A Vitra Clinic surgiu de um sonho e, hoje, é uma referência regional

A Vitra Clinic nasceu de um desejo de poder exercer a medicina dentária de uma forma mais personalizada e focada, acima de tudo, no paciente.

Em entrevista à Revista Business Portugal, os diretores clínicos Ana Pragosa e Sérgio Sousa, salientam a abertura do novo espaço em Lagoa e o desejo que a Vitra Clinic proporcione uma experiência especial, agradável em todos os aspetos, feita à medida de cada um.

A Vitra Clinic inaugurou no dia 22 de fevereiro a abertura do novo espaço em Lagoa. Uma equipa que investe 750 mil euros num novo espaço ao mesmo tempo que enfrentamos uma pandemia mostra-nos que o trabalho, a dedicação e a excelência trazem sempre bons resultados como é o vosso caso?

Acreditamos que esta tempestade em que o mundo se encontra atualmente, vai passar e que a dedicação e a experiência técnica terão mais valor se juntarmos  um cunho pessoal e humano, que devem servir de base para qualquer relação médico-doente. O timing para a abertura da clínica, em plena pandemia, quando ainda existia um confinamento, pode parecer estranho, mas foi algo que nunca deteve a nossa vontade.

Acreditámos no nosso valor e no valor de todos aqueles que connosco trabalham, sentimos o apoio da nossa extraordinária equipa e dessa forma, foi fácil dar este passo com toda a convicção e segurança. Abrimos um espaço novo, acolhedor e há muito sonhado, para continuar a fazer o que sempre fizemos, medicina dentária honesta e de qualidade. A Vitra Clinic surgiu de um sonho nosso, e o espaço que agora abriu foi projetado pelo Arqto. Ricardo Carvalho e eximiamente executado pela empresa Decorando. É hoje uma realidade que nos enche de orgulho. 

A Vitra Clinic apresenta-se como uma equipa que sempre trabalhou em locais de referência e que agora está totalmente focada no conforto do paciente e na excelência dos tratamentos. Oferecer uma medicina dentária mais personalizada e focada no paciente com uma equipa de excelência?

Aprendemos com grandes mestres, portugueses e estrangeiros, que a medicina dentária deve proporcionar o tratamento mais adequado a cada paciente.

Iniciámos a nossa carreira há um pouco mais de vinte anos pela mão do Prof. Doutor João Caramês no Instituto de Implantologia em Lisboa, onde exercemos durante dez anos. Durante esse período aprofundámos os nossos conhecimentos, ganhámos experiência clínica, crescemos muito como profissionais. Enquanto morámos em Lisboa, quer eu, quer o Sérgio fomos Assistentes Convidados na Faculdade de Medicina Dentária e ao mesmo tempo concluíamos pós-graduações na Universidade de Nova Iorque. Foi um período de grande desenvolvimento, mas extremamente exigente até mesmo em termos físicos. Em 2012, a convite do Dr. Paulo Maló, mudámo-nos para o Algarve, onde assumimos a direção da clínica de Alvor e depois de Faro. Juntamos um grupo de profissionais dedicados, diferenciados nas várias áreas da medicina dentária. Mantivemo-nos ligados a esse projecto até 2020. E  foi de facto, em plena pandemia que achámos que seria a altura certa para darmos vida a um sonho que estava há muito adormecido, o de avançar com um projeto próprio.

Grande parte da nossa equipa manteve-se connosco e está hoje na Vitra Clinic. Orgulhamo-nos de poder proporcionar tratamentos tecnicamente de vanguarda, mas privilegiando um atendimento muito personalizado e focado no conforto do paciente. Não pretendemos ser a maior clínica, não temos qualquer projeto de expansão para outras localizações, pretendemos que a nossa clínica proporcione uma experiência especial, agradável em todos os aspetos, feita à medida de cada um.

A pandemia fez renascer a instabilidade económica, mas ao mesmo tempo insurgir nas pessoas a valorização pessoal. Num mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Oral, na Vitra Clinic sentem que as pessoas investem mais na sua saúde?

