitais necessárias para competir num mercado cada vez mais digital. Para isso, o projeto disponibiliza ferramentas de avaliação da maturidade digital, apoio na elaboração de planos de transição digital e vouchers para acesso a serviços digitais, através de dois tipos de roadshows: um focado na capacitação e outro na sensibilização para a importância da digitalização.
Nuno Camilo, diretor do programa, destaca a importância da rede de apoio, composta por mais de uma centena de entidades, incluindo autarquias e associações empresariais, para o sucesso da iniciativa. A meta é atingir 50 mil comerciantes e empresários de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte.
Para o final de 2025, espera-se que 80% das empresas intervencionadas tenham presença digital e melhorem indicadores como a estratégia de marketing digital e as vendas online. Um estudo a ser apresentado no início do próximo ano irá analisar em detalhe o tecido empresarial da região e as necessidades específicas de cada setor. A iniciativa pretende ainda realizar mais dois estudos ao longo do projeto para avaliar o seu impacto. Os dados preliminares mostram que, embora mais de 60% das PME da região já tenham presença online, há margem para melhorias significativas no que toca à estratégia digital e ao investimento em marketing. Considerando o crescimento exponencial do comércio online em Portugal, o projeto Acelerar o Norte surge como uma peça-chave para impulsionar a economia digital na região Norte.