É possível que a pandemia tenha provocado uma certa reorganização das prioridades de consumo nas pessoas. Talvez tenha emergido uma consciência de que pode não ser assim tão importante andar na “última moda” ou ter sempre o telemóvel mais recente do mercado. Por outro lado, ser saudável, viver confortavelmente com o nosso corpo é um valor inquestionável. Recuperar uma boa  saúde oral é um desses pilares.

É um facto que continuamos a sentir preocupação na manutenção dos cuidados de saúde por parte dos nossos pacientes,  mesmo durante a pandemia.

A digitalização é uma realidade incontornável e transversal a todas as áreas, mas que, muitas vezes, não é sinónimo de qualidade. Na vossa clínica há a preocupação de modernização e investimento sem nunca esquecer o fator humano?

Uma boa parte do nosso trabalho depende do digital – seja em implantologia, em estética dentária ou mesmo ortodontia (Invisalign) e isso é ótimo porque acrescenta previsibilidade nos resultados.  No entanto, temos um sentido crítico em relação ao equilíbrio entre a boa utilização dos meios digitais como a radiologia 3D e os “scanners” de qualidade, que são de facto indispensáveis e o fator humano, que consideramos insubstituível para atingirmos o tratamento mais adequado a cada caso, a cada paciente. O digital é uma excelente ferramenta, mas o fator humano continua a ser o mais diferenciador. Mas o nosso investimento foi também no sentido da prevenção – acreditamos que temos de ter um papel ativo na motivação e manutenção dos cuidados de higiene oral. A Guided Biofilm Therapy, permite-nos estar na vanguarda dos cuidados preventivos, o que aliado à vasta experiência da nossa Higienista Oral, Dra. Ana Sabas, assegura o que de melhor se pode oferecer nesta área. Investimos ainda nas nossas crianças. Apostamos numa área Kids, dedicada aos mais novos e em poder proporcionar aos nossos pacientes mais pequenos uma experiência mais agradável e tranquilizadora, recorrendo ao tratamento sob sedação consciente, sempre que necessário.

E investimos nas pessoas, mantendo connosco um grupo de médicos, higienista, assistentes dentárias e colaboradoras de excelência, que fazem da Vitra Clinic uma referência regional.

A qualidade da medicina dentária em Portugal encontra-se, neste momento, ao nível do que de melhor se faz na Europa. Depois deste investimento o objetivo é privilegiar a qualidade e manterem-se nesse padrão elevado?

A qualidade é um vício irreversível. Quando nos habituamos a trabalhar bem, quando adquirimos padrões de qualidade, deixa de ser possível andar para trás. Na Vitra Clinic decidimos privilegiar a relação com parceiros /fornecedores que nos garantem bons resultados e longevidade. Foi uma opção…para nós não podia ser de outra maneira. Não poupamos nos materiais, é uma questão de respeito pelos nossos pacientes e por nós próprios.  Por exemplo, se pensarmos num implante dentário… estamos a falar de um parafuso em titânio ou em zircónia que vai ficar dentro do nosso osso para toda a vida…fará algum sentido comprometer a qualidade para poupar alguns euros? Nós achamos que não.

A nossa equipa clínica:

Ana Pragosa – Prostodontia e reabilitação oral

Sérgio Sousa – Implantologia e reabilitação oral

Ana Sabas – Higiene Oral

Carina Vida – odontopediatria e ortodontia

Sara Saldanha Lopes – Ortodontia/ Invisalign

Raquel Prata Silva – Apneia do sono/ DTM

Ana Filipa Gonçalves – Dentisteria estética

Rita Ponceano – Endodontia

____________

Morada: Rua Jacinto Correia

Edifício Atrium Lagoa, Algarve

Telemóvel: 934887549

Email: vitraclinic@gmail.com

Instagram, Google, FB @ VitraClinic

Acompanhe as nossas redes sociais.

You may also like...